Walt Disney deixou importantes lições para empreendedores que querem fazer a diferença em seus mercados.

A primeira lição é atrair e fidelizar novos clientes. Movimentos necessários à manutenção do equilíbrio financeiro de qualquer empresa.

A atração de novos consumidores demanda uma boa gestão de marketing. Isso inclui ações promocionais, ofertas e divulgações que possibilitem, por um lado, captar novos leads e, por outro, tornar a sua marca mais visível no mercado.

Logo, se estabelece que a conquista de novos clientes demanda um investimento de tempo e capital significativo por parte da empresa.

E justamente por isso é tão importante investir na fidelização dos clientes conquistados por tais ações. Ainda mais em tempos de crise, como o que vivemos atualmente, é preciso valorizar e rentabilizar ao máximo todos os investimentos da sua empresa.

Dessa forma, mais do que atrair e fidelizar, é preciso prezar pela excelência nesses dois movimentos. Fica assim a questão:

Como ser mais eficiente na conquista e manutenção de novos clientes?

A resposta simples é que não existe uma “receita de bolo”, uma fórmula mágica que possa ser aplicada a todas as empresas, de qualquer segmento.

Afinal, a “sedução” do seu cliente passa por questões específicas do perfil do seu público-alvo e do seu setor de atuação. Ainda assim, alguns passos simples podem já ser um bom começo.

Para apresentá-los, vamos recorrer ao um dos maiores exemplos de fidelização de clientes na indústria do entretenimento: Walt Disney.

Walt Disney: Um Estudo de Caso

Você consegue pensar em uma só pessoa do seu círculo de relacionamentos que nunca tenha ouvido falar em Disney?

Walt Disney é um dos principais exemplos de fidelização de clientes na área de entretenimento e isso porque conquistou e reteve seu público através de gerações!

Tudo isso com tamanha excelência que a sua marca se tornou sinônimo não só de qualidade na produção de animações, mas ainda dos próprios contos de fada ancestrais cuja releitura sua empresa apresentava.

A seguir você confere 6 pontos-chave que permitiram que Disney construísse um império baseado na experiência de compra e na identificação da marca a um ideal ou sonho para seus clientes.

1. Não Se Acomode

Walt Disney - A curiosidade nos mantém desbravando novos caminhos
Walt Disney e seu projeto de monotrilhos sob levitação magnética.

“Nós continuamos avançando, abrindo novas portas e fazendo novas coisas,
porque somos curiosos e a curiosidade nos mantém desbravando novos caminhos”
Walt Disney

Para garantir o fluxo de novos clientes, é preciso inovar sempre!

Um bom primeiro passo nesse sentido é realizar uma análise de mercado, buscando entender melhor as expectativas do seu cliente. Elas serão o seu norte na hora de decidir onde e como inovar em sua empresa.

Afinal, para conquistar o seu cliente, não dá para se contentar com o simples “sempre fizemos desta forma e funcionou”. Vá além: ofereça novos diferenciais, novas produtos e serviços, cada vez mais personalizados.

Para conquistar o seu cliente vá além: ofereça novos diferenciais, novas produtos e serviços, cada vez mais personalizados. Click to Tweet

Torne o seu atendimento sempre o mais personalizado e humano possível: ouça, tenha curiosidade, mantenha um cadastro de clientes e empatia no trato com ele. Seduzir é um processo de conhecimento, que lançará as bases para um relacionamento de longo prazo.

2. Seja Notável

Walt Disney - O que quer que você faça, faça bem feito
Walt Disney ao lado de um de seus primeiros Mickeys.

“O que quer que você faça, faça bem feito. Faça tão bem feito que, quando as pessoas te virem fazendo, elas queiram voltar e ver você fazer de novo. E queiram trazer outros para mostrar o quão bem você faz aquilo que faz.”
Walt Disney

O melhor marketing – e o mais barato – que a sua empresa pode conquistar é uma legião de clientes satisfeitos e felizes.

Um cliente que se encantou pela simpatia da sua equipe, pela excelência do seu atendimento, pela qualidade do produto ou do serviço oferecido, se torna uma referência para que novos clientes-potenciais descubram a sua marca.

Em outras palavras, valorize as indicações, o sistema de propaganda “boca-a-boca”.

Invista também em ações de marketing inteligentes e bem direcionadas. Não tenha medo de investir em uma consultoria especializada, se julgar que ela vai ajudar a sua empresa a alcançar um melhor resultado.

Garanta que a sua empresa seja vista e lembrada, marcando presença nas mídias de maior acesso pelo seu público-alvo. Perfis em Facebook, Twitter, Pinterest e até no LinkedIn são opções interessantes para garantir que a sua marca se destaque online.

Se possível, invista no Marketing de Conteúdo. Esta modalidade de marketing tem a vantagem de favorecer a criação de vínculos de confiança entre clientes/leads e a marca, através do oferecimento de publicações relevantes e de qualidade nas páginas da empresa.

Essas publicações se diferenciam da publicidade tradicional na medida em que oferecem ao cliente informação que sejam do seu real interesse, sem focar excessivamente no produto. Além disso, ao oferecer conteúdo sobre áreas correlatas ao serviço ou produto que a sua empresa oferece, esse tipo de marketing permite construir uma imagem da sua empresa como especialista naquilo que faz.

E isso, convenhamos, transmite segurança e confiança – dois fatores essenciais para a fidelização.

3. Possua Uma Identidade de Marca Bem Estabelecida

Walt Disney - Possua Uma Identidade de Marca Bem Estabelecida
Walt Disney, o Rei do Merchandising.

“Não é difícil tomar decisões quando você sabe quais são seus valores”.
Roy Disney

Qual é a cara da sua marca? Quais os valores que guiam a atuação da sua marca no mercado?

Uma identidade de marca vai muito além da simples elaboração de um logo ou da escolha de uma paleta de cores para a sua fachada/landingpage. A identidade de marca define “quem” a sua empresa é.

Ter essa clareza, vai permitir que a sua marca seja coerente tanto na sua atuação no mercado, quanto em suas publicações de marketing. Além disso, ter clareza dos valores, visão, missão e objetivos da marca vai permitir que você ofereça ao seu cliente uma “personalidade” da marca com a qual ele poderá se identificar.

Se olharmos para o caso Disney, logo se torna claro que muito mais do que a fidelidade ao produto (animações) ou a marca (Disney) em si, o que permitiu construir um império que fidelizou gerações foi a oferta de um sonho, de uma visão de mundo à qual qualquer um poderia se identificar.

Quem é a sua empresa? E porque o seu cliente deve se identificar com ela?

4. Valorize a Experiência de Compra

Walt Disney - Minha missão em vida é fazer as pessoas felizes
Walt Disney apresentando o projeto do Parque Disneyworld.

“Minha missão, em vida, é fazer as pessoas felizes.”
Walt Disney

Se Walt Disney construiu um império, foi porque ele vendia sonhos, e não filmes ou diversão.

E é isso o que as pessoas buscam, desde sempre: felicidade, sonhos, esperanças.

Por isso, quando um potencial cliente entrar na sua empresa, saiba que ele decidirá por efetuar ou não a compra a partir da análise de múltiplos fatores que vão muito além do produto ou serviço em si.

Qualidade do atendimento, localização da loja física, facilidade de navegação na página do e-commerce, relacionamento prévio com a marca, indicações de amigos, valor social agregado à marca: tudo isso pesa na hora da compra.

Por isso, para garantir a melhor experiência de compra possível ao seu cliente é preciso pensar fora da caixa. Conhecer as expectativas do seus clientes, e superá-las. Conhecer não só a oferta do seu concorrente, mas principalmente o seu atendimento, e superá-lo.

Simpatia e bom atendimento podem ser um diferencial ainda maior do que o preço na hora de converter uma venda.

Se Walt Disney construiu um império, foi porque ele vendia sonhos, e não filmes ou diversão. Click to Tweet

5. Fortaleça a Sua Equipe

Walt Disney - São necessárias pessoas para transformar o seu sonho em realidade
A primeira equipe de Walt Disney.

“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas são necessárias pessoas para transformar o seu sonho em realidade.”
Walt Disney

Tudo o que temos discutido até aqui no que diz respeito à excelência no atendimento não faz sentido se a sua equipe não vestir a camisa da marca.

Invista no treinamento da sua equipe: é preciso que conheçam a fundo os produtos e serviços que serão oferecidos, seus pontos fortes e fracos. Ofereça ainda uma boa formação em vendas, no setor em que a sua empresa atua. Afinal, vendas corporativas e vendas de balcão possuem técnicas e estratégias diversas.

Reconheça o bom trabalho e o empenho das pessoas que fazem parte do seu time: o reconhecimento é a melhor forma de nutrir um sentimento de time, de co-responsabilidade pelo futuro da empresa.

6. Invista em Planejamento e Gestão

Walt Disney - O que você faz hoje vai te levar aonde você deseja estar amanhã
Walt Disney em capa da Revista Time.

“Pergunte-se: o que você faz hoje vai te levar aonde você deseja estar amanhã?”
Walt Disney

Um império não se constrói do dia para a noite. Da mesma forma, não é possível construir uma marca com excelência no atendimento, com reputação consolidada no mercado, com uma equipe coesa e com oferta de inovação constante nos produtos e serviços assim, do dia para a noite.

Desenvolver uma empresa que seja atrativa e que consiga fidelizar os clientes é um trabalho de longo prazo. Como tal, vai exigir tempo e capital.

Para garantir que a sua empresa tenha o fôlego necessário para chegar lá, você vai precisar aprimorar suas ferramentas de gestão. Um bom começo é o desenvolvimento de um planejamento estratégico de qualidade, contemplando a real situação financeira da sua empresa e projetando os passos necessários para que ela se desenvolva nos próximos períodos.

Se o seu planejamento for anual, por exemplo, vale estabelecer metas trimestrais ou semestrais. Dessa forma é possível acompanhar o desenrolar do seu planejamento, realizando as correções e ajustes necessários.

Delegue tarefas de forma clara e estabeleça prazos para que cada projeto desenhado pela equipe apresente resultados.

Outro ponto importante para garantir que a sua empresa se mantenha a todo vapor é a gestão dos seus recursos financeiros.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que vão te ajudar a controlar melhor a entrada e saída de recursos. Você pode optar por um modelo mais simples, como as planilhas financeiras disponíveis na internet, ou investir em algo mais complexo, como um sistema de gestão integrada, do tipo ERP.

O importante é ter clareza de quais os investimentos estão oferecendo melhor retorno tanto em vendas, quanto em captação de leads, e quais investimentos precisam ser repensados.

Uma boa gestão financeira é parte essencial da conquista de novos clientes, visto que ela determina os valores investidos em marketing, quais as ações promocionais cabem no seu orçamento, quais os produtos com maior demanda, e assim por diante.

CredMiner

Conclusão: Fidelização e Gestão, Uma Receita Para O Sucesso

Por fim, como o exemplo de Walt Disney demonstra, a melhor forma de atrair e fidelizar novos clientes ainda é investir na excelência da sua gestão. Gestão de recursos, de pessoas, de tempo: otimizar o seu atendimento é a chave para conquistar novos espaços no mercado.

Boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here