Em tempos onde se fala muito sobre desemprego recorde e medidas políticas para melhorar a situação econômica do país, pouco se fala sobre o que realmente pode fazer qualquer país mudar de patamar.

Confira a seguir 4 razões para incentivar o empreendedorismo e fazer com que o país e seus cidadãos se desenvolvam de forma sustentável.

1. Desenvolver gerações de jovens inconformados

Infelizmente gerações inteiras foram criadas sob a antiga máxima de que é necessário estudar para conseguir um bom emprego e permanecer com este até a aposentadoria.

A atual situação econômica brasileira, com seus milhões de desempregados, pode ser encarada sob duas perspectivas.

Uma é a de quem se conforma com a falta de postos de trabalho e se lamenta por isso, e a outra é aquela onde as pessoas encaram esse período como uma excelente oportunidade para encontrar formas de superar as dificuldades do momento de forma criativa e duradoura.

É em momentos como o atual que poucos tem a visão e a coragem para encarar e superar as dificuldades sem esperar por uma solução mágica que caia do céu.

2. Aumentar a atividade econômica

A única maneira de qualquer país, inclusive o Brasil, conseguir se desenvolver de maneira sustentável é através do fomento ao empreendedorismo.

Por mais que as grandes corporações tenham sua importância, a grande maioria dos empregos gerados no país está nas micro e pequenas empresas.

Assim estimular a criação de novos negócios locais e regionais é fundamental para que seja possível criar mais postos de trabalho.

Isso faz com que a economia possa girar, e dessa forma todos se beneficiam.

3. Criar soluções que geram valor para a sociedade

O empreendedorismo é a chave para muitos dos problemas que as pessoas ao redor do mundo enfrentam diariamente.

Em ambientes que favorecem e estimulam esse tipo de iniciativa é muito comum que surjam desde soluções criativas para problemas do cotidiano, até projetos extremamente complexos, como o que fez a instalação de um cabo de fibra entre Brasil e África.

Independentemente da grandiosidade dos projetos, as pessoas sempre estarão buscando novas saídas para solucionar velhos ou novos desafios.

4. Menos frustrações, mais realizações

Talvez você conheça muitos casos, e até seja um deles, de pessoas que passam boa parte da vida se dedicando a realizar tarefas que não gostam para receber um salário que consideram abaixo do merecido.

Infelizmente isso é muito mais comum do que você imagina, e acaba fazendo com que as pessoas passem pela vida sem realmente poderem dizer que são realizadas em suas carreiras, mesmo que tenham excelentes salários.

Com o estímulo ao empreendedorismo o número de pessoas que pode fazer realmente o que gosta e fazer disso uma fonte de seu sustento e geração de empregos para a sociedade o grau de satisfação e realização dessas pessoas é muitas dezenas ou centenas de vez maior.

Estimular o empreendedorismo, não somente na faculdade, mas na educação primária, é fundamental para que as pessoas, e consequentemente todo o país, possam se desenvolver plenamente.

Assim é possível que muito mais pessoas se sintam realizadas com suas vidas e sejam muito mais felizes dessa forma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here