Fluxo de Caixa é um assunto que ainda costuma ser mal compreendido pelos empreendedores. Seriam muitas informações sobre o tema? Não se sabe ao certo, mas verdade é que essa é uma parte da gestão financeira de um negócio fundamental e que precisa ser perfeitamente assimilada.

O consultor empresarial, Carlos Moreira, da Morcone Consultoria, explica que o Fluxo de caixa não é apenas o resultado do que entra e sai em vendas e contratos e que esse é um erro de compreensão recorrente entre empreendedores de primeira viagem: “É preciso fazer previsões de gastos futuros para que se tenha um retrato real da situação financeira da empresa”.

Vamos supor que o negócio esteja vivenciando um período de alta nas vendas e esteja sobrando dinheiro no caixa, de imediato, o empresário pensa ‘está tudo certo com as finanças do meu negócio’, mas é preciso considerar os gastos que estão por vir.

Como o Fluxo de Caixa pode beneficiar uma empresa?

É esclarecido em artigo publicado pelo portal do SEBRAE, que a elaboração do fluxo de caixa confere ao empreendedor uma visão do presente e futuro do seu negócio. Além disso, é possível fazer uma avaliação de disponibilidade e liquidez da empresa.

O fluxo de caixa dá ao empreendedor a segurança de conseguir se antecipar a importantes decisões, algumas delas, como:

  • Conseguir uma redução de despesas sem comprometer o lucro;
  • Realizar um planejamento de investimentos;
  • Organizar promoções com a finalidade de ‘desencalhar’ o estoque;
  • Consegue se planejar no caso da contratação de algum empréstimo;
  • É possível fazer uma negociação para estender prazos com fornecedores.

Como é a estrutura do Fluxo de Caixa em um negócio?

“Essa estrutura vai depender do tipo de negócio, segmento, cultura da empresa, entre outros fatores. Para entender: o resultado do fluxo de caixa é basicamente o saldo disponível (o dinheiro em conta, depositado em contas-correntes em bancos, etc.) decorrente da diferença entre o total do valor dos recebimentos e pagamentos efetuados, levando-se em conta um determinado período”, explica Moreira.

O saldo final do fechamento de caixa deve estar de acordo com os recursos disponíveis no caixa da empresa ou em depósitos em contas-correntes.

Ao começar a fazer o fluxo de caixa, é preciso definir um saldo inicial na conta, afinal, é por meio desse saldo que é possível fazer uma projeção de lucros ou um cálculo mensal de créditos e débitos.

Para montar um fluxo de caixa certeiro, é importante se atentar a importantes fatores:

  • Saiba qual é a necessidade de recursos e quais serão os gastos do negócio;
  • Tenha em mente que a continuidade é fundamental para um fluxo de caixa eficiente. É necessário analisar frequentemente o caixa e atualizar os dados para o controle;
  • É fundamental que o empreendedor sempre pense em ter boas fontes de recursos e que esteja sempre atento a possíveis investimentos que possam gerar mais lucratividade ao negócio.
Leia Também:  Controle de Gastos Para Sua Empresa. O Que Você Está Fazendo de Errado?

Ciclo de Caixa em equilíbrio

O ciclo de caixa representa o intervalo entre o pagamento de despesas e recebimentos de um negócio. Quanto maior for o tempo para os recebimentos após os pagamentos das despesas, maior será a necessidade para o empreendedor de um capital de giro que preencha essa lacuna.

Quando o ciclo de caixa é bem estabelecido, maior é a probabilidade de que um negócio possa contar com um caixa saudável.

Notas Fiscais são fundamentais para o controle do Fluxo de Caixa

Moreira alerta que é importante sempre ter arquivadas as notas fiscais para o momento da atualização dos valores de gastos e recebimentos, tendo como base os dados apresentados no caixa:

“Outra importante ação é sempre fazer a consulta dos extratos bancários das contas pertencentes ao negócio. O ideal para que não se perca o controle é realizar essa verificação semanalmente, mas isso dependerá da disponibilidade do empreendedor”.

Importantes dicas para o momento de montar o Fluxo de Caixa

Organização de entradas e saídas

Esse é o básico do início de um fluxo de caixa: todas as entradas e saídas devem estar bem especificadas. É fundamental ter bem claro os detalhes sobre todas as entradas e saídas na empresa. Para essa organização de contas, é recomendado se fazer um plano de contas, que é dividido em:

Ativos

Representam o patrimônio da empresa (maquinário, estoque, empréstimo, investimento, entre outros).

Passivos

São as contas que a empresa deve. São aqueles pagamentos a fornecedores, a bancos, pagamentos de tributos, entre outros.

Leia Também:  Organização Financeira É Principal Tarefa Para Manter Os Negócios Equilibrados E Registrar Lucros Reais

Receitas

Essa é a parte mais fácil de entender. Receitas são todas as entradas no caixa, sem distinção de origem.

Despesas

São todos os pagamentos que saem do caixa. Podem ser consideradas despesas todos os pagamentos de débitos, salários de funcionários, pagamento de empréstimo, entre outras.

O controle é fundamental, afinal, as despesas não podem superar as receitas.

Disciplina para o controle do Fluxo de Caixa é essencial

O fechamento do caixa não é feito sozinho. Mesmo nos casos de sistemas automatizados, é essencial que os dados sejam atualizados frequentemente pelo empreendedor. Essa atualização prepara o negócio para aqueles momentos em que é preciso gastar dinheiro com alguma eventualidade, por exemplo.

CredMiner
Leia Também:  Como Maximizar O Rendimento do Seu Fluxo de Caixa [Dicas, Ferramentas e Planilhas]

“O controle do fluxo de caixa requer disciplina. O fluxo de caixa saudável depende do hábito de atualização do empreendedor. É preciso colocar sempre em prática a atualização de dados para o bom controle financeiro”, orienta o consultor.

Fluxo de Caixa não é ferramenta de outro mundo

O básico da matemática é o princípio do fluxo de caixa (soma e subtração). É possível, por meio dessa ferramenta, fazer o controle das entradas e saídas em um negócio, além disso, um dos principais benefícios do fluxo de caixa é possibilitar ao empreendedor saber como estão as finanças do negócio e o que pode ser melhorado em relação aos gastos.

Há muitos modelos de planilhas disponíveis para que se faça o fluxo de caixa, mas se ainda assim, o empreendedor encontrar dificuldades no processo, é interessante que procure o auxílio de um consultor empresarial experiente que possa ajudar a rever a gestão financeira da empresa e demais áreas.

1 COMENTÁRIO

  1. This is a very nice article. We provide high-quality all kinds of photo editing services at a competitive price from Clipping Expert Asia. Our services are very clean and powerful, as photo retouching service, product photo editing service, color correction service, image masking service, and image manipulation service, remove background from image, clipping path service. If you want to get a high-quality photo editing service at a competitive price from us then as soon as possible you communicate with us.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here