Atualmente, toda empresa do mercado B2B precisa saber como montar uma proposta comercial que seja eficaz em convencer os potenciais clientes a contratarem os seus serviços.

Com a crise causada pelo novo coronavírus, então, a necessidade de aprimorar a sua estratégia de prospecção ficou ainda maior, especialmente se você atuar com e-commerce.

Para se ter uma ideia, o setor B2B no e-commerce movimentou mais de R$2 trilhões no Brasil em 2019 de acordo com o índice Business-to-Business Online (B2BOL) mensurado pela E-Consulting.

Portanto, é necessário aprender como montar uma proposta comercial que seja realmente eficaz e que não cause uma má impressão nas empresas que podem ser seus futuros clientes.

Quer ver algumas dicas de como fazer isso? Então siga a leitura do artigo abaixo!

1. Não se limite apenas ao uso de templates de proposta comercial

Existem muitos sites, empresas e profissionais freelancers que divulgam templates de propostas comerciais pela Internet para servir de modelo.

À primeira vista, essa é uma boa ideia para a sua empresa. Afinal, basta trocar as informações dos templates e enviá-las para seu potenciais clientes.

De fato, o uso de templates prontos para montar a sua proposta comercial ajuda a poupar tempo para a sua empresa. Fica mais fácil só pegar o modelo, preencher com os seus dados e então enviar para os seus prospects.

No entanto, não é positivo se limitar a usar apenas os templates disponibilizados. Eles ajudam muito, mas não devem ser usados indiscriminadamente.

A melhor sugestão possível para esse tipo de situação é usar os templates como uma base para construir as suas próprias propostas.

Com o tempo, vá criando confiança para poder editar os templates, montar seus próprios modelos com base naqueles e usá-los como guia para saber o que deve constar e o que não deve constar na sua proposta comercial.

2. Não esqueça de cuidar da apresentação da proposta

Quer saber como montar uma proposta comercial que converta? A dica é investir em uma boa apresentação. O foco de uma proposta comercial que funciona está no seu conteúdo. Afinal, é ele que vende ou não o serviço ou produto que você está oferecendo.

E não estamos falando apenas em deixar tudo bonito, mas sim em apresentar corretamente as informações e evidenciar os pontos mais importantes.

Leia Também:  6 Estratégias De Marketing Para Sua Empresa Se Destacar No Mercado

Isso é essencial porque o ser humano é altamente visual. Determinados elementos visuais podem transmitir informações sem a presença de palavras.

Veja a teoria das cores, por exemplo. Ela nos indica que se você apresentar o valor que o cliente vai economizar ao fechar negócio com você em verde, ele vai compreender como algo positivo. Já se apresentar o prejuízo em vermelho, ele entenderá como algo negativo, perigoso.

Por isso, é importante pensar a apresentação da sua proposta da melhor maneira possível.

3. Explique a metodologia do trabalho de maneira didática

Um dos problemas que mais dificulta a relação entre duas empresas é uma não compreender a metodologia de trabalho da outra. Por causa disso, muito da energia do trabalho é gasta em repassar pontos e em discussões sobre o foco do projeto.

Por isso, uma das melhores maneiras de aumentar a eficiência das suas propostas comerciais e garantir o sucesso dos seus projetos é explicar o seu método de trabalho de forma didática na apresentação.

O objetivo não é ensinar a empresa a fazer, mas sim explicar o que será feito. Dessa forma, o outro lado saberá exatamente o que esperar caso contrate você.

4. Use estudos e projeções para mostrar os resultados

Um dos segredos de como montar uma proposta comercial arrebatadora é utilizar dados concretos que baseiem seu argumento, especialmente quando eles apresentam projeções de resultados para o cliente.

Por exemplo, suponha que você sabe que a Empresa X gasta R$500 mil todo ano com anúncios no Facebook. No entanto, você sabe também que boa parte desse dinheiro é desperdiçado porque, fazendo alguns testes, você descobriu que eles anunciam para um público que não tem interesse neles.

Assim, usando o seu serviço, você pode garantir uma economia de 25% e um aumento de eficácia nos anúncios em 40%.

Se for o caso, apresente esses dados na sua proposta comercial e explique qual o raciocínio por trás deles. Isso ajudará a dar mais corpo ao seu conteúdo.

5. Não esqueça de falar de valores e meios de pagamento

Um erro comum que muitas empresas iniciantes cometem ao tentar fazer uma apresentação comercial é esquecer de mencionar valores ou meios de pagamento.

Isso é comum porque falta confiança em apresentar valores para um cliente em potencial. Os iniciantes sentem que as empresas não vão querer pagar e vão rejeitar a oferta por causa disso.

Leia Também:  Como Prospectar Novos Clientes Em 2020: 6 Dicas Estratégicas

No entanto, é o contrário. Muitas empresas consideram que a falta de informação de preço na proposta comercial é falta de profissionalismo ou, no mínimo, dá uma insegurança sobre avançar na negociação por não saber os custos daquilo.

Por isso, sempre adicione o seu preço e como ele pode ser pago. Essa é uma das regras básicas de como montar uma proposta comercial eficaz.

E aí, gostou do conteúdo? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo contando uma dica que você usa nas suas propostas comerciais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze + dois =