Tanto na vida pessoal quanto profissional, ter objetivos é algo essencial. Não que seja uma tarefa fácil, mas é uma forma na qual encontramos para focar no que queremos cumprir. Além disso, objetivos são importantes para um time, uma empresa, empreendedores com cargo de gestão e seus funcionários. Mas porquê objetivos SMART?

Existem diversas respostas, mas uma das mais importantes para se ter em mente, é que ter objetivos claros e alinhados ajudam o time, ou a si próprio, a sentir-se parte de algo a ser cumprido, ou seja, uma motivação para evoluir no trabalho. Além do mais, cumprir um objetivo garante instantaneamente aquele sentimento de sucesso. Eu consegui, nós conseguimos!

(…) ter objetivos claros e alinhados ajudam o time, ou a si próprio, sentir-se parte de algo a ser cumprido, ou seja, uma motivação para evoluir no trabalho.

Existe uma regra de 10/90 na definição de objetivos inteligentes que diz: os primeiros 10% do tempo que você gasta no desenvolvimento de um objetivo absolutamente claro sobre o que deve ser feito, irá poupar 90% do tempo uma vez que começar a colocar em prática. Nesses 90%, também poderão ser poupados os erros, custos e o tempo de outras pessoas envolvidas.

10% do tempo que você gasta no desenvolvimento de um objetivo claro, irá poupar 90% do tempo quando colocá-lo em prática. Click To Tweet

Existem duas frases que definem bem isso: “você não conseguirá acertar um alvo que não consegue ver”, e também, “se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada irá levá-lo”. Não sei vocês, mas cresci escutando esses tipos de frases, que parecem (e são) simples, mas que podem ser bem sábias!

Você não conseguirá acertar um alvo que não consegue ver. Click To Tweet

Definindo Objetivos SMART

Objetivos SMART

O primeiro grande passo para o sucesso é definir os objetivos certos. Mas como fazer isso? O que é mais indicado? um planejamento diário, mensal, trimestral ou semestral? É necessário pensar bem como traçar um bom caminho para que haja crescimento e como ele será mensurado. Nesse caso, a sigla SMART poderá ajudar a definir os parâmetros dos seus objetivos. Veja como conquistá-los.

1. S – Specific = Seja Específico

É importante definir com bastante especificidade qual o seu foco. Não se engane com o fato de que com um objetivo mais generalizado você poderá ter mais possibilidades de como exercê-lo, pois na realidade um objetivo menos específico além de vago, torna-se menos eficaz. Tenha suas metas e objetivos alinhados e claros. Garanta que números e prazos sejam os mais realistas possíveis, isso fará com que o resultado seja mais próximo ao planejado, e assim, tanto a satisfação com si próprio ou da empresa será melhor.

Algumas perguntas podem ajudar a definir e detalhar seus objetivos:

  • Quem eu devo considerar envolvido para que eu alcance o objetivo?
  • O que de fato quero atingir?
  • Qual é o período a ser atingido?
  • Quais são os requerimentos? E restrições?
  • Quais são os propósitos ou benefícios que existem?

Desta maneira, você poderá se organizar melhor.

E lembre-se, ter objetivos profissionais além dos objetivos da empresa (metas a serem cumpridas) é sempre importante, faça uma planilha e converse com seu chefe para ter isso alinhado e claro. Caso você seja seu próprio chefe, não esqueça de fazer também um auto check-up.

2. M – Measurable = Mensure Resultados

Objetivos SMART - Mensure Resultados

Defina métricas! Lembre-se que qualquer tipo de objetivo que não possa ser mensurado claramente, abre a janela de interpretação dos interessados em considerarem aquele objetivo atingido ou não. Por isso, sempre utilize ferramentas das quais você possa transformar um objetivo em números ou estatísticas.

Um método ou sistema de medição para monitorar os objetivos e metas é de extrema importância.

3. A – Attainable = Possível de Atingir

Não tente abraçar o mundo de um dia para o outro, ou seja, defina-os mas não torne seus objetivos impossíveis de serem realizados! É importante e interessante possuir objetivos que sejam desafiadores, mas a possibilidade de ser concretizado deve estar sempre presente.

4. R – Realistic = Realista

Esse ponto anda de mão dada com o anterior. Ser realista é importante para não haver frustrações futuras, ou seja, apesar de acreditar ser capaz de fazer, é necessário analisar todo o cenário e condições para alcançar aquele objetivo.

É importante considerar os pontos abaixo:

  • Tenho os meios necessários?
  • Está alinhado com o que acredito ser correto?
  • Está alinhado com a visão e missão da organização?
  • Algum princípio ético é ferido com este objetivo?

5. T- Time = Tenha um Deadline (tempo para conclusão)

O período para alcançar um objetivo deve ser: não tão curto que seja impossível de cumprir, nem tão longo que se perca o foco. Assim, tenha sempre um deadline – um tempo real e claro para a conclusão daquilo que foi proposto a ser feito. Senão, você nunca saberá ao certo se está de fato tendo resultados e qual o período, ou se tem uma boa progressão.

O período para alcançar um objetivo deve ser: não tão curto que seja impossível de cumprir, nem tão longo que se perca o foco.

Por isso, tanto na sua empresa quanto na vida pessoal, é necessário possuir objetivos SMART. Eles fazem com que você tenha algo em foco e importante a ser conquistado, e que, naturalmente irá trazer pontos positivos para você ou para seus negócios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here