É a expressão gráfica de uma marca. Ora, para entendermos isso temos que percorrer a diferença entre logotipo e marca… afinal há diferença? Ou estamos falando da mesma coisa?

Bem na realidade, são coisas bem diferentes.

Marca é toda experiência que você ou sua empresa proporcionam ao usuário. Esta experiência é real, porém intangível. O cérebro humano trabalha com associações, então ele precisa de uma imagem que traduza aquela experiência que ele teve. O logotipo tem um papel fundamental nesta relação, pois ele funcionará como a expressão gráfica daquela experiência, a imagem daquela experiência, a expressão física e tangível da marca.

Portanto o logotipo exerce uma função fundamental nas relações humanas, sobretudo as de consumo. Neste ponto, se ele for devidamente planejado, estudado e projetado para promover as reações conscientes e incosnciêntes naquele que “paga a conta” no final do mês, ou seja, no seu cliente, no seu público alvo, certamente criará a expectativa correta neste usuário, sendo simpático à ele que por consequência se sentirá próximo, íntimo da “marca” mesmo sem a conhecer.

Tudo tem uma razão de ser em publicidade. Nada é por acaso.

Aí está a diferença entre se contratar um desenhista ou um Publicitário para desenvolver a logotipia de seu negócio. O Publicitário exercerá sua função a partir de estudos mercadológicos, entendendo os anseios do público álvo e em função deles criará uma logotipia com a composição da forma adequada, com a tipologia adequada, e nas cores psicologicamente adequadas.

Imagem: Bored Panda

SmartBusinessPlan

  • jorge

    Entao o publicitario vai fazer publicidade com teu logo, melhor ter um designer que comprenda a identidade e imagem da empresa e consiga representar isso.
    Cada macacaco no seu galho

  • Laís

    Comentário acima desnecessário! Talvez devesse reler o texto para poder entender o que o autor realmente pretendeu que fosse entendido. Um profissional não dispensa a utilidade do outro, pelo contrário, eles se complementam!

  • alexandra rocha alves

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……………….

    entender realmente oq o altor pretendeu que fosse entendido.
    um profissional não dispensa a utilidade do outro……

  • Rita Nacimento Alves

    o altor qiuis explica de uma forma diferente as pessoas…..
    para q elas o aintendesse melho só que ele conseguil.

  • NEYDE

    NAO ENTENDO MUITO DE PROPAGANDA NEM LOGOTIPO MAS GOSTARIA DE TER UM DO MEU TRABALHO QUE FAÇO SOU COSTUREIRA FAÇO CONSERTOS DE PRIMEIRA LINHA ENTAO QUERO MUITO ESPANDIR MEU TRABALHO ALEM DISSO TAMBEM FAÇO COLCHAS LINDAS DE RETALHOS , CAMISETAS ,VESTIDOS. SHORTS. BOLSAS DE TECIDOS E OUTRAS CISITAS MAS ISSO TUDO GOSTARIA DE DIVUGAR E VENDER NA INTERNET MAS NAO SEI MANUSEAR DIREITO O PC MAS TENHO INTERESSE DE ME APROFUNDAR O QUE DEVO? OBS NEYDE BH