O meio para qualquer indivíduo crescer, aprender e vender mais é o relacionamento consigo mesmo e com as pessoas ao redor. Porém, nem sempre o crescimento acontece como deveria acontecer, apenas algumas pessoas aprendem como poderiam aprender e apenas alguns indivíduos alavancam as suas vendas através dos relacionamentos.

É possível perceber um relacionamento como uma alavanca para aumentar a qualidade e a quantidade das vendas. No entanto, é possível ser miseravelmente infeliz através dos relacionamentos.

Os relacionamentos podem ser classificados como interpessoais ou intrapessoais.

Relacionamento Interpessoal está relacionado à forma como você interage com o outro. É a freqüência social entre as pessoas. Relacionar-se é o meio para você compreender as necessidades e os desejos dos outros. Entretanto, relacionar-se é muito mais que tudo isso. Relacionamento é mágica, encanto, sintonia, empatia e oportunidade de satisfazer uma necessidade e um desejo.

Pergunte-se: Como você tem se relacionado com os seus clientes? Tem feito mágica ou encantado algum deles?

Existe um ponto que é fundamental lembrar. Antes de você se relacionar com outra pessoa você se relaciona consigo mesmo. Não adianta querer ter um bom relacionamento com o outro se você não se entende, não se compreende e não se aceita como é.

Relacionamento Intrapessoal é conhecer a si mesmo. É conversar consigo mesmo, aceitar as angústias e aprender a lidar com as emoções. A chave para um bom relacionamento com você mesmo é o auto conhecimento.

É importante olhar-se no espelho e aproximar-se da consciência de como você é. A notícia que eu tenho hoje para lhe dar é: você é o que é, e não o que idealiza ser. Porém, vale a pena compreender que você tem todo o potencial necessário para ser pelo menos um pouco melhor do que já é.

Em qualquer relacionamento interpessoal de qualidade as pessoas permitem criar sintonia com quem elas se identificam, seja pelo tom de voz idêntico, seja por idéias em comum, pela postura corporal, pela roupa, entre outras infinitudes de possibilidades. Entretanto, uma coisa que todos os clientes buscam é serem aceitos, acolhidos e entendidos para satisfazerem uma necessidade e/ou um desejo.

O Ser Humano vem a milhares de anos tentando compreender a si próprio e quando encontra alguém que o compreenda, se abre para um relacionamento com o foco no aprendizado e no desenvolvimento contínuo.

O que um ótimo vendedor precisa saber é que cada cliente é único e busca incessantemente pessoas que o entenda.

O cliente é um farejador de oportunidades. Ele caça momentos de felicidade e a suas principais presas são: a segurança, a estima e a auto-realização.

Nunca se esqueça que antes de trabalhar com clientes, você lida com seres humanos carentes de compreensão e que você também é um desses clientes.

Compreenda!

COMPARTILHE
Artigo anteriorEspecialistas, Generalistas e Outros Bichos Quaisquer
Próximo artigoFaçam Como Eu Digo Mas…
Carlos Cruz
Carlos Cruz é fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), primeira instituição no país a dedicar-se à formação de profissionais de vendas e que preenche a lacuna deixada pela inexistência de universidades destinadas exclusivamente à carreira de vendedor. O especialista possui formação específica em Gestão de Planejamento Financeiro, Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial pela FIA, formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), certificação internacional em Coaching pelo ICI - Integrated Coach Institute e pela Lambent do Brasil, sendo membro da International Coaching Community. É Master Practitioner em Programação Neurolinguística e estudou a Hipnose aplicada na Comunicação Corporativa com Sttephen Paul Adler do Instituto Milton Erickson de New York. Participou do Executive Development Programs com foco em Liderança e Mudança na Business School São Paulo for International Management e do Grupo Dirigido de Psicodinâmica Aplicada a Negócios.