Inevitavelmente ocorrerão diversos problemas na sua empresa e você será obrigado a lidar, uma vez que decidiu abrir seu próprio negócio. Como proprietário e líder de uma empresa, é parte do seu trabalho tentar comedir ao máximo os problemas que surgem e lidar com eles de forma eficaz, para minimizar qualquer impacto possível.

Porém, pode ser complicado solucionar alguns dos problemas que nos deparamos diariamente. O potencial de deixá-los de lado é comum e alto, pois são diversos problemas ocorrendo ao mesmo tempo. Isso resulta em soluções “bombeiro”, apaga o fogo por cima, mas não resolve aquela faísca que poderá voltar a acender, ou seja, os problemas subjacentes.

Claramente, este é um problema em si, mas existem algumas estratégias que permitirão tratar de forma mais adequada os problemas comuns enfrentados em um ambiente empresarial.

1. Qual é O Verdadeiro Problema?

Muitas vezes, acontece de o empreendedor ver algo ruim acontecer nos negócios e já rotulá-lo como um problema.

Pode até ser um problema que as vendas caíram, mas, a queda das vendas não são realmente o problema, eles são um sintoma de algo mais profundo. A questão real, por exemplo, é que você não mudou seu modelo de negócios para incluir um aplicativo para o seu website, diferente dos seus concorrentes, resultando na perda de clientes por causa do maior nível de conveniência que os outros oferecem.

Em outras palavras, nós temos uma tendência de ver os sintomas do problema subjacente como o problema principal. Quando se trata de identificar o verdadeiro problema, é necessário ser extremamente crítico e analista, olhar para a situação com cuidado e entendê-la completamente.

Por isso, vovó já dizia: quem tem pressa, come cru! Não deixe se levar pela pressão do momento e do problema, isso acaba em ações ineficazes ou inadequadas que poderão piorar ou prolongar os problemas.  Para lidar corretamente com um problema, você precisa considerar o quadro com uma visão macro.

2. Solução ou Oportunidade?

Encontrar a causa da raiz de um problema subjacente é obrigatório.

A estratégia-chave é olhar para um problema de todos os ângulos e considerar todas as oportunidades que possam estar ocultas sob a superfície. Claro, isso pode ser bem mais fácil dizer do que fazer.

As empresas estão sempre à procura da resolução de problemas. A abordagem tradicional é atacar o problema com dados e pesquisa de mercado. No entanto, a inovação parece ser a chave para a resolução de problemas. Por isso, o primeiro passo para implementar este método é olhar para a oportunidade dentro do problema. Para ajudar, sugiro a leitura deste artigo sobre criatividade.

3. O Que é Necessário para a Resolução de Problemas

Enquanto a chave é encontrar soluções viáveis e inovadoras para os problemas que surgem, existem potenciais obstáculos para encontrar e implementar essas soluções.

Estas barreiras são normalmente relacionadas com a falta de comunicação adequada e a ausência de uma estratégia. Para se livrar dessas barreiras é necessário:

  1. Transparência na comunicação em todos os níveis da organização;
  2. Diminuir a hierarquia dentro de uma organização e aumentar a colaboração interfuncional em um ambiente de equipe;
  3. Manter a mente aberta em todos os aspectos de negócios e comunicação como parte da resolução de problemas e inovação. Isso ajudará a impulsionar sua empresa para frente.

Lembre-se que implementar mudanças sem ter uma estratégia sólida por trás dela, resultará na troca de um problema por outro. Colaboração e estratégias alinhadas são necessárias para qualquer mudança ser eficaz e durar a longo prazo.

Por fim, se adapte!

A coisa mais importante quando se trata de resolução de problemas no mundo dos negócios é a capacidade de se adaptar. A necessidade de adaptação surge sempre com problemas, pois a fim de resolvê-los, foi necessária uma mudança.

As empresas que não são capazes de aceitar uma mudança acabarão sendo deixadas para trás, ainda mais nos dias de hoje que temos a tecnologia e a internet avançando tão rapidamente.

Qualquer empresa que conseguir identificar a raiz dos problemas que fazem parte de um conjunto de sintomas, poderão mergulhar a fundo e descobrir maneiras mais inovadores para atender as necessidades da empresa e, como resultado, dos seus clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here