5 Dicas Importantes Para Quem Quer Ser Um Revendedor

Muitos acham que revender parece ser um trabalho simples: “basta mostrar os catálogos para as clientes e ganhar muito dinheiro!” Mas a realidade não é bem assim. Como acontece em qualquer outro ramo, o revendedor precisa de planejamento e dedicação para divulgar o trabalho e aumentar suas vendas. Além disso, existem regrinhas em relação ao treinamento e à comissão, mas atuar como revendedor de marcas consagradas poder ser uma boa oportunidade!

Se a ideia agradou mas você não sabe exatamente qual caminho seguir, fique tranquilo. Alguns passos podem ajudar você a encontrar o modelo de negócio ideal. A consultora de marketing Caron Beesley reuniu algumas dicas no portal da Small Business Administration. Confira cinco delas abaixo.

1. Encontre o Produto Certo

O primeiro passo é escolher o produto ou serviço para revender. Não é necessário que você seja um especialista naquela área, mas sim que você tenha algum conhecimento e demonstre interesse e motivação.

Investimento emocional também é necessário para que seu negócio tenha sucesso. Por fim, é preciso pesquisar o mercado e entender o funcionamento dos negócios na área escolhida.

2. Esteja Atento às Questões de Segurança

Na hora de buscar empresas parceiras para atuar como revendedor, você deve ficar atento. Fraudes na área podem acontecer, e muitas vezes o empreendedor acaba seduzido por ideias promissoras, mas que se tratam de golpes. Para avaliar corretamente, pesquise na Internet e procure saber se a empresa possui certificados e garantias de credibilidade.

3. Tenha um Plano de Negócios

O plano de negócios é importante em qualquer área, e para atuar como revendedor não é diferente. Assim que você decidir em qual oportunidade de negócio vai atuar, comece a formalizar suas ideias através dessa ferramenta. Com ele, ficará mais fácil definir uma visão clara dos objetivos e também como alcançá-los.

Nós do Super Empreendedores sugerimos o SmartBusinessPlan, um software para desenvolvimento de Planos de Negócios, muito simples e intuitivo, que poderá ajudá-lo a fazer seu planejamento financeiro. Clique aqui para maiores informações.

4. Entenda Bem Como Funciona O Modelo de Remuneração

Principalmente se você estiver atuando como revendedor de uma determinada marca, é importante entender o modelo de remuneração dos negócios. Normalmente, os revendedores são compensados por taxas de compra ou porcentagens sobre as vendas. Para garantir a rentabilidade, negociar os termos do contrato pode ajudar. Em alguns casos, você deverá abrir uma MEI ou emitir um comprovante como autônomo. Conforme a marca com a qual trabalhar, não precisará abrir empresa (Natura, Avon, Tuppleware)

5. Revendedor Também é Um Proprietário de Negócio

Não se esqueça que ser revendedor também exige ser proprietário de uma empresa. Isso significa que há detalhes como licenças e autorizações específicas para atuar. Informe-se sobre isso e saiba exatamente o que é necessário para abrir um negócio na localização em e no ramo que pretende atuar. Como mencionei acima, em alguns casos será necessário abrir uma micro empresa ou uma MEI. Informe-se junto ao Sebrae.

Artigo publicado em parceria com Payleven.