Manter a performance das equipes de trade marketing requer atenção por parte dos gestores, visto que a motivação é influenciada pelas mudanças do mercado, pelo advento de novas tecnologias e, principalmente, pelo comportamento social. Assim, é papel do gestor de trade marketing, além do acompanhamento dos promotores, estar atento aos anseios dos seus profissionais.

Motivar a equipe é essencial para reduzir a rotatividade de pessoal e diminuir o peso financeiro de uma equipe insatisfeita. Assim, as atividades dos promotores devem ser valorizados no ponto de venda, já que são únicas e essenciais para o resultado da empresa.

Mas como motivar equipes sobretudo em cenários de crise financeira? Confira algumas dicas:

4 estratégias para manter a performance da sua equipe de trade marketing

1. Crie um canal de feedback

Em cenários de mudança e até mesmo para manter as equipes alinhadas com os objetivos da organização, ter um canal de comunicação direto com os colaboradores é fundamental para direcionar os trabalhos de trade marketing e obter melhor controle de promotores.

Contar com um software de trade marketing pode auxiliar nessa missão, pois além de permitir a melhor administração das atividades no PDV, pode servir como um canal de comunicação para que os promotores proponham novas soluções para as questões internas e até mesmo melhorias em projetos.

Outras formas de comunicação com a equipe de campo também são importantes para manter os colaboradores engajados, como reuniões em grupos, intranet e avaliações pessoais e da empresa, além de um bom relacionamento com o líder direto.

2. Comunique a visão, missão e valores da empresa

As pessoas precisam sentir um propósito para se dedicarem ao trabalho, principalmente os profissionais da geração Y. Por isso, comunicar à equipe a visão e os valores da organização é fundamental para manter os funcionários engajados, principalmente quando o cenário envolve mudanças.

3. Comemore as pequenas vitórias

Pequenas vitórias precisam ser comemoradas todos os dias. Por isso, é importante não deixar para celebrar as realizações somente em grandes eventos, como as festas de final de ano. É preciso comemorar todos os dias e interagir com outras pessoas da organização.

A celebração de pequenas vitórias ajuda a tornar mais dinâmica as relações entre os membros da equipe, trazendo resultados positivos no médio e longo prazo para a companhia. Para tanto, não é preciso grandes investimentos. A manutenção de um bom clima organizacional e o reconhecimento coletivo e individual são essenciais para o sucesso e a motivação dos promotores.

CredMiner

4. Ofereça experiências positivas para os colaboradores

Estudos indicam que as pessoas são mais felizes quando gastam o dinheiro com experiências, mais do que com a compra de bens materiais. Por isso, é importante oferecer momentos de descontração para os promotores, como happy hour, jantar e viagens.

Isso ficará guardado na memória e irá criar um sentimento de gratidão, e esse sentimento o dinheiro não pode comprar. Por meio do bom relacionamento com promotores, fica mais fácil ter uma equipe motivada e comprometida com os resultados da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here