Em um mercado cada vez mais concorrido, é preciso buscar maneiras de se destacar. Ao contrário do que alguns pensam, para alavancar as vendas não é preciso investir dinheiro em grandes estratégias.

Há artifícios simples e eficientes que não exigem gasto financeiro exagerado e podem trazer retornos significativos. O importante é aproveitar os bons momentos e as ferramentas que há em mãos para ganhar novos clientes e fidelizar os que já existem.

O comprador satisfeito retorna sempre que necessário e faz boas recomendações para outras pessoas. Segundo o criador da ferramenta de pesquisa de satisfação NPS (Net Promoter Score), Fred Reichheld, um aumento de 5% na retenção de clientes pode gerar melhoria de 25% a 75% nos lucros.

Segundo o criador da ferramenta de pesquisa de satisfação NPS (Net Promoter Score), Fred Reichheld, um aumento de 5% na retenção de clientes pode gerar melhoria de 25% a 75% nos lucros.

Estrutura e Planejamento em Vendas

Antes de tudo, planejamento e estrutura são essenciais. Além de equipes compostas de profissionais bem preparados e treinados com técnicas essenciais para as vendas, é bom que os estoques estejam abastecidos e o ambiente seja atrativo e organizado.

Neste artigo, falamos sobre como fazer um planejamento em vendas mais eficiente.

Leia Também:  Como Fazer um Planejamento de Vendas Mais Eficiente

Use A Criatividade Para Aumentar As Vendas

A criatividade é outro elemento fundamental para aumentar o faturamento. Aposte em um repertório com bons argumentos e saia dos moldes pré-estabelecidos. Nem sempre eles têm êxito e ainda podem ser vistos como chatos.

Leia Também:  5 Perguntas Estratégicas Para Fazer Aos Clientes e Alavancar Suas Vendas

Crie Uma Aproximação Com o Consumidor

Evite uma venda reativa, crie uma aproximação com o consumidor para conhecê-lo melhor, mas não seja muito invasivo. Deixe-o à vontade. O segredo da boa argumentação está em falar de coisas relacionadas à satisfação do que o cliente traz como necessidade e, só então, conectá-las ao produto que oferecemos.

Leia Também:  Conheça 5 Técnicas de Vendas Para Abordar Clientes E Trazer Mais Resultados

Invista em Promoções Para Aumentar As Vendas

Para aumentar as vendas, invista em promoções, essa é uma boa ferramenta para atrair novas pessoas que nunca entraram na loja e também para a fidelização dos clientes já acostumados com o estabelecimento – e aqui também vale para os sites de e-Commerce.

CredMiner
Leia Também:  Principais tendências do e-commerce em 2018 para empresas brasileiras

Quando bem feita e planejada, a iniciativa pode dar bons lucros. As redes sociais também se tornam grandes aliadas na divulgação das ofertas e servem como meio de exposição das ideias e produtos da loja em geral.

Aumente o Ticket Médio das Vendas

Por fim, aumente o ticket médio de suas vendas. Estimule os funcionários a oferecerem mais produtos em uma negociação e ir além do óbvio. Quando o vendedor profissional busca conhecer o estilo e perfil do consumidor, consegue detectar outras coisas que podem satisfazê-lo.

IMAGENSPexels
Artigo anteriorFindUp, A Plataforma Que Revolucionou O Modelo de Assistência Técnica
Próximo artigoA Solidão e os Novos Tempos da Liderança Corporativa
Carlos Cruz
Carlos Cruz é fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), primeira instituição no país a dedicar-se à formação de profissionais de vendas e que preenche a lacuna deixada pela inexistência de universidades destinadas exclusivamente à carreira de vendedor. O especialista possui formação específica em Gestão de Planejamento Financeiro, Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial pela FIA, formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), certificação internacional em Coaching pelo ICI - Integrated Coach Institute e pela Lambent do Brasil, sendo membro da International Coaching Community. É Master Practitioner em Programação Neurolinguística e estudou a Hipnose aplicada na Comunicação Corporativa com Sttephen Paul Adler do Instituto Milton Erickson de New York. Participou do Executive Development Programs com foco em Liderança e Mudança na Business School São Paulo for International Management e do Grupo Dirigido de Psicodinâmica Aplicada a Negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here