Tomar a decisão de expandir suas fronteiras ou até mesmo migrar um negócio por completo nunca é fácil.

No entanto, seja por objetivos estratégicos, pessoais, por crises econômicas ou em busca de um ecossistema mais nutritivo, é cada vez mais comum que empresários brasileiros façam as malas para o exterior, levando consigo seus negócios.

Um dos mercados preferidos por esses empreendedores é o canadense. Não por acaso, é claro.

Caso você esteja considerando dar início ao seu projeto de internacionalização, listamos neste artigo 8 razões para que você escolha o Canadá como a casa da sua empresa.

1. Um país que abraça imigrantes e estimula o mercado

Você já deve ter ouvido a máxima de que ser empresário e trabalhar na conquista de clientes é como procurar um emprego todos os dias.

Assim, se você está procurando novos horizontes para empreender, deve priorizar um lugar que seja favorável à sua presença e ofereça as condições necessárias para que você comece seu negócio.

Leia Também:  5 Dicas Fundamentais Para Quem Deseja Ser Seu Próprio Chefe

E esse é basicamente um resumo do que é o Canadá.

Um país aberto a pessoas de todo o mundo, preocupado em dar o suporte necessário para o desenvolvimento de imigrantes.

Além disso, a economia canadense é sólida, o que permite aos governos — federal, provinciais e municipais — estimular o crescimento de startups e pequenas empresas inovadoras com programas de incentivo.

2. Proximidade com os EUA e semelhança com a Europa

Seu projeto de internacionalização é escalável e você precisa estabelecer um piloto para observar as respostas do mercado? Bem, então você deve encontrar o lugar que melhor represente e una as características de seus mercados-alvo.

Adivinha? Sim, isso é exatamente o que você encontrará no Canadá!

Isso porque, por compartilhar um de seus idiomas e fazer fronteira com os Estados Unidos, entre outros motivos, a sintonia com o mercado americano é natural. Já as características europeias enxergadas no Canadá podem ser explicadas, principalmente, pela colonização francesa e clima frio.

Leia Também:  Abrir Uma Franquia ou Empresa Própria: Em Qual Investir?

Outra enorme vantagem de escolher a Terra do Maple como a casa de seu projeto piloto é o tamanho do mercado. Se por um lado você terá uma metrópole como Toronto e outras grandes cidades para testar seus produtos e serviços, por outro, o panorama geral é de uma dimensão enxuta, de forma que sua análise não seja prejudicada.

Em outras palavras, você poderá interagir com a Terceira maior cidade da América do Norte – Toronto – mas, ao mesmo tempo, em um país com pouco mais de 36 milhões de habitantes. Tamanhos e condições ideais para observar a resposta de um público de amostragem global.

3. Legislação descomplicada e menos burocracia

Veja se você se identifica com essa história: você investe em conformidade tributária, se adequa às normas trabalhistas e contrata especialistas para ter todas as certidões necessárias para sua operação. Após um mês, a legislação é alterada e todo o investimento é perdido, enquanto seu negócio precisa se adequar por inteiro à nova demanda estatal.

Leia Também:  81 Tributos que Todo Empreendedor Deve Conhecer

No Brasil, essa situação é extremamente comum. As leis não são apenas complexas, mas também estão em constante alteração, gerando alta insegurança jurídica e econômica. Claro, sem falar na pesada carga tributária e reflexos operacionais.

Ao contrário do Brasil, no Norte das Américas a dificuldade de empreender é muito menor, especialmente quando se fala em legislação e impostos.

Não por acaso, o Canadá figura entre os países com os melhores ambientes de negócios no mundo, enquanto o Brasil ocupa a 125ª posição — em queda livre nos anos recentes. Aliando essas estatísticas aos dados de custo de vida, IDH e outros índices, fica fácil compreender porque cada vez mais brasileiros se mudam para o território canadense.

4. Logística e infraestrutura altamente desenvolvidas

Transporte de qualidade, saneamento básico, estrutura de telecomunicações… o que faz a diferença para as operações do seu negócio?

Na verdade, é muito improvável que você não encontre no Canadá as condições ideais para suas atividades: o país alcançou a 12ª posição do ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial, enquanto o Brasil passou a ocupar o 72º lugar. Além de infraestrutura, esse estudo também analisa fatores essenciais para um empreendimento, como mercado de trabalho, estabilidade macroeconômica e adoção de tecnologia da informação.

Sob outra perspectiva, este tópico também carrega informações que fazem muita diferença na qualidade de vida oferecida por cada país. É claro, se você está considerando migrar suas atividades para o Canadá, também deve estar de olho em como será sua nova casa, certo?

5. Mão de obra qualificada e produtiva

Ao passo em que o Brasil está nos 88º e 45º lugares em educação e qualidade de mão de obra, respectivamente, os números do Canadá são bem mais atraentes: 2ª posição em educação e 15ª para a qualidade da mão de obra. Os dados são do relatório de capital humano do Fórum Econômico Mundial.

Na pesquisa de produtividade da mão de obra dos países que compõem o G20, o Brasil ocupa a penúltima posição. No mesmo estudo, a Canadá aparece na vice-liderança.

Formar equipes eficientes e enxutas é um dos maiores desafios de muitos empreendimentos, mas no Brasil essa tarefa é quase impossível. Quando paramos para analisar a situação canadense, percebemos que o país ocupa um status de vanguarda, mesmo quando comparado com as principais economias do mundo.

6. Presença de fornecedores preparados e competitivos

Uma das principais características de um bom empreendedor é o otimismo: enxergar oportunidade enquanto a maioria vislumbra dificuldade. Assim, essa 6ª razão para abrir um negócio no Canadá é especial.

Fornecedores qualificados e com soluções de ponta estão à sua disposição nas mais diversas demandas.

Em um mercado desenvolvido e competitivo como o canadense, você pode esperar uma concorrência maior e mais preparada, é claro. Mas o outro lado da moeda também é verdadeiro: fornecedores qualificados e com soluções de ponta estão à sua disposição nas mais diversas demandas.

Leia Também:  Segurança ou Risco

Ao adaptar seus produtos e serviços para seu novo público, mostrando-se realmente disposto a entender a solução esperada por cada cliente, você verá que estar em um ambiente de alto nível de competitividade é algo muito positivo.

7. Acesso a juros amigáveis e sistema bancário desenvolvido

Como Abrir Um Negócio No Canadá
Abrir uma empresa no Canadá não é tão difícil assim.

Só quem já tentou contar com a ajuda de linhas de crédito corporativo no Brasil sabe o quanto esta vantagem é importante.

Contar com programas de financiamento empresarial ou até microcrédito no território brasileiro pode ser algo muito complicado e caro, especialmente para pequenos negócios.

Seja pelos juros exorbitantes, pela insegurança, por burocracias ou por exigências impraticáveis, o fato é que empreender no Brasil pode ser inviável caso o empresário não disponha de recursos próprios. Com uma taxa de juros tão alta, o panorama não poderia ser diferente.

 

Em um estudo que analisou as taxas de juro real de 40 economias mundiais, você pode compreender como o seu negócio pode ser beneficiado com uma expansão para a América do Norte: na medida em que o Brasil pontuou como o 5º maior índice, com 4,00%, o Canadá cravou a 20º posição, com uma taxa de -0,12%.

Aliando esses números ao fato de que o sistema bancário canadense é o sexto mais desenvolvido do mundo, à frente de países como Japão, Suíça e Alemanha, além do Brasil, que ocupa a 32ª posição, você pode traçar um ambiente financeiro mais seguro para sua empresa.

8. Pelo desafio de sair da zona de conforto

Você já ouviu um atleta profissional explicar os motivos de deixar seu país de origem para disputar uma liga de nível mundial no exterior? Sim, aumentar a dificuldade dos desafios é um traço comum às pessoas competitivas e sonhadoras, e isso inclui os empreendedores.

É possível que você pudesse optar por outras alternativas para sua carreira, mas você escolheu construir um negócio com a sua cara, com a sua visão. Elevar esse projeto a outro nível é um caminho natural.

Faça isso porque você pode, porque você é capaz. Faça isso porque atingir metas e buscar o melhor resultado está no DNA de um empreendedor.

Por isso, a 8ª razão para abrir um negócio no Canadá é emblemática: faça isso porque você pode, porque você é capaz. Faça isso porque atingir metas e buscar o melhor resultado está no DNA de um empreendedor.

Como abrir um negócio no Canadá. A importância de estabelecer um projeto de internacionalização

É verdade, almejar voos maiores e ser otimista são excelentes aspectos para o perfil de alguém que deseja expandir suas próprias fronteiras, mas isso não quer dizer que você precisa tomar riscos desnecessários.

O primeiro passo para o êxito no Canadá é estabelecer um projeto de internacionalização detalhado e realista. Assim, você estará preparado para seu processo de adaptação ao novo mercado.

Para garantir que seu projeto de internacionalização seja compatível com a sua realidade e as condições que você terá à disposição no Canadá, conte com a ajuda de especialistas locais, como a Lucalex, que presta assessoria completa para a integração de negócios brasileiros ao Canadá.

Sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here