A Black Friday, ou sexta-feira negra, ainda não está totalmente difundida no Brasil, mas a cada ano que passa, mais e mais empresas brasileira aderem a essa famosa data do consumo americano. Esse dia mágico para o comércio começou em 1966 e desde 2005 que é o dia de compras mais movimentado dos Estados Unidos. De acordo com os cálculos do National Retail Federation (Federação Nacional do Varejo), mais de 200 milhões de consumidores gastam em torno de $45 bilhões de dólares nesta data. Neste ano, o eMarketer prevê que serão gastos $47 bilhões de dólares pela Internet neste feriado.

Além da Black Friday, eles também tem a Cyber Monday – a primeira segunda-feira após o feriado de ação de graças, o thanksgiving – onde as pessoas, assim que chegam ao trabalho na segunda, compram pela Internet tudo aquilo que elas não puderam comprar na sexta. O termo “Cyber Monday” foi criado em 2005.

Nesta sexta geek – além de ser a Black Friday – vou publicar por aqui uma série de infográficos que explicam de uma forma fácil de entender, como funciona essa data tão aguardada pelos norte americanos (e agora também pelos brasileiros). Vocês vão conhecer os consumidores, os dias que antecedem a sexta-feira, os produtos mais comprados, o mercado e até vão aprender como se proteger de tentativas de fraude online. Se você trabalha com varejo e está caindo de paraquedas, aprenda como se preparar para a sexta-feira negra do ano que vem. Com vocês, a Black Friday!