Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa o telemarkerting não serve somente para vender produtos ou serviços pelo telefone mas também divulgar, pesquisar, verificar satisfação de clientes, atender clientes e realizar o pós venda. Em resumo existem dois tipos de telemarketing: o receptivo e o ativo.

Vamos falar aqui do primeiro deles, o Telemarketing Receptivo que é considerado o mais importante dos dois, pois qualquer empresa que possui um telefone utiliza-o largamente.

Quem usa o telefone, independente de seu cargo na empresa, faz telemarketing, pois está representando a empresa. Pelo telefone damos para o cliente, uma 1º impressão à distância, que se torna muito importante pois estamos vendendo a nossa imagem.

A própria qualidade no atendimento pelo telefone, passa pela qualidade da empresa. Para tal, quem atende ao telefone, deve conhecer os produtos/serviços, ou passar com rapidez para quem o sabe, valorizando assim a eficácia junto ao cliente.

Não atenda o telefone com “alô”, “o que é”, “hã”, “fala”, padronize o atendimento da sua empresa dando personificação a ele, siga o roteiro abaixo:

Nome da empresa / seu nome / cumprimento (bom dia, boa tarde ou boa noite).

Além disso para melhorar a imagem do seu negócio damos algumas dicas ao utilizar o telefone:

  1. Seja breve e utilize da melhor forma o seu tempo com o cliente.
  2. Atenda ao segundo toque, com clareza, simpatia e de forma educada.
  3. Trate o interlocutor pelo seu nome.
  4. Tenha respeito e atenção.
  5. Transfira corretamente as chamadas, resumindo o assunto à pessoa, cuja chamada foi transmitida, dizendo quem está na linha.
  6. Se o ramal estiver ocupado, dê opções.
  7. Não deixe o cliente esperando por mais de 30 segundos, pois isso gera insatisfação e ansiedade.
  8. Sempre que possível faça você mesmo suas ligações, saiba utilizar sabiamente o tempo de seu pessoal, mas quando solicitar para que outro o faça não desapareça.
  9. Fale claramente, pronunciando corretamente as palavras, cause a melhor impressão, construindo credibilidade.
  10. Empregue um bom vocabulário e adequado ao momento.
  11. Transmita segurança.
  12. Use palavras positivas, que ajudam muito em qualquer situação.
  13. Fale sempre no presente.
  14. Evite: gírias, expressões repetitivas, intimidades, palavras negativas.

Lembre-se, quem está do outro lado da linha não está vendo você, por isso não adianta mostrar lugares com as mãos ou distâncias, a outra pessoa só entenderá você baseado no que você falou. É claro, até o Videofone começar a ser utilizado por todos, mas por enquanto…

Então, comece a aplicar desde já estes ensinamentos, que em sua maior parte devem ser praticados para que possamos criar o hábito e incorporar em nosso dia a dia.