Você sabia que é necessário criar planos de negócios para empreendedores digitais? Pois é, mesmo quem quer abrir uma empresa para trabalhar pela internet precisa de um bom planejamento para ter resultados.

A prova disso é que o Sebrae afirma em pesquisa que 50% das pequenas e médias empresas fecham as portas nos primeiros 4 anos de atividade. Um dos principais motivos disso é justamente a falta de planejamento.

Mas você sabe qual é a importância do plano de negócios para empreendedores digitais? Se não é hora de aprender. Portanto, siga a leitura do artigo e aprenda agora mesmo como montar um planejamento para o seu negócio online!

O que é um plano de negócios para empreendedores digitais?

Um plano de negócios é um documento que visa estabelecer o “caminho das pedras” para uma empresa.

Além de estabelecer todo o empreendimento, incluindo sua lista de produtos e serviços, endereço, propriedades, sociedade, formação jurídica e investimento social, o plano de negócios também ajuda uma empresa a se preparar para crescer e atingir metas de curto, médio e longo prazo.

Para empreendedores digitais, aqueles que trabalham com serviços e produtos vendidos pela Internet ou produtos que são inteiramente digitais, como ebooks, cursos e outros infoprodutos, o plano de negócios também é de vital importância. Quer saber por quê? Veja a seguir!

Por que um plano de negócios é importante nesse meio?

Imagine que você tem o sonho de ser um nômade digital. Depois de 7 anos de carreira aperfeiçoando uma habilidade específica, você resolveu empreender digitalmente e vender essa sua habilidade para trabalhar pela Internet viajando o mundo todo.

Perfeito. Mas você precisa de um plano de negócios para empreendedores digitais.
Isso é necessário pois o plano de negócios ajudará a sua empreitada a não sair do trilho mesmo com você viajando e curtindo a vida.

Leia Também:  Os Mitos, Os Benefícios e Os Desafios do Trabalho Remoto

O plano de negócios é um documento que inclui toda a sua estratégia de marketing, de obtenção de investimentos e de venda. Por exemplo, você estabeleceu que venderá a sua habilidade especial. Mas como fará isso?

Uma ideia é um curso. Mas há vagas no mercado? Há gente interessada em aprender sobre isso? Há concorrência? Se as respostas forem positivas, é hora de começar a planejar o que você precisa fazer nesse seu curso.

O ideal é montar 4 módulos diferentes (um para Iniciantes, um para Intermediários, um para Avançados e um para Profissionais de Alta Performance) ou um só com tudo que você tem? O melhor é vender em uma plataforma específica de cursos ou em algum lugar que dê maior flexibilidade, mas com maior custo?

Leia Também:  O Que Realmente Significa Trabalhar de Um Home Office

E para divulgar o conteúdo? Será que o Instagram é a melhor rede no seu caso ou o Facebook ainda é essencial? Talvez divulgar pelo Twitter e LinkedIn seja melhor?

Talvez valha a pena participar de podcasts de especialistas ou talvez a melhor estratégia seja divulgar alguns módulos de graça? Fazer tudo isso? Não fazer nada disso?

Todas essas perguntas devem ser respondidas pelo seu plano de negócios. Por isso, ele é importantíssimo para o seu empreendimento, especialmente se ele for digital.

Afinal, um negócio online tem uma tendência maior de “sair dos trilhos” do que empreendimentos físicos.

Isso porque o negócio online é mais etéreo. Seus resultados são números na tela, isso deixa mais difícil de acompanhar o plano e mais fácil de se “perder” pelo caminho.

Como fazer um plano de negócios adequado?

Para montar um bom plano de negócios para empreendedores digitais, é importante ter em mente quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Assim, ficará mais fácil traçar o caminho que levará do ponto 1 ao 2 e ao 3 e 4 durante a sua trajetória. Para isso, você precisará de um pouco de experiência e de uma boa consultoria especializada.

Por exemplo, seu plano é vender 500 cursos no primeiro ano? Então como você chegará nesse nível? Qual é a média de conversão no seu mercado? Se a média for de 3%, para vender 500 cursos você precisará de aproximadamente 16.667 leads.

Leia Também:  Objetivos SMART - O Que São, Como Torná-los Efetivos e Aplicá-los Aos Seus Negócios

Como você conseguirá 16.667 leads? Se você tiver uma taxa de conversão de visitantes em leads de 20%, terá de conseguir 83.335 visitantes no ano. Como você obterá esses visitantes?

Tudo isso deve ser pensado no seu plano de negócios. Em seguida, será necessário cuidar dos números financeiros.

Por quanto você venderá cada curso? Qual é a margem da plataforma que hospeda o conteúdo? Quais os investimentos em marketing? Que tipo de custos você terá com todo o processo?

Leia Também:  Qual a Diferença entre Modelo de Negócios Canvas e Plano de Negócios?

Respondendo essas perguntas, você conseguirá montar um bom plano de negócios para empreendedores digitais e não verá seu negócio online em risco por não ter uma boa estrutura montada, junto com um planejamento eficaz.

E aí, o que achou das nossas dicas? Gostou do conteúdo? Então deixe a sua opinião em um comentário abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here