Uma das coisas mais difíceis de se vender, são serviços. Como vender o intangível? A seguir, algumas dicas para que você se saia melhor ao vender seu trabalho para outras empresas.

  1. Os líderes, donos, presidentes, gerentes ou seja quem assina nossos contratos estão cercados de “Zagueiros” que impedem o gol. Saber identificá-los é vital. Bater de frente é desperdício de cliente.
  2. É necessário para micro-empresas prestadoras de serviços: “Evidências Físicas” para gerar confiança. Explico: um bom site, endereço, escritório, equipe, currículo disponível, um bom folder, um bom cartão de visita, papel carta, pasta, envelope, atendimento telefônico perfeito, carro, note-book, CD de apresentação, tablet, roupa e carteira de clientes com testemunhais e resultados comprováveis. As empresas querem se garantir. Sei que não dá para fazer tudo no início, mas estes itens são avaliados e outros físicos também. Pode ser cruel mas é real. Uma forma de triar.
  3. As empresas muito conhecidas são as nossas preferidas para mala-direta, telemarketing, visitas, etc. Afinal para nossa futura carteira seria ótimo, não é? Realmente, não é assim, mesmo! Pois ou não precisam da gente ou acham que não precisam e para convencer é brabo. E não adianta ficar gastando selo ou tempo na fila do correio, combustível, etc.
  4. Muitas empresas, por outro lado, cujo dono é parente de um amigo nosso, ou de um conhecido de outra empresa, ou do pai do teu vizinho, está em dificuldades e precisa de ajuda. E por incrível que pareça não consegue nem pedir pois não dá tempo para eles. Eles estão tentando sobreviver.
  5. Uma dica, tente encontrar estas empresas, falando para muita gente, exatamente o que vc faz e que está a procura de empresas com este perfil. Muitos têm uma idéia do que você faz, mas não sabem EXATAMENTE o que você faz. Explique, fale, fale, vá contando, se o olho da pessoa não brilhar e mudar de assunto, na outra vez explique de outro jeito. Vc encontrará um jeito de se vender. Há situações que nós mesmos não sabemos qual é o nosso forte. Neste caso, pergunte, ouça quem já trabalhou junto ou os primeiros clientes. Descubra 2 pontos fortes e capriche e conte para muita gente.
  6. Antes de ir lá, tente descobrir pelo menos o estilo de roupa que usam. Vá no mesmo ritmo. E estude o Site deles ou algo deles. Evite perguntar.
  7. Bom chegando lá naquela empresa. Fique atento aos detalhes e enquanto espera não fique pensando quanto vai cobrar mas tire aquelas dúvidas com a recepcionista ou o porteiro. Eles sabem e falam tudo. Lembre-se que vc não está na GM, flexibilize, seja humilde, parcele, abaixe o preço, aceite contratos de risco, mas seja diferente e inovador. Fale a língua do cliente.
  8. Começando o trabalho, dê tudo de si por aquele cliente que acreditou em você e então quando o sucesso chegar, ele vai contar para os outros. O efeito vai se multiplicando.

Demora, demora e muito, mas dá satisfação profissional e constrói um bom alicerce para o futuro quando um dia o telefone tocar.

SmartBusinessPlan