Quem empreende precisa entender que ter uma boa gestão financeira é essencial para o negócio. E claro, não importa o tamanho do empreendimento ou o tipo de atividade que a empresa desempenha, é preciso mantê-la saudável para conseguir bons resultados.

Para ajudar os futuros e os atuais empreendedores, vamos mostrar como cuidar de um dos setores mais importantes da empresa – o financeiro. Acompanhe logo abaixo 9 dicas para você começar a colocar em prática na sua empresa.

1. Melhore sua gestão de negócio

De fato, o conhecimento é a chave para o sucesso. Portanto, busque a cada dia as novidades do mercado corporativo, tais como: novas ferramentas, conceitos e estudos de casos. Isto pode te ajudar a tomar decisões com mais embasamento e coerência no seu dia a dia.

2. Construa um planejamento estratégico

Antes de mais nada, você vai precisar definir os caminhos que você almeja para a sua empresa. Aproveite para anotar as estratégias e os objetivos a curto e a longo prazo.

Com esses princípios em mente, você vai conseguir estabelecer os três pontos importantes para todo o empreendimento: a missão, a visão e os valores.

3.  Saiba como vai o seu capital de giro com uma gestão financeira eficaz

É bastante importante que você acompanhe de perto o capital de giro da sua empresa. Até porque este capital é o que mantém sua empresa funcionando.

O capital de giro corresponde ao pagamento de impostos, fornecedores, salário dos colaboradores, contas fixas, estoque, entre outros.

Portanto, esteja sempre perto acompanhando esses gastos para garantir a segurança financeira do seu negócio.

4.  Mantenha os documentos importantes organizados

Pode parecer besteira, mas muitos empreendedores não estão acostumados a armazenar os documentos da empresa de forma organizada.

Criar o hábito de organizar os documentos e as atividades diárias, faz com que essas informações fiquem mais acessíveis e fáceis de encontrar. Sem contar que a organização é uma mão na roda quando surge alguma emergência.

5. Automatize os processos

Toda organização possui vários processos para funcionar. Mas, se automatizar alguns deles, será possível conseguir maior agilidade nas atividades corriqueiras.

É preciso apenas entender que automatizar algumas atividades não quer dizer diminuir a quantidade de funcionários. Muito pelo contrário! Esta automação ajudará nas atividades repetitivas, deixando o funcionário com mais tempo para outras atividades que exigem dedicação e expertise.

6. Diferencie a vida financeira pessoal da empresarial

Muitos empreendedores acabam retirando o dinheiro que foi mérito do desempenho da empresa para uso pessoal. Ou então, utilizando o dinheiro pessoal em usufruto da empresa. O ideal é separar desde o início a sua vida financeira pessoal com a empresarial. Dessa forma, será mais fácil fazer os balanços e ter uma visão realista da saúde financeira do negócio.

7. Use um software de gestão financeira

Escolha uma boa ferramenta para organizar todas as finanças da sua empresa. Desta forma, você vai conseguir controlar todas as contas e vai poder registrar toda a movimentação com mais facilidade. A ferramenta também vai ajudar a reduzir as chances de fazer um cálculo errado.

8. Confira seus resultados frequentemente

Não basta apenas acompanhar o fluxo de caixa e as atividades desenvolvidas pelos seus funcionários, você também precisa checar os resultados obtidos com uma correta gestão financeira.

Muitos empreendedores quando verificam o saldo positivo acabam não dando tanta atenção para o desempenho da empresa. É necessário que se observe o que ainda precisa ser melhorado e traçar novas estratégias para todas as equipes.

9. Tenha uma reserva financeira

Para se resguardar de possíveis crises ou situações inesperadas, os empreendedores costumam colocar uma porcentagem dos lucros da empresa numa caderneta de poupança.

Este dinheiro na caderneta, como muitos já sabem, acaba não rendendo nada. Ou seja, a empresa não perde dinheiro, mas também não ganha nada com ele parado na conta.

O interessante seria utilizar este capital em investimentos de renda fixa. Para quem não sabe, esta modalidade é a melhor forma de ir além da poupança e investir com segurança.

Conclusão

Gostou das 9 dicas que abordamos aqui? Agora que você viu a importância do planejamento e da gestão financeira, espero que você consiga colocar em prática e melhorar os resultados do seu negócio.

GestãoClick Gestão Empresarial


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here