O início do ano já chegou e você já deve ter feito seus planos para 2018, certo? Para muitas pessoas o principal plano para o ano que se inicia é conquistar a independência financeira através do sucesso em um novo empreendimento.

Se abrir um negócio está entre os seus planos, mas você ainda não decidiu no que vai investir seus recursos, hoje nós vamos te ajudar a escolher dando dicas sobre os mercados mais promissores em 2018.

Empreendedorismo Brasileiro

Empreendedores Brasileiros
Imagem: Shutterstock

Abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas, seja pelo instinto empreendedor ou mesmo por necessidade, pela falta de emprego. O Brasil está no topo da lista de países com o maior número de abertura de empresa por ano.

Hoje, a cada dez brasileiros, quatro já abriram ou pensam em abrir uma empresa nos próximos meses. E o mercado é bastante amplo, oferecendo boas oportunidades para quem quer trabalhar e fazer a diferença.

Hoje, a cada dez brasileiros, quatro já abriram ou pensam em abrir uma empresa nos próximos meses.

Mas diante de tantas opções de mercado, quais são os de maior tendência para o próximo ano? Essa pergunta não é tão fácil de ser respondida principalmente pela rapidez com que as mudanças têm ocorrido nos últimos anos, negócios promissores podem sair de moda rapidamente. Veja por exemplo as Temakerias e os Cupcakes.

Mas alguns mercados estão em alta há algum tempo e se mostraram estáveis mesmo durante a crise econômica do país, então têm grandes chances de permanecer tendo sucesso. Além disso, a área tecnológica trouxe inovações que possuem grandes potenciais ainda não explorados.

Vamos conhecer um pouco mais do que deve se tornar sucesso em 2018.

1. Alimentação Saudável

Alimentação Saudável
Imagem: Shutterstock

A alimentação saudável sempre teve muitos adeptos, mas só recentemente esse mercado se estruturou e percebeu que as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais pelos produtos saudáveis e naturais, o que sempre foi visto como um problema.

Problemas de saúde como a intolerância ao glúten e à lactose também foram mais bem divulgadas e muitas pessoas começaram a se preocupar com a alimentação que exclui essas substâncias.

Ainda existe muito espaço nesse mercado, mas é preciso mostrar que os produtos realmente têm qualidade e atendem às necessidades desse público bastante exigente. Principalmente as regiões mais distantes dos grandes centros que ainda não são totalmente atendidas com boas opções de alimentação saudável.

2. Espaços de Coworking

Espaços de Coworking
Imagem: Shutterstock

A forma como as pessoas trabalham tem mudado consideravelmente nos últimos anos, quando elas passaram a se preocupar mais com a qualidade de vida. O trânsito nas grandes cidades piorou bastante, interferindo no dia-a-dia. Cada vez mais pessoas buscam alternativas para trabalhar em locais com acesso facilitado que ofereçam a estrutura necessária para desenvolver seu trabalho.

E o conceito de coworking veio de encontro a essa necessidade, quando começaram a aparecer locais compartilhados para trabalho, com estrutura e recursos facilitados, possibilitando o networking tão importante nos dias de hoje.

Os espaços de coworking são muito utilizados por profissionais liberais que precisam de um lugar mais barato para desenvolver suas atividades. As grandes cidades são os locais ideais para criar um espaço desses. Uma dica interessante é oferecer serviços que agreguem valor como endereço fiscal ou o recebimento de correspondência ou encomendas.

Quanto mais diversificados forem os tipos de profissionais dividindo o espaço, mais interessante se torna o negócio.

3. O Mundo dos Pets

O Mundo dos Pets
Imagem: Pexels

O mundo dos amiguinhos de estimação cresce mais a cada dia e disso ninguém tem dúvida. Esse é um dos mercados que enfrentou a crise econômica de frente e superou com louvor, mantendo o crescimento dos anos anteriores.

O mercado já possui muita concorrência, mas isso pode não ser um problema caso você tenha uma ideia inovadora, ou algum diferencial para se destacar entre os outros. Um exemplo de oportunidade está na pouca oferta de serviços personalizados, ou que ofereça grande variedade de produtos, incluindo serviços de busca e entrega em domicílio.

Esse é um negócio bastante influenciado pela localização da empresa, então pesquise muito antes de escolher o local de abertura da loja. Evite locais muito distantes de áreas residenciais e de comércio.

4. Negócios Digitais

Negócios Digitais
Imagem: Shutterstock

Os negócios digitais chegaram com força total nos últimos anos e vão se manter firmes em 2018. Muitas empresas de comércio físico estão abrindo suas versões digitais com lojas de e-commerce para ampliar o alcance de público, e muitas pessoas estão descobrindo no empreendedorismo digital uma forma de ter seu próprio negócio sem ter que investir grandes valores inicialmente.

Normalmente os negócios digitais podem ser desenvolvidos de casa mesmo, sem a necessidade de contratar funcionários ou alugar salas comerciais. Podem ser legalizados de maneira bastante simples e são muito rentáveis quando bem trabalhados. Tudo isso faz com que os negócios digitais sejam uma grande oportunidade para quem não tem muito dinheiro para investir.

Você pode abrir uma loja virtual, montar um curso online, desenvolver um blog e ganhar dinheiro com anúncios, entre muitas outras oportunidades. A criatividade é o limite.

Gestão empresarial

Qualquer que seja o mercado que você escolher para abrir sua empresa, é importante adquirir os conhecimentos necessários para administrá-la adequadamente e assim ser capaz de proporcionar o crescimento sustentável do seu negócio.

Essa tarefa pode ser difícil inicialmente por ter muitos números e informações diferentes para lidar, mas a tecnologia pode ajudar bastante. Existem sistemas de Gestão Empresarial ERP que auxiliam na organização e administração de todos os recursos do negócio.

Os melhores softwares de gestão empresarial integrada oferecem diversos módulos como controle de estoque, controle financeiro, vendas, cadastro de clientes e fornecedores, orçamentos, emissão de notas fiscais eletrônicas, além de permitir a geração de relatórios sobre todas as informações armazenadas, o que ajuda o gestor a tomar decisões adequadas e assertivas para a empresa.

Se o seu desejo para 2018 é abrir seu próprio negócio, comece pela escolha do mercado que deseja atuar e pesquise bastante sobre todas as oportunidades e os recursos que podem ajudar nesse desafio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here