A tecnologia trouxe grandes mudanças para o mundo e para as empresas. E com a integração contábil não é diferente. A forma como lidamos com os clientes, como administramos nossa empresa, como divulgamos nosso negócio foram modificadas ao longo dos anos e hoje é preciso se adequar às novidades.

Tudo pode ser beneficiado pelo uso de recursos tecnológicos que facilitam os processos e a realização das atividades.

A contabilidade empresarial também sofreu grandes modificações e hoje os avanços tecnológicos estão presentes no dia a dia. Alinhando tecnologia de ponta e a qualidade de atendimento, uma das grandes vantagens do segmento é a integração contábil.

O que é a integração contábil?

A rotina de um contador ou escritório de contabilidade é bastante movimentada. Em dia de fechamento contábil as coisas pioram com a falta ou com erros nos documentos e informações dos clientes.

Embora os processos tenham sido facilitados ao longo dos anos, o cliente sempre precisa colaborar. Para as empresas também não é simples, já que muitas vezes as informações não estão organizadas e precisam ser reunidas e enviadas em tempo para o escritório que administra sua contabilidade.

A integração contábil evita todo esse desgaste, com a integração entre os sistemas da empresa e do escritório de contabilidade.

A integração contábil é uma ferramenta online que permite captar os lançamentos já conciliados do ERP (software de gestão) do cliente para importar diretamente no sistema contábil do contador.

Dessa forma, você elimina atividades manuais e demoradas, como recebimento, conferência e organização de documentos e a digitação de lançamentos, eliminando também o risco de registrar dados incorretamente.

Além disso, a integração contábil também ajuda nas seguintes funções:

A Integração ajuda a ganhar produtividade

Tarefas operacionais e repetitivas podem ser automatizadas para que os colaboradores envolvidos possam dedicar seu tempo para desenvolver projetos que gerem maior diferencial e rentabilidade à empresa.

A Integração permite maior assertividade na conciliação contábil

As questões contábeis exigem precisão e assertividade em todos os processos, caso contrário podem gerar grandes prejuízos financeiros e de imagem à empresa.

Leia Também:  7 Dicas Fundamentais Para Melhorar o Fluxo de Caixa

Exportar as informações financeiras exatamente como está no ERP do cliente garante a segurança de trabalhar com dados corretos, pois os lançamentos já vêm para o sistema contábil classificados adequadamente.

A Integração Contábil libera mais tempo para o contador atuar como consultor de negócios

Com todos os processos automatizados o contador pode analisar melhor as informações e avaliar outras opções e oportunidades para melhorar a contabilidade da empresa, atuando como um consultor de negócios.

Mas é preciso escolher bem o sistema de integração contábil para garantir a efetividade do compartilhamento das informações. É preciso avaliar os seguintes aspectos:

1. Integração com softwares contábeis

A solução de integração contábil deve ter a capacidade de se comunicar com o sistema contábil utilizado no escritório de contabilidade e na empresa.

Isso garante que os dados fiscais e contábeis extraídos do ERP do cliente sejam importados no seu programa no formato adequado, para que não seja necessário retrabalhar as informações depois de coletadas.

2. Exportação simples e completa da movimentação financeira

A solução de integração contábil deve permitir que você importe o plano de contas do seu sistema contábil para dentro do sistema de integração. Dessa forma será mais fácil para o cliente classificar as informações financeiras e realizar a conciliação contábil.

3. Painel de controle

Verifique se a solução de integração contábil possui painel de controle que ofereça uma visão ampla da carteira de clientes e também o acompanhamento das informações de forma facilitada. Esse painel também pode acessar o perfil do cliente e permitir o acompanhamento dos pagamentos feitos por ele, enviando lembretes quando necessário.

Uma dica é utilizar um sistema de Gestão Empresarial que permita a integração com diversos tipos de soluções contábeis, como o GestãoClick.

Além disso, você também poderá contar com diversos benefícios como controle financeiro, controle de estoque, emissão de notas fiscais eletrônicas, facilidades de controle de caixa e vendas, entre outros.

Uma empresa que deseja o seu crescimento não pode mais perder tempo com atividades repetitivas, mas importantes, utilizando seu recurso mais importante, o recurso humano.
Encontre as ferramentas adequadas e garanta que sua empresa tenha o melhor da tecnologia em benefício da produtividade e lucratividade.

Agora que você já sabe o que é a integração contábil, invista nesse benefício e garanta a competitividade da sua empresa no mercado.

CredMiner

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here