Muitos empreendedores ainda caem na armadilha de achar que o seu fluxo de caixa sempre estará abastecido e o capital de giro sempre à sua disposição, mesmo diante de turbulências e imprevistos, que fazem parte do amadurecimento de qualquer negócio.

A maioria, por não possuir experiência o suficiente para empreender por conta própria, recorre aos financiamentos empresariais como alternativa para organizar e equilibrar suas finanças.

Entretanto, por estarem em uma situação de vulnerabilidade, a linha de crédito solicitada é automaticamente negada. Esse protesto faz com que o micro pequeno empreendedor fique em um beco sem saída, se sentindo preso em um cenário extremamente desfavorável e sem perspectivas de melhoras para o seu negócio.

Diante desse cenário, o factoring online surge como uma excelente alternativa para resgatar a saúde financeira das micro e pequenas empresas.

Mas, afinal de contas, o que é factoring e como isso pode fazer seu negócio se tornar mais lucrativo e rentável?

Nos próximos parágrafos, você vai entender melhor como essa sociedade de fomento mercantil online funciona e quais são os seus diferenciais em comparação a outras empresas do mesmo segmento de mercado.

O que é Factoring Online

Factoring Online - Credito Empresarial
Imagem: Shutterstock.

Como forma de oferecer ao micro e pequeno empreendedor as condições ideais para reestruturar suas finanças empresariais e produzir capital de giro para abastecer o seu fluxo de caixa, surgiram as sociedades de fomento mercantil mais conhecidas como empresas de factoring.

O factoring online parte do princípio de que o crédito para micro e pequenas empresas negativadas deve ser facilitado, sem excessos de burocracias no momento da sua aquisição e acima de tudo, sem exorbitantes taxas de juros embutidas.

Apesar de possuir o mesmo objetivo do factoring tradicional (criar melhores condições para que pequenas e médias empresas possam ter acesso mais fácil ao crédito empresarial), o factoring online aposta na web para oferecer um atendimento mais rápido e descomplicado para os pequenos empresários.

Uma empresa de fomento mercantil com atividades 100% focadas na internet, essa é uma das principais mudanças que o factoring online vem tentando trazer para o mercado de factorings como um todo.

O acesso às linhas de crédito deve ser um direito para empresas negativadas, principalmente aquelas de micro e pequeno porte que precisam reorganizar suas finanças empresariais e movimentar o seu fluxo de caixa.

Como toda operação de fornecimento de crédito, o fomento mercantil online sai na frente das demais empresas de fomento mercantil e instituições financeiras ao oferecer uma taxa de juros mais baixa e menos onerosa para o micro e pequeno empreendedor.

O acesso às linhas de crédito deve ser um direito para empresas negativadas, principalmente aquelas de micro e pequeno porte que precisam reorganizar suas finanças empresariais e movimentar o seu fluxo de caixa.

Ao apostar na transparência e ausência de burocracias, o factoring online estabelece um elo de confiança maior entre a empresas de fomento mercantil e o micro e pequeno empresário.

Este é o caso de Claudio, fundador de uma empresa de produção e comercialização de tintas customizadas. Ao conhecer o factoring online, ele logo percebeu uma significativa diferença entre a instituição bancária com a qual trabalhava e o factoring online: o atendimento rápido e descomplicado da plataforma online da empresa de fomento mercantil.

“O diferencial do factoring online em comparação com o tradicional é a praticidade de descontar suas duplicatas e antecipar seus recebíveis tudo pela internet, de forma prática e sem burocracia. O atendimento por e-mail e telefone também evita gastos com deslocamento, além de facilitar todos os trâmites envolvidos”, avalia o empresário.

Como uma Factoring Online pode te ajudar a organizar suas finanças empresariais

Trabalhar o equilíbrio das contas da sua empresa e manter um bom relacionamento com seus clientes se torna uma tarefa mais fácil a partir do momento em que o factoring online entra em ação.

A metodologia de trabalho por trás dessa empresa de fomento mercantil se baseia em determinado um fluxo de trabalho. Quando seguido à risca, o acesso ao capital de giro se torna mais fácil e democrático, podendo ser usado para reestruturar suas finanças empresariais e otimizar o fluxo de caixa da sua empresa. Ele consiste em dois pontos principais que norteiam o trabalho do factoring online: o desconto de duplicatas e antecipação de recebíveis.

Desconto de Duplicatas

Factoring Online - Antecipação de Recebíveis
Imagem: Shutterstock.

Ao descontar suas duplicatas, o empresário tem acesso imediato às suas vendas compradas a prazo na forma de recebíveis antecipados. Essas duplicatas de venda a prazo podem ser convertidas em capital de giro para o microempreendedor reabastecer o fluxo de caixa da sua empresa, permitindo assim uma melhor negociação com clientes e fornecedores.

Quando uma factoring online realiza esse trabalho de desconto de duplicatas, o pequeno e microempreendedor, por sua vez, deixa de recorrer a empréstimos com instituições financeiras, tendo ao seu favor a possibilidade de usar seus próprios recursos para produzir capital de giro para seu negócio.

Além de proporcionar um menor risco de endividamento e evitar com que a micro e pequena empresa caia na inadimplência, o desconto de duplicatas evita com que o empreendimento corra o risco de se tornar inadimplente.

Outra vantagem por trás do desconto de duplicatas a partir de uma factoring online é o seu foco direcionado para o micro e pequeno empreendedor que teve um pedido de crédito protestado. Por estarem no vermelho, muitos empresários não se encaixam no principal requisito pelas factorings tradicionais: estar com nome limpo.

Antecipação de Recebíveis

A partir da antecipação de recebíveis com uma factoring online, o micro e pequeno empresário consegue descontar suas duplicatas sem se sentir obrigado a reunir uma quantidade mínima de títulos, premissa básica para contratar uma empresa de factoring tradicional.

Mesmo contando com um faturamento mensal mais baixo e localizado fora dos grandes centros urbanos, onde o acesso a uma empresa de fomento mercantil é mais difícil, o micro e pequeno empreendedor ainda pode descontar suas duplicatas e antecipar seus recebíveis com uma factoring online.

Essa vantagem faz com que os micro e pequenos empreendedores não precisem recorrer aos chamados agiotas profissionais, indivíduos que oferecem empréstimos mediante uma elevada taxa de juros. Dependendo do caso, essa taxa pode alcançar valores estratosféricos e comprometer ainda mais a atual situação do micro e pequeno empreendedor que precisa de crédito empresarial.

Apesar de ser uma atividade regulamentada e permitida, o factoring tradicional ainda continua sendo uma alternativa para poucas empresas, principalmente para as de pequeno porte.

A falta de transparência em relação aos juros embutidos, muitos deles compostos por várias tarifas escondidas, abre espaço para o factoring online se posicionar como uma escolha muito mais inteligente e segura para a saúde financeira do seu negócio, que pode ganhar uma sobrevida a partir do desconto de duplicatas e da antecipação de recebíveis.

Conclusão

Agora você entendeu como o desconto de duplicatas e a antecipação de recebíveis podem ser úteis para reestruturar as finanças da sua empresa. Deixe um comentário abaixo caso este post tenha lhe ajudado!

SmartBusinessPlan


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here