Nem todos os empresários precisam de co-fundadores, mas muitas empresas de sucesso – incluindo a Apple, o eBay e o Twitter – foram construídas por vários líderes, em relacionamentos mais do que produtivos. Como esses indivíduos encontraram seus parceiros de negócios? E o que fez de suas habilidades combinadas, uma receita para o sucesso?

Não é nenhuma surpresa que muitos eram amigos de longa data, colegas de escola ou até parentes. Outros, porém, não se entenderam no início. Alguns ainda não entram em consenso, apesar de suas realizações conjuntas. Cada caso é um caso, mas existe uma tendência em comum: a maioria de seus pares bem sucedidos, reconhecem suas limitações individuais e respeitam o que o outro pode trazer para a sociedade. Muitas dessas duplas lideraram ou ainda lideram algumas das empresas mais bem sucedidas do nosso tempo. Conheçam alguns deles.

Larry Page e Sergey Brin

Larry Page e Sergey Brin

Empresa: Google
Ano de Fundação: 1998
Como a parceria foi formada: Larry e Sergey se conheceram no programa de doutorado da Universidade de Stanford em 1995, mas não se tornaram amigos imediatamente. Durante uma excursão ao campus para os estudantes de doutorado, Brin foi o Guia de Page – e eles brigavam o tempo todo. Apesar de sua discussão, os dois acabaram trabalhando juntos em um projeto de pesquisa entitulado “A Anatomia de Um Dispositivo de Busca Hipertexual de Larga Escala na Web”, que se tornou a base para o Google.

Por que sua parceria funciona: Sergey e Larry têm antecedentes similares em tecnologia, pois eles se apaixonaram por computadores desde muito cedo e tinham professores universitários como pais. Eles se ligaram devido a paixão de ambos pela busca de dados e passaram a ter visões semelhantes para a sua empresa. Page e Brin tomaram a decisão conjunta para trazer Eric Schmidt a bordo e criaram um ambiente descontraído no Googleplex. Eles podem ter nascido em lados opostos do mundo (Brin é da Rússia e Page é do Michigan), mas Sergey e Larry são como farinha do mesmo saco.

Steve Jobs e Steve Wozniak

Steve Jobs e Steve Wozniak

Empresa: Apple Inc.
Ano de Fundação: 1976
Como a parceria foi formada: Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Steve Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou: “Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: “Nós podemos vender isso” E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando “Como eu posso mudar o mundo?””.

Por que sua parceria funcionou: Um mestre em análises, Woz admite que nunca pensou em vender seu modelo de computador original. Essa idéia foi inteiramente do Jobs. As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parecria perfeita nos negócios. E é uma relação que tem resistido a décadas, à fama e à fortuna. De acordo com Woz, os dois ainda são amigos. Eles se “falam de vez em quando e realmente nunca tiveram uma briga séria”.

Evan Williams e Biz Stone

Evan Williams e Biz Stone

Empresa: Twitter
Ano de Fundação: 2006
Como a parceria foi formada: Evan Williams havia trabalhado no Blogger quando este foi vendido para o Google. Sob o novo reinado do Google, Williams contratou Stone. “Começamos como rivais, mas nos tornamos grandes amigos”, explicou Stone ao AllThingsD. “Nós realmente nos respeitávamos. Quando Evan decidiu sair (do Google para o Odeo.com) eu disse: “O que? você está me deixando? Então eu decidi segui-lo””. A dupla foi abordada por Jack Dorsey, um engenheiro da Odeo com uma idéia. Essa discussão acabou culminando no Twitter.

Por que sua parceria funciona: tendo passado uma década no desenvolvimento do blogger, Stone e Williams conhecem muito bem a plataforma. Williams percebeu o potencial do Twitter, e confiou a Biz o site de micro-blogging como um projeto paralelo. O respeito mútuo, a amizade e a ambição têm incentivado os dois a ficarem juntos e a alcançar o sucesso nos negócios, que todos nós já conhecemos bem.

Bill Gates e Paul Allen

Bill Gates e Paul Allen

Empresa: Microsoft
Ano de Fundação: 1975
Como a parceria foi formada: Bill Gates e Paul Allen foram amigos de infância na escola particular de Lakeside. Eles compartilhavam o amor pelos computadores e eram hackers, “parceiros de crime”, durante os tempos de colégio.

Por que sua parceria funciona: Embora possa ser perigoso misturar amizade com negócios, os dois deram certo graças a uma obsessão compartilhada por computadores e uma paixão por empreendedorismo. Quando Gates entrou em Harvard, Allen foi morar na região de Boston e eles começaram a ter idéias de negócios. Com o incentivo de Allen, Gates decidiu arriscar, deixou a faculdade e criou a Microsoft. Sua empresa bilionária é o resultado de uma paixão nerd e de uma longa amizade.

Bill Hewlett e Dave Packard

Bill Hewlett e Dave Packard

Empresa: Hewlett-Packard
Ano de Fundação: 1939
Como a parceria foi formada: Bill e Dave eram colegas no programa de engenharia de Stanford. Depois da graduação, Hewlett e Packard foram para um acampamento de duas semanas. Passar duas semanas na floresta com a mesma pessoa, poderia deixaria a maioria de nós insano. Em vez disso, Hewlett e Packard tornaram-se grandes amigos. Pouco tempo depois, com o incentivo do professor de Stanford, Fred Terman, eles começaram a HP.

Por que sua parceria funcionou: Hewlett e Packard eram os melhores amigos um do outro e tinham estilos semelhantes de gerenciamento, eles se complementavam. Como gestores, Bill e Dave estavam sempre envolvidos nos projetos. Eles criaram um ambiente de trabalho sociável, que contradizia as organizações da época. Foi a sua inovadora ética no trabalho, que permitiu à HP, seus funcionários e a sua parceria nos negócios à prosperar e se tornar o que ela é hoje.

Ben Cohen e Jerry Greenfield

Ben Cohen e Jerry Greenfield

Empresa: Ben & Jerry’s
Ano de Fundação: 1978
Como a parceria foi formada: Como Gates e Allen, Ben Cohen e Jerry Greenfield eram amigos de infância. Nascido quatro dias um do outro, eles se conheceram durante as aulas de ginástica do ensino médio em 1963. Eles rapidamente se tornaram inseparáveis. Compartilhando uma paixão por comida, a dupla fez um curso por correspondência sobre como fazer sorvetes, em 1977. Depois de terminado o curso, a dupla fez um investimento de US$ 12.000 e abriu sua primeira loja de sorvetes, a Ben & Jerry’s.

Por que sua parceria funciona: Ben e Jerry foram capazes de transformar a amizade em um negócio de sucesso graças a uma paixão em comum por sorvetes e um desejo de fazer mais do que apenas buscar o lucro. Eles não abrem mão de doar parte do que ganham à comunidade e isso tem um significado especial para seus clientes. Greenfield disse: “Nós medimos o nosso sucesso, não só pela quantidade de dinheiro que nós fizemos, mas pelo tanto que contribuímos para a comunidade. É uma via de mão dupla”. Assino embaixo!

Pierre Omidyar e Jeffrey Skoll

Pierre Omidyar e Jeffrey Skoll

Empresa: eBay
Ano de Fundação: 1995
Como a parceria foi formada: Skoll* e Omidyar eram apenas conhecidos quando Omidyar construiu o código-fonte inicial para o eBay. Skoll, um recém-graduado de MBA em Stanford, inicialmente chegou a zombar da idéia de um site de leilões. “Primeiro ele me disse que era uma idéia estúpida”, Omidyar escreveu para a Time International, “e então ele concordou em vir à bordo”. Jeffrey Skoll foi o primeiro funcionário na folha de pagamento e foi contratado para escrever o plano de negócios para Omidyar. Conforme o eBay começou a decolar, sua parceria de negócios foi junto.

Por que sua parceria funciona: Skoll e Omidyar compartilham valores democráticos que reforçam os seus negócios e sua parceria. De acordo com o LA Times, “Eles não falam sobre clientes, eles falam sobre a comunidade”. Os dois também fazem caridade. “Somente oferecer à comunidade as ações da eBay, pareceria ingratidão”, relata o LA Times. “Então, eles decidiram que o eBay teria uma fundação de caridade”. Fidelidade aos clientes e retribuição à comunidade são valores que fizeram esses dois parceiros se tornarem bilionários.

*Embora fossem parceiros de negócios, o eBay foi fundado unicamente por Pierre Omidyar. Como primeiro funcionário de Pierre, Jeffrey Skoll trabalhou em estreita colaboração com ele em muitos aspectos do negócio, mas ele não foi um co-fundador tradicional.

Gordon Moore e Bob Noyce

Gordon Moore and Bob Noyce

Empresa: Intel
Ano de Fundação: 1968
Como a parceria foi formada: Moore e Noyce eram rebeldes. Eles foram dois dos “oito traidores”, um grupo de funcionários que deixou o Shockley Semiconductor Laboratory para começar sua própria empresa rival. Pouco depois, Moore e Noyce se uniram para criar o seu próprio negócio, nada mais nada menos do que a mítica Intel.

Por que sua parceria funcionou: Noyce, co-inventor do microchip, foi o visionário e a inspiração da Intel. Moore era louco por tecnologia. Os dois talentos juntaram forças para criar uma empresa inovadora, que tem como base, a tecnologia de ponta.

Jerry Yang e David Filo

Jerry Yang e David Filo

Empresa: Yahoo!
Ano de Fundação: 1995
Como a parceria foi formada: Assim como Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Yahoo, se reuniram no programa de doutorado da Universidade de Stanford em 1994. De acordo com a Entrepreneur.com, a dupla trabalhou junta pela primeira vez em um projeto de design de chips de computador. Era tão chato que Yang e Filo fugiam das aulas para navegar na web. Aos poucos, eles começaram a organizar e a manter um diretório dos seus sites favoritos. Organizavam os sites em tópicos e essas listas se transformaram no Yahoo!

Por que sua parceria funcionou: Uma paixão mútua pela web uniu Yang e Filo. Eles gastavam 20 horas por dia vasculhando sites para se divertir. Um dia Stanford os expulsou do campus por que suas “listas” sempre derrubavam o sistema da universidade. Foi então que Yang e Filo perceberam que tinham um grande negócio em mãos. Decidiram ficar juntos e conseguiram financiamento da Sequoia Capital. Yang disse à Entrepreneur.com “O Dave e eu decidimos que queremos ser apenas contribuintes do Yahoo! É inevitável que chegue um dia em que a empresa não precise mais de nós, e é o que queremos. Nesse ponto em diante, saberemos que ela vai ter crescido o suficiente para que nós possamos dizer que estamos bem sucedidos”.

William Procter e James Gamble

William Procter e James Gamble

Empresa: Procter & Gamble
Ano de Fundação: 1837
Como a parceria foi formada: A maioria dos cunhados não se toleram. Mas para William Procter e James Gamble, casar-se com as irmãs Noris foi o início de uma parceria de negócios. Ambos eram empresários, fabricantes de velas e sabão, respectivamente, mas nunca haviam se encontrado. No momento em que se tornaram parentes, o sogro deles os incentivou na criação de uma empresa em conjunto.

Por que sua parceria funcionou: A família e os valores empresariais os reuniu. Procter e Gamble se uniram para produzir grandes quantidades de seus produtos o que levou a um acordo de distribuição com o exército dos EUA. De lá pra cá, os dois só foram colhendo os benefícios de sua parceria. O resto é história.

Inspiração: Business Insider
Outras Fontes: Entrepreneur.comInc.comWiredAll Things Digital
Imagens: Revolweb (Apple via Flickr), Antonio Carlos Silveira (Yahoo! via Flickr), The Guardian (Arquivo Microsoft), Wikipedia.