Há cada vez mais um número de pessoas que se preocupam com a saúde, estética e procuram melhorar o seu condicionamento físico. Dessa forma, o mercado fitness segue crescendo nos últimos anos, e por que não usar o marketing digital para promover esses estabelecimentos? As academias de Wing Chun são uma das mais procuradas nesse segmento.

As academias acabam usando métodos de atração e conversão mais tradicionais, ou seja, esperam que alguém vá visitar ou ligar para saber sobre o preço para poder fazer uma abordagem de venda.

Em relação as estratégias de fidelização, a maioria dos negócios esquece de se preocupar com isso. Caso os alunos não se sintam motivados ou encontrem uma concorrente por perto, pode ser um dos sinais de que a academia vai perder matrículas.

Essa visão mais limitada faz com que as academias percam muitas chances de mostrar a sua diferença perante a concorrência, perdendo oportunidades de negócios. Assim, utilizar o marketing digital pode ser a solução ideal para atrair novos clientes e fidelizar os alunos já matriculados. Veja como fazer isso:

1. Planejamento

Os pequenos e médios negócios podem ter dificuldades na parte do planejamento. O marketing digital funciona da mesma maneira que uma academia, quando se começa sem ter objetivo ou não se sabe o que fazer, a tendência é errar e ainda ter dores depois.

Assim, o planejamento é muito importante. Ele precisa prever os pontos a serem executados dentro das estratégias de marketing. Esse é o momento para conseguir diminuir as chances de erros e conseguir traçar um mapa para o futuro.

O planejamento vai servir para analisar o ambiente, encontrando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, concorrentes e como eles podem influenciar o funcionamento da academia. É a hora de traçar os seus objetivos, pensar na meta de captação de alunos.

Leia Também:  Como Prospectar Novos Clientes Em 2020: 6 Dicas Estratégicas

Também é a hora de pensar nas personas, no público-alvo que as estratégias devem ser direcionadas. Então, encontrar os canais em que esses esforços serão direcionados, como sites, redes sociais, eventos, e-mail.

2. Produção de conteúdo

As dicas mais práticas de marketing digital envolvem a produção de conteúdo. Na internet, a maioria das pessoas que se interessam por academias estão pesquisando maneiras de ter uma vida mais saudável, procurando a opinião de algum especialista e respostas para as suas principais dúvidas.

O melhor jeito para conseguir ser encontrado por esse público é através da criação de um blog para a academia. Ele é o espaço para publicar novos conteúdos, novidades e ainda ofertas do estabelecimento. Também é o canal para que quando pesquisem no Google sobre as suas dúvidas, a sua academia apareça.

Leia Também:  7 Dicas de Marketing Digital para Aumentar as Vendas Online

As academias de Wing Chun são ótimos exemplos quando se fala de marketing digital, pois contam com um bom blog de conteúdo. Conseguem aliar imagens, vídeos e informações mostrando como a academia funciona, a qualidade dos bonecos de madeira Wing Chun. Ao mostrar a localização, telefone para contato, conseguem motivar mais as pessoas a conhecerem o espaço.

3. Marketing de conteúdo

Falando na produção de conteúdo é a hora de usar isso para aplicar o marketing. A empresa precisa ser capaz de atrair, se relacionar, converter e ainda fidelizar os seus clientes através de conteúdos de qualidade que possam educar o público, mas principalmente, resolver os seus problemas.

Além disso, o marketing de conteúdo vai conseguir colocar a academia em uma posição de referência na área. Essa é uma condição de autoridade que é bem valiosa para que público consiga tomar uma decisão de compra ou não.

Ao entender as dores e problemas do seu público, como sedentarismo ou formas para melhorar o condicionamento físico, pode começar a criar textos com dicas para iniciantes ou atividades caseiras mesmo.

Comece atraindo clientes da fase inicial de interesse para depois começar a criar materiais mais específicos que com o tempo vão se transformar em um conteúdo que seja para converter os leads.

4. Redes sociais

Além de manter um blog, é fundamental utilizar as estratégias de marketing digital nas redes sociais. Elas são os canais mais indicados para desenvolver um bom relacionamento com os clientes.

O mercado fitness costuma ter um engajamento bem grande com o Instagram, Facebook, Youtube e plataformas que tenham um apelo visual maior. Nesses locais, trabalhe com dicas de alimentação, desafios de emagrecimento, vídeos do dia a dia da academia, entre outros.

Leia Também:  20 Dicas de Marketing Essenciais para o Facebook

É o momento também para abrir espaço para um diálogo com os seus clientes, cuidando das mensagens e comentários que possam fazer. É a hora de manter uma boa imagem e aprofundar o relacionamento.

5. Marketing de indicações

As academias contam com uma ótima promoção de vendas através do boca a boca por parte de alunos e funcionários. Essa é uma prática que pode e deve ser incentivada com o uso de indicações ou referências.

A ideia aqui é premiar os alunos que encaminhem novos clientes para academia. Os benefícios podem ser descontos nas mensalidades, por exemplo. Dessa forma, as redes sociais podem ser usadas aqui como o canal de promoção da academia, pedindo para que os alunos compartilhem algum post para chamar amigos ou familiares.

Por que usar o marketing digital na sua academia?

O marketing digital para academias pode ser usado de diversas maneiras, com um universo muito amplo e que quando aplicado do jeito certo, traz ótimos resultados. É uma maneira de se diferenciar dos concorrentes e garantir que seja lembrado nas redes sociais.

Essas estratégias utilizadas nas academias de kung fu e academias de Wing Chun, conseguem atrair novos clientes, mas também manter um aluno e fortalecer a sua relação.

O primeiro passo é planejamento bem feito, conhecendo o mercado a ser trabalhado e o público-alvo que deve ser atingido. Através do marketing de conteúdo, é possível sanar as principais dúvidas dos alunos e utilizar estratégias para atrair novos clientes.

As estratégias de marketing digital conseguem trazer ótimos resultados para as academias de diferentes tipos, seja através da criação de um blog ou manutenção das redes sociais com o esforço em interagir com um público-alvo que quer melhorar a sua saúde.

CoiNext

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here