Dentre muitos filmes que podem ser inspiradores para os empreendedores, gosto muito do ‘Estrelas Além do Tempo’, aliás, se nunca assistiu, fica essa dica especial para retirar importantes aprendizados, para a vida no geral e, claro, para a atuação no mundo dos negócios.

Esse filme é inspirado no livro Hidden Figures. Resumindo a história, narra a trajetória de três mulheres negras na década de 1960, que trabalhavam no centro de matemática da NASA.

Essas três mulheres (Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson) têm em comum a motivação de ajudar os Estados Unidos na corrida espacial contra a Rússia e elas se mostram determinadas a superarem quaisquer obstáculos que surgirem no caminho.

Mesmo sendo um filme de 2017, a ideia deste artigo não é dar nenhum spoiler, realmente quero que depois de ler, se ainda não viu o filme, veja-o. O que pretendo é trazer importantes reflexões sobre aprendizados em gestão que podem ser tirados do filme e o que pode ser inspirador para os empreendedores.

Vamos a eles!

1. Seja Um Visionário

Dorothy Vaughan on IBM NASA Computer
Dorothy Vaughan trabalhando em um IBM 7094 na NASA.

Nós achamos que hoje vivemos em um mundo incerto, não é? Mas vamos nos imaginar na década de 1960, vivendo sob a tensão de uma iminente guerra nuclear.

Chega à NASA, um computador da IBM, uma máquina com aparência colossal, que ocupa uma sala inteira e que tem como intuito tornar os cálculos mais fáceis.

Dorothy Vaughan teve um insight “precisava aprender sobre programação ou o trabalho de suas companheiras e o dela se tornaria obsoleto em pouco tempo”. Foi isso o que fez, e depois, ensinou às outras mulheres que faziam parte de sua equipe.

As coisas acontecem de maneira ordenada, mesmo que a gente não tenha essa sensação.

Antes da tempestade sempre temos os avisos, e não podemos ignorá-los. É preciso sempre se atualizar sobre o futuro, sobre as tendências, e procurar se preparar para lidar com o que está para acontecer. Exercite a sua visão!

2. Saiba Tomar Decisões

E geralmente é necessário tomá-las diante de uma pressão. Havia no filme um banheiro específico para mulheres negras, que se localizava em outro prédio do complexo da NASA, ficava a 800 metros.

Leia Também:  Mindfulness: Explore Seu Potencial de Forma Consciente e Significativa

Certo dia Katherine Johnson contou sobre esse obstáculo ao seu trabalho para o líder do projeto, Al Harrison. O que ele fez? Destruiu a placa do banheiro em que estava escrito ‘colored women’.

Quando alguém da sua equipe está passando por um problema, o que você faz? Você espera que se resolva sozinho ou toma uma atitude para resolver a situação? Você pensa como um líder à parte da equipe, ou como alguém junto à equipe para ajudar no que for preciso?

Saiba tomar decisões, sobretudo, tenha a empatia para também tomar decisões em prol da valorização dos colaboradores, quando for necessário.

3. Trabalhe Sempre A Comunicação Clara

Comunicação Clara
Twentieth Century Fox

Muito tempo pode ser poupado quando toda a equipe está ciente dos processos e está junta trabalhando na resolução dos problemas.

Leia Também:  O Uso da Comunicação Assertiva Como Ferramenta nos Negócios

No filme, era mostrado que as reuniões eram realizadas separadamente, e isso no fim das contas, levava à perda de tempo e a informações desencontradas. A informação repassada claramente à equipe poupa tempo e ajuda no progresso do negócio.

4. Esteja no Objetivo Antes de Estar

É claro que aqui preciso explicar que isso não tem a ver com precipitação ou ansiedade, estar no objetivo antes de estar tem a ver com a crença no negócio, a partir do estudo da realidade.

Não vai ser fácil, vão surgir vários obstáculos, mas se você tem plena consciência da realidade e do que precisará fazer para chegar até ela, você pode e deve estar no objetivo antes de alcançá-lo.

Você pode viver a realidade futura no presente.

O empreendedor precisa ter visão, lembra do primeiro tópico?

5. Dar Apoio ao Outro é Uma Maneira de Se Apoiar

Apoio ao Outro
Twentieth Century Fox

Uma parte que considero muito importante no trabalho que faço é o desenvolvimento organizacional. Essa hierarquização em um negócio até pode existir, mas não como uma maneira de separar áreas entre as mais e menos importantes, uma empresa é o TODO.

Quando você compartilha algo que sabe, está fortalecendo a equipe. Click to Tweet

Como já foi mencionado, quando Dorothy Vaughan começa a aprender a programar, ela não guarda aquele conhecimento para si, compartilha-o.

Quando você compartilha algo que sabe, está fortalecendo a equipe e uma equipe que se sente plena, também faz com que o líder sinta o mesmo.

6. Tenha Claro Quais São Os Seus Propósitos

Esse é mais um dos muitos aprendizados sobre gestão. Você sabe por que você quer empreender? Sabe por que está empreendendo?

Leia Também:  Protagonismo e Propósito de Vida, Você Sabe Quais São Os Seus?

Essas três mulheres cientistas, queriam ajudar as pessoas, e para isso, enfrentaram todos os preconceitos, colocando a paixão acima de qualquer obstáculo.

Você tem paixão por aquilo que faz? Posso te ajudar a pensar melhor. Você viveria plenamente sem fazer o que faz?

7. Você Não Deve Desistir no Primeiro Desafio

Aliás, você não deve desistir diante de nenhum dos muitos desafios. Quantos obstáculos essas mulheres enfrentaram? Preconceitos, chegada da tecnologia que pretendia tornar o trabalho delas, que era realizado quase que manualmente com a ajuda da calculadora, obsoleto.

Leia Também:  O Seu Trabalho é Sacrifício ou Realização?

Katherine Johnson, que levava 40 minutos até chegar ao banheiro feminino, não desistiu do amor à ciência, e era um desafio muito duro o de transpor os preconceitos tão enraizados na cultura de seu país.

CredMiner

Conclusão

Dentre os principais aprendizados sobre gestão nesse filme, trago a reflexão sobre como agir diante das mudanças e das constantes inovações no mercado. Sim, em muitos momentos o empreendedor pode se sentir intimidado ou achar que será engolido na primeira onda negativa que surgir.

É preciso aprender com as mudanças que acontecem o tempo todo, retirar lições, inspiração, alternativas e oportunidades. Apesar de todos os percalços, não se pode perder o foco. Essa paixão precisa ser constantemente alimentada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here