Coaching ou Consultoria? Eis a questão. A necessidade de aperfeiçoamento profissional fez com que, cada vez mais, surgissem métodos que disponibilizassem este tipo de capacitação no mercado.

Existem vários serviços que prestam assistência profissional ao empreendedor, sua empresa e também ao próprio gerenciamento do negócio. Entretanto, cada uma atua de uma perspectiva própria, e saber onde usar cada serviço é fundamental para a garantia de melhora de resultados.

Entre estes métodos de aprimoramento profissional, dois chamam atenção: o coaching e a consultoria.

A Consultoria Empresarial

A Consultoria Empresarial

A consultoria empresarial é um serviço oferecido por profissionais para diagnosticar ou formular soluções sobre um assunto ou especialidade do ramo empresarial. O objetivo é alcançar metas e objetivos profissionais, empresariais ou pessoais.

O consultor procura orientar seu cliente sobre qual a melhor decisão a ser tomada, de maneira direta, para que o desempenho da empresa obtenha um saldo positivo.

Os objetivos são específicos, e a consultoria empresarial atua de forma a elaborar um diagnóstico do problema, identificar os pontos fortes e fracos da empresa, identificar as ameaças e oportunidades profissionais e também a propor soluções e mudanças para os problemas destacados após a análise.

O consultor procura orientar seu cliente sobre qual a melhor decisão a ser tomada, de maneira direta, para que o desempenho da empresa obtenha um saldo positivo.

Desta forma, a consultoria é uma excelente opção para quem necessita de aconselhamento profissional de forma decisiva e objetiva. Em um mercado super competitivo, cada vez mais dinâmico e acelerado, a capacitação através da consultoria ajuda a solucionar problemas e a dinamizar o tempo para as melhorias de cada empresa.

O Coaching para Empreendedores

O Coaching para Empreendedores

O coaching, por outro lado, atua de maneira mais ampla, com o objetivo não apenas específico de solucionar um problema, como acompanhar seu cliente durante seu aprimoramento profissional.

A palavra coaching vem do inglês “coach”, que significa treinador. Desta forma, o coaching surge como um encorajador profissional. O coaching destaca a formação continuada do cliente e seu aprimoramento de maneira ampla e dinâmica.

As metas do empreendedor são levadas em consideração, não necessariamente com um tempo determinado para o objetivo ser concluído. O objetivo é maximizar o potencial em seu próprio tempo, trazendo resultados para a empresa ou para o próprio desenvolvimento pessoal.

O coaching destaca a formação continuada do cliente e seu aprimoramento de maneira ampla e dinâmica.

O coaching procura mostrar as várias opções de solução para seu cliente de forma a agregar valor, motivação, engajamento e melhoria da performance individual e em grupo. Tal qual um treinador, ele irá possibilitar um avanço dentro de campo, mostrando ao cliente suas perspectivas de melhoria diante do quadro profissional destacado.

Este profissional pode atuar em diferentes áreas e com diferentes objetivos, de forma mais ampla e dinâmica. Um tipo de coaching é o coaching de liderança, que incentiva o profissional a melhorar seu desempenho profissional através de metas, alvos e reconhecimento de potencial e trabalho em equipe.

O coaching irá possibilitar um avanço dentro de campo, mostrando ao cliente suas perspectivas de melhoria diante do quadro profissional destacado.

O objetivo é facilitar a comunicação e a postura diante da empresa, e desta forma, melhorar o andamento da qualidade do trabalho em sua rotina, resultando em destaque de resultados positivos. Outro exemplo de coaching é o coaching pessoal, que como o nome destaca, atua no campo individual para que o cliente obtenha melhorias em suas formas de interação e relacionamentos.

Conclusão

Por isso, cada método de trabalho e orientação profissional são válidos para conseguir a melhoria e o destaque em seu próprio campo empresarial.

A consultoria atua de maneira mais objetiva e específica, atuando em setores e de forma mais aprofundada diante dos problemas. O objetivo é resolver o problema.

O coaching atua de maneira mais ampla e dinâmica, possibilitando ao cliente um resultado a longo prazo de sua capacitação profissional e da qualidade de seu trabalho.

Cada profissional atua de maneira positiva, e cada trabalho deve ser otimizado para que o cliente, superando suas limitações, possa obter sucesso em sua carreira.

SmartBusinessPlan


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here