A melhor hora de consertar um telhado é quando não está chovendo, a melhor hora de vender é quando o cliente não está precisando.

As metas agressivas e a necessidade de vender que todos nós temos impede que a galera se dedique a conhecer as reais necessidades dos clientes antes mesmo de começar a vender. É muito fácil ligar para qualquer lugar, e sair dizendo algo como, “Oi, tudo bem? O meu nome é Ricardo, e eu gostaria de ir até você para mostrar a minha solução XZY” antes mesmo de conhecer quais são as necessidades dos clientes.

Mas não é assim que funciona. A grande maioria dos clientes não vão dar nem bola para você, e muito menos te “emprestar 15 minutos” para ouvir o seu papo furado. Uma venda de verdade começa muito antes. Todo vendedor que se preza precisa fazer uma lição de casa violenta sobre as necessidades dos clientes antes de contatá-lo. POR OUTRO LADO, ninguém aqui tem tempo de pesquisar a vida inteira do cliente antes de começar a vender.

POR ISSO, a solução é SUPOR as coisas. SUPOR que um determinado cliente em uma determinada indústria TEM um determinado problema e passa por uma determinada situação SEMELHANTE aos concorrentes dele.

E…

Levantar um web site bacana onde você recheia o bicho com informações que educam o cliente sobre os problemas que ele tem, ou mostra ao cliente problemas que ele nem sabe que tem. A melhor venda é aquela que você mostra ao cliente que ele tem um problema que ele nem sabia que tinha.

O que eu quero dizer com tudo isso?

Sim, você tem que supor as coisas baseado no histórico & experiência que você tem em um determinado segmento de mercado. Por exemplo, você chama um tiozinho para pintar a sua casa. O tiozinho chega na sua casa e ao invés de SUPOR as necessidades da sua parede, ele começa a te fazer uma série de perguntas sobre como você quer a parede pintada.

Imagina o tiozinho te perguntando, “Ricardo, como você quer a pintura da sua parede? Tipo acrilica delux ou analógica metrolux? Você prefere suvinil ou latex? Você quer que eu pinte com pincel ou com a mão? Você quer que eu traga mais alguém ou pode ser apenas eu?”

Você mandaria o cara para o inferno, certo? O que você quer é a parede pintada em 8 horas por 100 reais sem deixar sujeira pela casa.

Outra coisa, um dos problemas dos dias de hoje são os vendedores de soluções que não sabem qual problema resolvem. Sim, você tem que saber EXATAMENTE qual problema você resolve e deixar isso bem claro no seu web site. Sim, muitos vão se afastar quando você diz EXATAMENTE o que oferece, mas MUITOS vão se aproximar porque você oferece EXATAMENTE o que eles procuram.

O mundo dos negócios mudou com a internet. A web é a grande biblioteca do mundo, e 97% das pessoas que trabalham procuram na web aquilo que precisam para resolver um problema do seu dia-a-dia. É por isso que o Google está bombando, milhões de pessoas estão fazendo buscas todos os dias na web por informações para tomar decisões. As pessoas buscam por RESPOSTAS DIRETAS e não apenas por filosofias e generalidades. Se o seu discurso é genérico, você vai perder a oportunidade de reter o cara que está te descobrindo hoje na web.

50% dos visitantes mensais do web site da sua empresa estão visitando a sua empresa pela primeira vez. Apenas 1% desses visitantes ligam para você. Os outros 49% vão embora porque não encontraram o que procuravam no seu web site, ou, você não deixou claro o que você faz.

Está chovendo clientes, os caras estão procurando ajuda na biblioteca do mundo, e você tem a oportunidade de participar do processo de compras desde o início.

Você vai participar ou ficar de fora?

ARREBENTA!

SmartBusinessPlan

  • joel angelo toyosato

    >>>Ola eu sou o angelo e, quero vos dizer !!! usem o Meu lema:.

    .—Conhecer !Confiar!! Acreditar!!!.<<< ele tem dado muito

    bom resultado Quando Aplicado em sua Vida !!!