É impossível ter uma boa vida profissional sem saber se comunicar de forma clara e objetiva. Para o empreendedor, ou PME, essa é uma qualidade fundamental, já que ele está constantemente atuando com investidores e funcionários. A boa comunicação é essencial para o andamento da empresa.

A comunicação eficaz é capaz de transformar a atitudes das pessoas. Uma comunicação eficaz é aquela que atinge objetivos, que com clareza utiliza os diferentes meios existentes.

Como o empreendedor pode melhorar no processo de se comunicar?

Confira agora, cinco dicas para você aprimorar essa habilidade, listadas pelo consultor empresarial da T4 consultoria, Marcelo Viana:

Empreendedor e Comunicação – Atitudes Essenciais

Atenção no discurso

Preste atenção na forma como o outro se comunica com você. Isso parece um pouco estranho, mas, prestar atenção em como o seu interlocutor fala e tentar falar de maneira adequada, é uma grande forma de começar uma conversa.

Leia Também:  Por Que a Comunicação em Vendas É o Maior Desafio das Empresas

Não é não!

Entendemos que, algumas vezes, ouvir uma crítica negativa não é uma das melhores sensações, mas, em muitos casos, a pessoa só está querendo tirar o seu melhor. Se for necessário, marque outra reunião e tente usar uma outra estratégia para transformar esse não em um sim.

Tente usar uma outra estratégia para transformar esse não em um sim.

Não seja um robô

As pessoas percebem quando você está falando algo que foi decorado ou programado, fique atento. Procure falar com naturalidade (mesmo se for algo que você leu), e coloque um pouco de sentimento em sua fala.

Equilíbrio na fala

Não assuste o interlocutor! Ter equilíbrio na fala durante uma conversa é muito importante. Claro, você não pode ser frio, mas também, não pode assustar o cliente com excesso de entusiasmo na conversa.

Leia Também:  4 Erros Que Vendedores Profissionais Não Podem Cometer Durante Uma Negociação (O Terceiro É Fatal)

Em muitos casos, o interlocutor vai achar que você está fingindo ser uma pessoa que você não é. Fale das suas qualidades, porém, não é necessário exagerar nos adjetivos.

Converse olhando nos olhos

Conversar com alguém olhando nos olhos é uma forma de mostrar que você é confiável. Mantenha o olhar focado no interlocutor e ele entenderá que você é uma pessoa de credibilidade.

Quais os efeitos da boa comunicação em um negócio?

Assertividade

Um dos problemas mais recorrentes no mundo dos negócios é decorrente da falha na comunicação. Ao corrigir esse problema, consequentemente a assertividade passa a fazer parte dos processos do negócio, influenciando na melhoria dos resultados.

Propõe engajamento

Quando o processo de comunicação é eficaz, e equipe tende a se sentir mais satisfeita, isso porque a clara comunicação transmite transparência, objetividade e espírito de cooperação.

Menos conflitos

Sem as falhas na comunicação que podem gerar mal entendidos, obviamente o resultado é a diminuição dos conflitos.

Leia Também:  Acerte O Ritmo de Sua Equipe de Vendas

Ajuda a melhorar o clima organizacional

A transparência presente na comunicação clara reflete também melhorando o clima organizacional, o que se relaciona com o item anterior.

Feedbacks realmente são importantes para a boa comunicação?

Viana acredita que a comunicação precisa sempre ser aperfeiçoada e, que por isso, a cultura de feedbacks é tão essencial. Como assegurar que a mensagem foi transmitida da melhor maneira ou que o resultado gerado foi o esperado? Apenas os feedbacks ajudam nisso.

“No momento do feedback após uma mensagem ter sido repassada é importante que todos tirem as dúvidas quanto ao que ouviram, e a partir disso, o interlocutor consegue ter uma noção sobre se a mensagem repassada foi assertiva ou não”, explica o consultor.

Saiba para quem vai comunicar

Conhecer o receptor é fundamental. Para quem a mensagem será repassada? Como é a pessoa ou quais são as pessoas com quem se pretende estabelecer uma comunicação?

A escolha das palavras, o tom da voz, lugar em que será repassada a mensagem, dentre outras questões, são fundamentais ao se pensar na boa comunicação.

É preciso pensar em quem vai receber a mensagem, em todas as suas particularidades, comportamento, cultura… É um processo complexo? De certa forma sim, mas se comunicar bem requer esses importantes detalhes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here