Como Garantir A Vantagem Competitiva No Pequeno Negócio

Quando o assunto é como se manter no mercado, logo surge o termo vantagem competitiva.

Tratada inicialmente pelo professor e pesquisador da Harvard Business School, Michael Porter, é como o próprio nome sugere, a vantagem de uma empresa em comparação aos seus principais concorrentes.

Esse conceito de vantagem competitiva foi trazido por Porter em 1979 dentre as Cinco Forças de Poder, capazes de tornar uma estratégia de negócios altamente eficiente.

As 5 forças de Poder de Michael Porter são:

  1. Rivalidade entre concorrentes;
  2. Poder de barganha dos fornecedores;
  3. Poder de barganha dos clientes;
  4. Ameaça de novos concorrentes;
  5. Ameaça de novos produtos ou serviços.

Mas quando se fala nesse assunto, logo vem à mente as grandes empresas do mercado, como se esse conceito da área dos negócios só pudesse ser aplicado dentre elas. Mas é possível, e ressalto, de extrema necessidade, criar vantagem competitiva no pequeno negócio, que além de fazê-lo se manter no mercado, ajudará no processo de crescimento.

Leia Também:  Como Alavancar O Crescimento de Pequenas Empresas em 2019

No livro Vantagem Competitiva (confira), escrito por Michael Porter, é mostrado como os empreendedores podem avaliar a posição competitiva do negócio no mercado, assim é possível criar as estratégias mais apropriadas para aprimorar todos os processos na empresa e fazê-la se destacar.

Os Principais Pilares da Vantagem Competitiva

Destaco aqui os principais pilares para que se identifique o que é a vantagem competitiva:

1. A Vantagem Competitiva Oferece Valor ao Cliente

É característica da vantagem competitiva, agregar valor. Tomando como exemplo o famoso produto iPhone da Apple, por que as pessoas querem o iPhone?

Não é só porque é um produto caro ou por suas funcionalidades, mas porque aquele produto dá a elas uma sensação de ‘status’, as pessoas compram a ideia por trás da marca.

2. A Vantagem Competitiva Torna o Produto Insubstituível

Quando se cria uma vantagem competitiva, o ideal é que não haja uma vantagem substituta no mercado. A ideia precisa ser tão boa a ponto de não poder ser facilmente copiada.

A ideia precisa ser tão boa a ponto de não poder ser facilmente copiada.

3. A Vantagem Competitiva É Sustentável

Aqui, o termo sustentável se refere à vantagem competitiva que vence o tempo, o que se relaciona ao tópico anterior, ou seja, não é uma vantagem que possa ser copiada com facilidade pela voraz concorrência.

Leia Também:  8 Lições de Intraempreendedorismo Para Impulsionar O Seu Negócio

Como criar vantagem competitiva no pequeno negócio?

Primeiro é preciso desmistificar que: a vantagem competitiva não é um atributo necessário ou possível apenas a grandes empresas, esse é com conceito estratégico fundamental para que qualquer negócio, independentemente do porte, subsista no mercado.

O principal desafio para as pequenas e médias empresas é conseguir criar vantagem competitiva em um cenário de constante turbulência.

Em um contexto que engloba tantas transformações na economia, na sociedade e no meio ambiente, o empreendedor precisa de muito mais foco e planejamento para conseguir se destacar no mercado, principalmente entre empresas do mesmo porte.

Leia Também:  Concorrência: Como A Vencer Tornando Uma Grande Aliada da Sua Empresa

Para criar vantagem competitiva no pequeno negócio, é preciso sempre valorizar o conhecimento. O conhecimento ao qual me refiro é um conhecimento vivo, em constante movimento. Mais importante do que a mão de obra é que as mentes dos empreendedores não parem de trabalhar.

[easy-tweet tweet=”Para criar vantagem competitiva no pequeno negócio, é preciso sempre valorizar o conhecimento.” user=”SEmpreendedores” hashtags=”empreendedorismo,gestao,PME” template=”qlite”]

O mercado muda o tempo todo e as inovações não param de acontecer, resultado dessas transformações é a queda dos preços; ciclos de vida de produtos mais curtos; busca incessante por atender cada vez mais às necessidades dos clientes, além do desaparecimento de muitos negócios, em contrapartida à chegada de novos.

O importante é focar em usar todas as possibilidades de conhecimento em um negócio e torná-las uma prioridade. Estar por dentro dos processos da própria empresa, identificar os pontos fracos e fortes, onde estão as ameaças e possíveis oportunidades, sei que parece e é óbvio, mas é absurdamente essencial em um primeiro momento, quando o desejo é criar vantagem competitiva.

Leia Também:  7 Aprendizados Sobre Gestão Que Aprendi no Filme 'Estrelas Além do Tempo'

Uma das qualidades mais importantes no mundo empreendedor é a flexibilidade e agilidade (que garantem o dinamismo), principalmente quando se trata de pequenas e médias empresas.

Quando o empreendedor sabe o que é o seu negócio, entende o mercado, tem uma visão macro, tanto de negócios do mesmo porte e acima do seu, consegue organizar melhor as estratégias, usar melhor o poder da racionalização para pensar no que pode oferecer de diferente, que pode render uma vantagem competitiva capaz de fazer o negócio crescer no mercado.

Qual vai ser a vantagem? Será no custo menor na produção do produto/serviço e em consequência oferecer um produto com ótima qualidade e menor preço em comparação à concorrência? Será usada uma estratégia de segmentação?

Enfim, o importante antes de tudo é entender quem são os concorrentes, como têm se mostrado no mercado e quais tem sido os seus resultados.

Conclusão

Acredito que o desafio para que se consiga criar vantagem competitiva no pequeno negócio é que o empreendedor não tenha mesmo medo de ousar em um ambiente regido por muitas turbulências e mudanças. Estar pronto para fazer acontecer é uma ordem no mundo empresarial.