No mercado de consumo, nunca se falou tanto sobre novas técnicas de fidelização voltadas para o cliente. O conceito de ‘experiência de compra’, por exemplo, está em alta e tem feito com que empresários de segmentos diversos criem boas impressões e invistam na criação de percepções positivas ao consumidor.

Arquitetura, interações sensoriais, interação com produtos e serviços, ambiente, aspectos visuais, tudo isso está ligado ao conceito final de experiência de compras. Uma boa relação entre o cliente o consumidor é um dos maiores passos para o consumo positivo no mercado.

Embora pareça um conceito simples, o relacionamento vendedor x consumidor integra pontos estratégicos complexos de adaptação.

Pesquisas afirmam que um cliente que vive uma má experiência de compra, externa a situação e opinião para cerca de 22 pessoas entre amigos, conhecidos e familiares. Em casos de experiência positiva, o número de pessoas atingidas pela experiência cai para 10.

“No cenário comercial atual cada vez mais competitivo, criar experiências de venda em um negócio se torna um aliado importante para a sobrevivência comercial. Ao buscar a experiência de compra, o varejista busca interagir com o consumidor de maneira a atrair percepções positivas ao negócio”, comenta Quintarelli.

Ainda de acordo com o especialista, para que o empresário varejista consiga oferecer uma positiva experiência de compra não é um processo simples, e deve ser muito bem estudado a partir da identidade de cada negócio. “É fundamental estudar a base consumidora e estimular melhorias de serviço e produtos que vão de acordo com a demanda”, ressalta Quintarelli.

Leia Também:  Como Empresas de Big Data Podem Revolucionar o Varejo Físico

Abaixo, confira algumas dicas do consultor de varejo Marco Quintarelli de como os empresários podem criar uma experiência de compra positiva:

Amplie suas vendas

Crie novas oportunidades de varejo. Com novas ferramentas seu negócio será ampliado, e irá atingir novas camadas populares e novas experiências. Crie consumos diferenciados.

Facilite o ambiente de interação

Estude o negócio e identifique áreas defasadas de interação do consumidor com produtos e serviços.

Inove

Saia do padrão, diferencie-se. Promova o negócio de maneira inovadora e memorável no imaginário do consumidor.

Ambiente

Proporcione um ambiente favorável aos estímulos do cliente. Um comércio com ambiente agradável, personalizado e diferente confere valor de percepção e adesão, o que facilita na boa experiência e compra final.

CredMiner

Crie espaço de opinião

Proporcione um ambiente de acolhimento das opiniões dos clientes. Ao receber opiniões externas o varejo proporciona uma análise aprimorada realista dos pontos fracos e fortes do negócio, o que indica espaço para melhora.

Sobre Marco Quintarelli

Quintarelli é sócio fundador do Grupo Azo, empresa de consultoria de varejo e já ministrou palestras nos principais eventos do setor de supermercados do Brasil. Ao longo de sua carreira já ocupou o cargo de diretor de marcas próprias do Grupo Sendas e do Grupo Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. Trabalhou nestes (Grupo Sendas / Pão de Açúcar) por 35 anos, onde atuou em diversas áreas da empresa. Atualmente, o profissional também é professor de MBA da ASSERJ – Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro e ministra cursos In Company pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here