Conteúdo de marketing é tudo para o público e o verdadeiro condutor desse trabalho é atrair e envolver o público certo. Para isso, é necessário construir uma audiência e geralmente, isso leva tempo. Porém, há um atalho comprovado para construção de ativos: trabalhar com influenciadores.

O Que É Marketing de Influência?

Marketing de influência é uma forma de construção de relacionamento. Você desenvolve esse relacionamento com pessoas que podem criar visibilidade para o seu produto ou serviço. Ao contrário de outras abordagens de marketing que se concentram em “massas”, esta abordagem incide sobre os influenciadores individuais, que podem variar de nicho – desde blogueiros até subcelebridades ou famosos. Hoje em dia, com o Instagram conseguimos visualizar facilmente uma propaganda feita por uma celebridade que você segue, por exemplo.

No Influence Marketing, uma pessoa pode influenciar mais do que qualquer campanha publicitária e com muito mais credibilidade. Click To Tweet

Mas, afinal, por que se concentrar em apenas uma pessoa? Simples. Essa pessoa pode influenciar muitas, talvez muito mais pessoas do que qualquer publicidade ou conteúdo de marketing que você jamais poderia produzir, dependendo do produto.

Leia Também:  Por Que Os Blogs São Importantes Para O Marketing Digital

Influenciadores podem dar acesso a uma alta audiência. O público vê como uma fonte confiável de informações. Se os seus produtos/serviços estão de acordo com o influenciador e são bem aceitos pelo público, ambos só têm a ganhar.

Como Funciona o Marketing de Influência

O passo a passo no marketing de influência
Imagem: Shutterstock. Businessman Leadership Concept.

Em resumo, podemos dividir o marketing de influência em quatro passos. São eles:

  1. Identifique pessoas influentes em seu nicho ou indústria;
  2. Faça uma pequena lista dos influenciadores mais complementares ao seu negócio em termos de audiência;
  3. Construa uma ligação com eles;
  4. Faça uma parceria mútua – criando, endossando ou promovendo conteúdo;

Marketing de Influência Funciona?

Pode apostar que sim. Influence Marketing funciona muito bem. Muitos estudiosos da área de marketing já apontaram esse tipo de estratégia como uma das principais ações de marketing para este ano.

Comprar espaço publicitário no site de um influenciador não é a mesma coisa, é apenas publicidade.

Primeiro, ele funciona porque corta todo os problemas comuns de publicidade. Não há bloqueadores de anúncios para se preocupar, por exemplo. As mensagens de marketing que precisam ser passadas serão trabalhadas junto com o conteúdo do influenciador.

Lembre-se: comprar espaço publicitário no site de um influenciador não é a mesma coisa, é apenas publicidade. E como percebemos ao longo do tempo, a maioria dos consumidores são cegos para esse tipo de publicidade.

3 Estratégia do Marketing de Influência Que Você Pode Adotar Hoje

  1. Escrever um post convidado (Guest Post) para um blog ou o site de um influenciador para o seu produto ou serviço. Isso permite que você demonstre conhecimento, o que trará interesse da audiência em comum. Veja aqui como escrever um Guest Post de qualidade.
  2. Fazer entrevista com o influenciador para seu próprio site. Provavelmente, sua audiência chegará ao seu site para ver / ler esse conteúdo, e o influenciador é também susceptível de promovê-lo, compartilhando a URL com seus seguidores.
  3. Uma revisão do seu produto feito pelo influenciador. Se ele/ela está feliz com seu produto ou serviço, você ganha um grande endosso que é compartilhado com os seguidores.

A Confiança Como Ponto de Partida

Construindo confiança no influence marketing
Imagem: Shutterstock. Influencer Marketing.

Outro motivo do porquê marketing influenciador funciona: ele transmite confiança. Aqueles que se tornaram influenciadores são porque pessoas confiam neles. Neste sentido, marketing influenciador é como uma reinvenção do marketing boca-a-boca.

Ao contrário do amigo que você dá referência de um bom restaurante, influenciadores são particularmente hábeis em criar e promover seu conteúdo. Eles sabem como construir uma audiência e como construir a confiança. Quando você tem um parceiro influenciador, saiba que os clientes terão, posteriormente, parte da confiança no seu produto ou serviço. Esteja garantido e preparado!

Leia Também:  Como a Lei de Hick Pode Otimizar as Conversões do Seu Site

Naturalmente, isto também pode ser um desafio. Influenciadores sabem muito bem que seu público deve confiar neles. Por causa disso, eles não vão apenas saltar para uma parceria com qualquer empresa que simplesmente promete algo irreal. Eles devem gostar genuinamente e confiar na empresa para apoiar ou promover.

Como Começar A Utilizar o Marketing de Influência

Se você quiser avançar com o marketing influenciador, a primeira coisa é decidir o que você quer dele. Você quer ligações, ou está apenas ampliando seu conteúdo? Você quer visitas no site, uma lista de e-mail maior, ou mais consciência sobre a sua marca? Tente planejar exatamente qual o seu objetivo.

Leia Também:  Aprenda a Transformar Posts no Facebook em Vendas

O próximo passo é identificar de 5 a 20 influenciadores que poderiam ajudar você atingir seus objetivos. Preste especial atenção em que canal esses influenciadores são mais influentes. Facebook, Instagram, YouTube, Vimeo, Blogs ou podcasts, cada um tem um estilo de atingir audiências e tudo depende do produto ou serviço. Escolha os seus influenciadores com base na esfera de influência, e certifique-se de estar alinhado com seus objetivos.

5 Ferramentas Para Buscar Influenciadores

Você pode acelerar o processo usando qualquer uma destas ferramentas on-line para encontrar influenciadores. Aqui vão cinco sugestões:

  1. Klout;
  2. Kred;
  3. FollowerWonk;
  4. NinjaOutreach;
  5. BuzzSumo.

Funciona também na sua pesquisa de mercado para o seu produto ou serviço. Você poderá encontrar pessoas que tem uma opinião ou influência no nicho da sua empresa.

Conclusão

O trabalho de influence marketing não é uma via de mão única. É necessário trabalhar junto, trocar conteúdo ou dependendo do produto, enviar uma amostra para experimentação.

Construir essas relações com influenciadores são mutuamente benéficas, porque eles têm a confiança do público, habilidades específicas e a audiência que pode trazer o seu negócio para o próximo nível. Pesquise sobre bons influenciadores, faça boas parcerias e bons negócios.

3 COMENTÁRIOS

  1. Conta mobi
    Hoje já fazem 06 meses que bloquearam minha conta, pediram diversas vezes que enviasse, comprovante de renda, até cartela de clientes eu cheguei a enviar,
    e não desbloquearam minha conta, sendo que só utilizava para enviar boletos. Por isso estou aqui para reclamar desses
    ladrões que roubaram nosso dinheiro que somos pessoas trabalhadoras,
    na hora fazem propaganda e atendem a gente, depois disso a gente não consegue mais contato, e pedem um monte de coisa
    pra enviar e não liberam, sendo que o dinheiro é meu e foi em um momento onde precisava muito do dinheiro que me roubaram.
    Mas sou programador e voltei a farei reclamação e enviarei em tudo quanto é mídia para mostrar oque esse ladrões são capazes de fazer.
    Não confiem seu DINHEIRO a eles porque vão bloquear seu dinheiro e não irão mais devolver.
    Os donos são RICARDO CAPUCIO BORGES, JOAO EDUARDO PIRES PINHEIRO DE LIMA
    e tem que EXPOR mesmo esse tipo de gente aproveitadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here