Digamos que você usou a metodologia OPS para identificar oportunidades e conseguiu criar um produto com atributos CUS. Falta agora descobrir o mais importante, como colocar seu produto no mercado.

Para realizar essa mágica de fazer as pessoas comprarem seu produto, recomendamos 4 passos.

Analise o mercado do seu produto

Para analisar um mercado, você tem basicamente 2 opções.

  1. Pesquisa de gabinete: Procurar dados lendo notícias, relatórios técnicos, estatísticas do governo, dados de associações comerciais etc. Em geral, caso você seja pequeno, esses dados servirão mais para te dar uma idéia geral do que alguma garantia sobre seu produto.
  2. Pesquisa de campo: Perguntar ao seu possível cliente o que ele usa atualmente para resolver o problema que você resolverá, o que ele precisa e quanto ele pagaria pelo seu produto. Para a maioria dos empreendedores, os dados mais importantes vem da boca do próprio cliente.

Você não precisa de um mercado potencial de 1 bilhão de pessoas. Para começar, o mercado ideal é aquele que é um pouco maior do o que você consegue atender. Quando você crescer, aí sim você precisa de mercados maiores. Se você está vendendo bem, provavelmente é um sinal de que mais pessoas que você tinha imaginado, vão acabar comprando seu produto e você não precisa mais se preocupar em ter certeza de que existe mercado.

Faça as pessoas ouvirem falar de você

Digamos que seu produto tem um mercado potencial enorme. Se o seu mercado enorme não lhe conhecer, nada adianta. Tenha uma estratégia para divulgar seu produto. Algumas opções são: internet (sim, estamos nos divulgando nesse momento), telefone, panfletos, TV e rádio. Descubra qual a forma de mídia que seus possíveis clientes usam e utilize-a com o menor custo possível.

Tenha entusiastas

Caso sua ideia seja realmente boa, provavelmente você terá pessoas que amam seu produto e farão o que puderem para ajudar a divulgá-la. Esses entusiastas podem ser: clientes felizes, amigos, empresas parceiras, referências na área que você atua etc. Ame os seus entusiastas e eles o ajudarão a “espalhar a palavra” melhor do que ninguém.

Saiba distribuir o seu produto

Imagine que há uma multidão de clientes desesperados para comprar o seu produto mas que não sabem como encontrá-lo. Não é o que você quer né? Normalmente você precisa do cliente mais do que ele precisa de você, não dificulte a vida dele. Antes de lançar seu produto pense bem em como distribuí-lo aos seus clientes. Algumas formas de distribuição: internet, correio, lojas de varejo, distribuição direta, equipe de vendedores etc.

Essas são as dicas Empreendemia do que temos feito para entrar no mercado. E vocês, o que tem feito?

GestãoClick Gestão Empresarial

  • osmar

    Olá caro Millor.
    Achei muito interessante seu ponto de vista.
    Tenho algumas dúvidas em relação a divulgação e expansão por intermédio de parcerias.
    Caso tenha alguma sugestão ficaria muito feliz em ouvi-lo.

    Att:Osmar.

  • weverton santiago

    Bom dia!!

    Estou montando uma micro-empresa de personalização de produtos como caneca, boné, camisetas, chinelos, etc..
    gostaria de saber o que devo fazer para introduzir os meus produtos no mercado?
    1 – Devo colocar os produtos nas lojas sem cobrar nada e receber apenas a minha percentagem em cada venda? ou..
    2 – Vender para os logistas e eles que se virem para vender os produtos depois?

    Por favor, aguardo ancioso uma segunda opnião!

    atenciosamente,
    Weverton Santiago

  • Rodrigo Barbosa Rodrigues

    Achei muito interessante essa matéria sobre pesquisas de campo,mas gostaria de saber algo mais.Estou tentando abrir um restaurante aqui em Goiânia e ainda tenho algumas dúvidas em relação a isso.Eu sei que vou ser o único da rua onde será montado e com várias empresas e comercio por perto,mas sei que isso não é o suficiente.Gostaria de um possível contato.
    Obrigado ,Rodrigo B.Rodrigues