Não é de hoje que as redes sociais vem ganhando um espaço cada vez maior no “budget” de comunicação de grandes empresas.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Altimer Group e Wetpaint, demonstrou que as empresas que mais investem em redes sociais apresentam melhores resultados em seu faturamento. Foram avaliadas as 100 empresas mais valiosas do mundo, segundo a Business Week.

Em média, o investimento realizado por estas empresas teve um crescimento de 18% nos últimos 12 meses. Em contrapartida, as empresas que investiram pouco ou não aplicaram recursos nas novas mídias, tiveram um decréscimo médio de 6% nas receitas no mesmo período.

Empresas como Starbucks, Dell, eBay, Google e Microsoft lideram a lista das empresas mais ativas nas redes sociais e consequentemente, obtiveram os maiores lucros.

Esta pesquisa considerou como redes sociais, serviços como Facebook, Twitter, LinkedIN, Flickr, Wikis, fóruns de discussão e como não poderia deixar de ser, os Blogs.

Se quiser saber mais sobre este estudo, acesse o site e faça o download do PDF. Você também pode comparar a sua empresa com outras do mesmo segmento, respondendo a 5 questões que lhe dirão o seu nível de comprometimento com as novas mídias. Para fazer esta pesquisa, clique aqui. Vale a pena ! Aqui você pode ver o gráfico animado com o ranking das empresas mais ativas.

E você, já está trabalhando com as redes sociais? Quanto sua empresa tem investido nas novas mídias? Deixe um comentário :-)

UPDATE em 27/12/2012: infelizmente a empresa retirou os resultados dessa pesquisa do site original.

GestãoClick Gestão Empresarial

  • O mais engraçado das mídias sociais que eu vejo é: poucas agências brasileiras tem noção do como trabalhar com mídias sociais e, assim, forçam os clientes a erros crassos.
    Hoje mesmo tive contato com um dos donos da empresa onde trabalho falando sobre entrar no Twitter, e deslumbrado com o número de seguidores, por exemplo, do Luciano Huck.
    O que acontece é que ele tem muitos seguidores, mas pouco público no Twitter. È mais ou menos ter milhões de leitores no blog e poucos que realmente preocupam-se com o que você escreve.

    Assim, acredito que o grande erro das mídias sociais no Brasil é ter pouca gente preparada para levar as pessoas para elas. Enquanto isto acontecer, nem sei se vai ter tanta empresa levando a sério estas mídias como os EUA, já que as ações vão acabar não sendo tão rentáveis como deveriam :-)

  • Pingback: O que as Redes Sociais tem a ver com o Lucro de sua Empresa « Blog Pensatus()

  • O grande problema das redes sociais no Brasil ainda é a falta de engajamento das pessoas, ainda entusiasmados com a novidade. A cultura faz com que não participem, não opinem, transformando-os em sangue-sugas de informação e não participativos. De maneira que ainda levará tempo para as correntes formarem resultados satisfatórios no Brasil.

    Artistas como Luciano Huck possuem a força da mídia televisiva e um empresário que quer se comparar, me desculpe, tem que voltar a sala de aula.

    boa matéria, parabéns!