Nos últimos tempos o marketing foi reduzido às redes sociais.

Tenho visto empreendedores e empresários dedicando grande parte do seu tempo nas redes sociais, na busca por novos negócios e oportunidades, que passam despercebidas pela ausência de um olhar estratégico e conhecimento das ferramentas.

“A importância das redes sociais para a imagem da empresa”

“Conheça 7 regras para empresas se darem bem em redes sociais

“As vantagens do uso de redes sociais nas empresas”

Uma busca rápida no Google e temos diversas matérias sobre a importância dessas ferramentas para a divulgação das empresas. O que a maioria não conta é com a necessidade de uma estratégia e, muito além disso, de não ser a única iniciativa de marketing de uma empresa. Por mais que os resultados imediatos sejam satisfatórios, a médio e longo prazo deixarão de ser suficientes, criando uma dependência negativa e míope do uso das redes sociais. Neste artigo, eu falo sobre a importância do diagnóstico na estratégia de marketing digital.

Redes Sociais Como Ferramentas de Marketing

As redes sociais são ferramentas importantes, já o marketing é uma disciplina completa e integrada, que envolve desde a marca até a assinatura do seu email, passando pelo discurso dos sócios e colaboradores. Responde pela estratégia empresarial de otimização dos lucros com análise de processos, mensura com propriedade o comportamento e preferências dos consumidores, tendência de mercado, concorrência e como esse ecossistema funciona em conjunto, alimentando todas as áreas de uma empresa. A sua importância e necessidade independente da vontade do administrador, é exigida pelo mercado atual, com acirrada concorrência e público cada vez mais informado, exigente e impaciente.

Uma presença ineficiente nas redes sociais é mais prejudicial do que a sua ausência. Click To Tweet

Ter perfis nas redes não quer dizer, necessariamente, que a sua empresa tem uma estratégia ou pratica o marketing corretamente. Uma presença ineficiente se torna muito mais prejudicial do que a sua ausência, levando a uma percepção equivocada por parte do consumidor, impactando diretamente nos resultados do seu negócio.

Pensar de forma global, permitirá ter uma visão sistêmica do seu negócio e do cenário no qual ele está inserindo, possibilitando uma presença mais consolidada e preparada para lançar mão das inúmeras ferramentas disponíveis, inclusive as sociais, de forma planejada e integrada, conferindo resultados duradouros e eficazes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here