O mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores estão, a cada dia, mais exigentes. Isso é resultado direto do fato de uma parcela maior da população estar com acesso à internet, e com um acesso de melhor qualidade. Graças à internet, o seu consumidor pode pesquisar os preços e as características de produtos e serviços da sua empresa e de seus concorrentes de todo o mundo, com apenas um clique. Trata-se de uma competição globalizada – e é nesse mercado digital que é preciso garantir agora que a sua empresa continue a se destacar.

É claro que, para que isso aconteça, é necessário garantir que a sua empresa tenha recursos disponíveis para esse investimento. Por isso, nunca antes foi tão importante assegurar a saúde financeira da sua empresa: ela é essencial não apenas para que o seu negócio possua uma base sólida, mas para que tenha igualmente à disposição os recursos necessários para continuar a crescer e a se desenvolver.

Planilha de Orçamento Empresarial

Uma boa ferramenta para te ajudar a melhor controlar as finanças da sua empresa é a utilização de planilhas de orçamento empresarial. Uma das grandes vantagens de se utilizar planilhas é que, ao manter o controle das finanças da sua empresa em formato digital, fica muito mais fácil acessar, editar e arquivar as informações orçamentárias da sua empresa.

Outra grande vantagem, especialmente para os gestores que estão dando os primeiros passos no controle orçamentário, é que já existem vários modelos prontos, disponíveis para download na internet com apenas um click.

Ainda assim, atenção! Na hora de escolher qual o modelo de planilha utilizar, tenha em mente que uma boa planilha de controle financeiro deve te ajudar a enxergar de forma clara e rápida onde e como o capital da sua empresa está sendo investido. Você pode baixar um modelo grátis de planilha de orçamento empresarial pronta para uso no site do GestãoClick.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

 

A Planilha de Orçamento Empresarial da GestãoClick vem organizada em cinco campos distintos: são quatro abas, uma para cada trimestre do seu planejamento anual, e uma quinta aba na qual você pode obtém uma visão geral do ano.

Planilha de Orçamento
Print da planilha de orçamento da GestãoClick

Em cada uma das abas, você, gestor, poderá organizar todo o planejamento financeiro da sua empresa para aquele semestre. Na primeira tabela, você deverá inserir os dados relativos aos rendimentos da sua empresa.

Inicialmente, trabalhe com uma projeção do valor que é esperado em venda e serviços para o trimestre, que deverá ser lançada na planilha na coluna “ESTIMADO”. Esse valor servirá de base para o planejamento dos investimentos e despesas que cabem no seu orçamento trimestral.

Siga o mesmo procedimento na hora de registrar a projeção de despesas e os investimentos planejados para o período: priorize as despesas fixas e de maior volume no campo “DESPESAS PRINCIPAIS”, e registre as despesas variáveis ou de menor impacto no seu orçamento em “OUTRAS DESPESAS”.

O que é importante logo no início de cada trimestre é ter clareza do volume de recursos disponíveis e esperados, assim como das despesas planejadas para o período. Esse orçamento inicial deverá servir de base para as suas decisões gerenciais quanto à novas despesas e/ou implementação de novos serviços e produtos.

Ao final do período, atualize a planilha com o valor real obtido na venda e prestação de serviços, inserindo os valores corrigidos na coluna “REAL.” Corrija, igualmente, os valores de despesas e investimentos. A diferença entre o valor estimado e real será calculado automaticamente, indicando o déficit ou o lucro do trimestre. A aba “ANUAL” vai registrar o acumulado do ano, permitindo que você se prepare melhor para os próximos trimestres.

A Planilha de Orçamento Empresarial da GestãoClick permite ainda que você adeque os itens sugeridos de acordo com a realidade da sua empresa: é possível alterar o texto referente aos rendimentos e despesas que compõem o orçamento da sua empresa. A planilha é uma forma simples e eficiente de ter na ponta do lápis o controle financeiro da sua empresa.

Investindo em um Sistema ERP

Uma segunda opção para melhorar o controle financeiro da sua empresa é investir em um sistema ERP online. Um sistema ERP, do inglês Enterprise Resources Planning, ou em bom português, Planejamento de Recursos Empresariais, é uma ferramenta de gestão estratégica que permite gerenciar em um só sistema todos os departamentos da sua empresa. A gestão se torna mais simples, rápida e ágil, favorecendo um processo de tomada de decisões mais bem embasado e adequado às exigências do mercado.

Entre as principais vantagens de um sistema ERP, estão:

  • Agilidade no controle das contas a pagar e a receber;
  • Facilidade no contato com fornecedores;
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas e boletos;
  • Realização de conciliação bancária;
  • Acompanhamento em tempo real dos níveis de cada item em estoque;
  • Facilidade na identificação de produtos com maior ou menor rotatividade;
  • Sistema PDV com todas as funcionalidades integradas: abertura e fechamento de caixa, fluxo de caixa, registro de sangrias e reforços realizados, apoio para trocas e devoluções;
  • Perfis de acesso para funcionários com diferentes níveis de permissão;
  • Melhoria da comunicação interna da empresa;
  • Emissão de relatórios gerenciais.

Um sistema ERP online tem ainda a vantagem de permitir que você, acompanhe tudo o que se passa na empresa sem ter que, necessariamente, se deslocar até o escritório. Com o armazenamento em nuvem os dados da sua empresa ficam disponíveis 24 horas por dia, sendo acessíveis de qualquer lugar do globo com acesso à internet – e tudo isso com a segurança garantida pela empresa prestadora do serviço ERP.

A sua empresa ainda não utiliza um ERP? Então não deixe de conhecer as soluções que a GestãoClick disponibiliza para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here