Para um líder ser extraordinário, aumentar a produtividade, manter a qualidade, aumentar a lucratividade, e assim, contribuir com um mundo melhor é preciso que ele supere alguns desafios, como por exemplo, desenvolver sua visão, sua orientação para resultados, sua flexibilidade e muitos outros.

Está preparado? Então vamos a eles!

1. Desenvolver A Visão de Curto, de Médio e de Longo Prazo

O líder precisa ter uma visão de futuro atraente, realista, com parâmetro de tempo e de número. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe através da apresentação desta visão com um direcionamento. Mas, para isso é preciso que o líder mantenha uma comunicação freqüente com a equipe, como por exemplo, reuniões constantes.

O líder precisa ter uma visão de futuro atraente, realista, com parâmetro de tempo e de número. Click To Tweet

2. Orientar-se para Resultados Através das Pessoas

Além de ter uma visão, é necessário criar estratégias que envolvam as pessoas para o alcance de resultados extraordinários. Muitos profissionais em cargo de liderança falham com a equipe por dedicarem a sua atenção apenas com metodologias e números, esquecendo-se das pessoas que tem desejos e necessidades.

3. Ter Um Senso de Realidade

O líder tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse. Portanto, encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o sucesso nos negócios são características fundamentais de uma liderança extraordinária e orientada para resultados.

O líder tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse.

4. Manter-se Flexível

A flexibilidade ajuda um líder a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma forma diferenciada, ou até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá que fazer. Estar preparado para modificar o caminho até o destino é essencial.

5. Reconhecer A Equipe

Percebe-se que grande parte das reuniões realizadas no ambiente de negócios, tem como finalidade tratar de problemas ou apresentar uma direção. Mas, o verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a freqüência e a forma como um líder fornece feedbacks positivos. Uma dica para fortalecer o comprometimento da equipe está em agendar reuniões quinzenais freqüentes para parabenizar a equipe e comemorar os resultados.

O verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a freqüência e a forma como um líder fornece… Click To Tweet

6. Mapear A Equipe E A Si Mesmo

Muitos líderes frustram-se por falta de conhecimento do perfil comportamental dos profissionais de sua equipe e de si mesmo. Antes de um líder cobrar um profissional para desenvolver um ponto fraco, ele deve apoiá-lo no fortalecimento do seu talento para extrair o máximo das suas potencialidades.

Aconselho a todo líder passar por um processo de autoconhecimento seja através de programas de coaching, terapias, treinamentos, entre outros. Quando um líder conhece seu ponto fraco ele pode transformá-lo em ponto forte ou até mesmo contratar um braço direito, o grande desafio é que muitos não se permitem enxergar este pontos a serem trabalhados.

7. Contratar Com Qualidade

Infelizmente muitos líderes têm a tendência de contratar um profissional para a sua equipe por afinidade com a expectativa de que ele será o profissional certo para o cargo, porém, nem sempre é isso que acontece. O ponto essencial da contratação é ter muito claro que tipo de profissional é necessário e qual é o perfil comportamental ideal deste futuro profissional. Para isso, aconselho utilizar instrumentos que vão mapear realmente o perfil dos profissionais.

8. Assumir A Responsabilidade

Aconteça o que acontecer, o líder tem que assumir a responsabilidade pelos resultados. No momento de sucesso o líder deve parabenizar a equipe por esta conquista e no momento de eventual fracasso o líder deve perguntar para todos: O que podemos aprender com isso? E assim, orientar a equipe para os resultados com um novo plano de ação.

9. Ter Uma Liderança Situacional

Existem momentos em que o líder tem que dizer o que fazer e existem outros momentos que o líder tem que apoiar seus liderados a fazerem da forma deles, inclusive muitas vezes melhor do que a forma como foi ensinada.

O verdadeiro líder é aquele que apóia os profissionais da sua equipe a brilharem, se desenvolverem constantemente e, principalmente, perceberem a sua importância para o sistema onde estão inseridos.

O verdadeiro líder é aquele que apóia os profissionais da sua equipe a brilharem. Click To Tweet

Para o Brasil aumentar a sua competitividade a nível global é preciso perceber a importância de desenvolver pessoas chaves, ou seja, os profissionais em cargos de liderança que são e/ou serão os líderes empresarias deste país.

IMAGENSShutterstock
COMPARTILHE
Artigo anteriorO Mapa do Orçamento
Próximo artigoThe Making of Barack Obama
Carlos Cruz
Carlos Cruz é fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), primeira instituição no país a dedicar-se à formação de profissionais de vendas e que preenche a lacuna deixada pela inexistência de universidades destinadas exclusivamente à carreira de vendedor. O especialista possui formação específica em Gestão de Planejamento Financeiro, Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial pela FIA, formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), certificação internacional em Coaching pelo ICI - Integrated Coach Institute e pela Lambent do Brasil, sendo membro da International Coaching Community. É Master Practitioner em Programação Neurolinguística e estudou a Hipnose aplicada na Comunicação Corporativa com Sttephen Paul Adler do Instituto Milton Erickson de New York. Participou do Executive Development Programs com foco em Liderança e Mudança na Business School São Paulo for International Management e do Grupo Dirigido de Psicodinâmica Aplicada a Negócios.