Com a comemoração do Dia dos Pais, a expectativa de qualquer varejista é a de vender mais, claro. E, de acordo com pesquisa divulgada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de São Paulo), no dia 02 de agosto, o comércio varejista tem a expectativa de crescer 4% no mês em relação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa mostrou também que mesmo com a expectativa de crescimento, o volume de vendas ainda é inferior ao de outras datas como Dia das Mães e Natal, já que agosto é considerado um dos meses mais fracos do segundo semestre para o varejo, pois é o mês subsequente às férias escolares, onde o consumidor acaba gastando mais com viagens e outras atividades.

E como atrair a atenção do consumidor em período de datas comemorativas é um dos principais pontos de atenção de um profissional de vendas. No entanto, uma questão muito comum nessa área é:

Como fazer para que os consumidores não saiam correndo do seu negócio?

Trabalhar com pessoas exige delicadeza e algumas medidas e cuidados são essenciais para obter sucesso na área. Para isso, é necessário, primeiramente, saber que para vender é preciso ir muito além de uma conversa superficial.

Então, preste atenção nestas quatro dicas e boas vendas.

Venda Mais no Dia dos Pais. Erros que Você Deve Evitar para Não Espantar Seu Cliente

1. A Falta de Empatia

Este é um grande problema. Crie identificação com o comprador e transmita boa impressão. Cuide da aparência e aja de acordo com o perfil de cada cliente para inspirar as compras.

As pessoas têm tendência em confiar e se relacionar com quem possui algo em comum com elas.

2. Não seja Invasivo. Ouça Mais e Fale Menos

Pergunte, mas também saiba ouvir. Fuja do monólogo, busque sempre o diálogo e nunca se esqueça de que cautela é essencial. Entenda o que o cliente quer e trabalhe para resolver os seus problemas.

Leia Também:  6 Lições de Walt Disney Para Atrair e Fidelizar Novos Clientes

Lembre-se que o vendedor é um solucionador de problemas e ajuda quem o procura a suprir necessidades e realizar sonhos.

3. Fuja dos clichês no Dia dos Pais e em Qualquer Outra Data

Utilizados pelos vendedores, ao contrário do sucesso, jargões, exageros, mentiras ou falar demais podem atrapalhar a negociação.

Leia Também:  Conheça 5 Técnicas de Vendas Para Abordar Clientes E Trazer Mais Resultados

A sinceridade é muito mais bem vista e aceita pelos clientes do que uma simpatia exagerada, que soa como falsidade. Portanto, saiba usá-la moderadamente.

4. Despreparo e a Insegurança

Atrapalham a credibilidade do profissional. Estude sempre e busque profissionalização. Mantenha-se informado sobre os produtos que vende e os mercados nos quais estão inseridos, participe de palestras e cursos preparatórios, leia obras importantes na área e fique antenado às tendências e acontecimentos.

Este blog é um ótimo ponto de partida, pois tem muito conteúdo relacionado à vendas e marketing, por exemplo.

Conclusão

Assim como outras datas, o Dia dos Pais acontece apenas uma vez por ano e você deve sempre estar preparado para receber seus clientes. As dicas acima não apenas servem para esta data, mas para todas as outras. Por isso, mesmo que este dia tão bonito já tenha passado, prepare-se para os muitos outros que ainda virão. Seu sucesso depende de você, não de datas comemorativas.

CredMiner

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here