O mercado de investimentos está cheio de oportunidades, e, no caso dos empreendedores de primeira viagem, investimentos de baixo risco, que permitem usar as habilidades e atingir o sucesso dentro de pouco tempo são determinantes para começar. É por isso que as franquias são boas opções para eles.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os esforços das franquias no ano passado superaram as previsões de crescimento feitas pela instituição que era entre 6% e 8%. Em 2016, esse mercado teve índice de crescimento de 8,3% na receita em relação ao ano de 2015.

São mais de 3 mil marcas em operação que geram mais de um milhão de empregos em quase 150 mil unidades de franquias no país.

Esse resultado positivo vem do profissionalismo e da dedicação das marcas e dos franqueados em um cenário econômico crítico. A busca por eficiência, a expansão para novos mercados e a realização de ações inéditas atraíram os consumidores, que impulsionam o sucesso das franquias em todo o Brasil.

Para os franqueados – muitas vezes empreendedores que estão começando a atuar nesse negócio –, o modelo de franquia é atrativo. Você irá administrar uma marca estabelecida no mercado, testada e comprovada, com um plano de negócios já definido e, ainda, terá assistência e treinamento contínuo feitos pelo franqueador.

Para embarcar rumo ao mundo das franquias, é recomendado que o empreendedor tenha o perfil do segmento para que possa usar as próprias habilidades para comandar a sua unidade. Além disso, ele deve possuir o investimento necessário, que é aprovado pelo franqueador.

Segundo a ABF, a taxa de mortalidade no setor de franquias é de apenas 5%. Em comparação, de acordo com o Sebrae, nas micro e pequenas empresas próprias, ela chega a 46%.

Tudo isso garante muito mais segurança para um investidor iniciante. Ainda segundo a ABF, a taxa de mortalidade no setor é de apenas 5%. Para efeitos de comparação, de acordo com o Sebrae, nas micro e pequenas empresas próprias, ela chega a 46%.

As Dúvidas Mais Comuns

Quem está pensando em investir em uma franquia precisa entender sobre esse universo antes de começar. Aqui estão as respostas para as suas principais perguntas:

O Que é Uma Franquia?

Franquia é uma modalidade de negócios em que um franqueador (o dono da marca) cede a um franqueado (o interessado em abrir a franquia) os direitos de uso de marca ou patente, de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços e de uso de tecnologia de implantação e administração do negócio.

Para isso, o franqueado realiza a remuneração ao franqueador, sem a criação de um vínculo trabalhista. Dessa forma, o franqueado possui um empreendimento próprio.

Quanto Custa Uma Franquia?

Cada franquia possui um custo inicial para que você se torne um franqueado. Há opções com investimento inicial na faixa dos R$ 5 mil, mas esse valor pode chegar a milhões de reais, dependendo do negócio.

Além da taxa de franquia, é preciso que o investimento contemple também taxas de royalties e publicidade, além dos custos fixos para a manutenção do negócio, como aluguel do espaço, salário dos funcionários e impostos devidos.

Onde é Possível Abrir uma Franquia?

As franquias podem ser abertas em qualquer lugar do país, dependendo da aprovação do franqueador. As grandes cidades concentram a maior parte das franquias brasileiras, sendo São Paulo a que mais se destaca, com 13% desse tipo de negócio do país, seguida do Rio de Janeiro, com 6%, segundo a ABF.

Uma das tendências do setor é a expansão para o interior do país. Apenas 42% do Brasil tem sido explorado pelas franquias, havendo ainda um grande mercado para ser atingido, com custo baixo e intenção de compra dos consumidores.

Apenas 42% do Brasil tem sido explorado pelas franquias. #empreendedorismo #franquias #negocios Click To Tweet

A internacionalização das franquias também começa a se mostrar como uma possibilidade de expansão. Atualmente, só 138 marcas nacionais operam em 61 países, principalmente nos Estados Unidos.

Quais são as Melhores Opções?

Existem muitos tipos de oportunidades de negócios em franquia. As categorias vão desde as mais tradicionais, como alimentação e vestuário, até as mais inovadoras, como educação e serviços automotivos, em formatos variados, de loja até venda de porta em porta.

Um dos segmentos mais promissores é o de serviços voltados para o bem-estar, como é o caso da lavanderia Lava e Leva. Essa rede de franquias permite facilitar os cuidados com as roupas de indivíduos e famílias, com um plano fixo por mês para a lavagem de roupas.

Outros setores que estão se destacando são os voltados ao mercado de animais de estimação, aos idosos e aos serviços automotivos.

Como Funciona a Burocracia?

O crescimento das franquias desde os anos 90 tornou necessária a criação da Lei nº 8955/94, conhecida como Lei de Franquias, específica para essa modalidade de negócios. Atualmente, está em tramitação uma complementação dessa lei.

A Lei de Franquias determina a apresentação da Circular de Oferta de Franquias (COF), documento que descreve e objetiva o negócio. Ele deve ser entregue ao franqueado com dez dias de antecedência da assinatura do contrato para que você possa avaliar a proposta antes de fechar de fato o negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here