O IPO é uma sigla em inglês que ouvimos falar por aí, mas nem sempre sabemos ao certo o que é. Este é um assunto que gera muitas dúvidas até mesmo na mente dos empreendedores. Talvez por ser um processo complexo onde grandes empresas precisam se dedicar para realizá-lo.

Para ajudar a tornar esse assunto um pouco mais claro, vamos falar um pouco sobre o IPO, suas vantagens e desvantagens e o que tem levado empresas brasileiras a realizá-lo no exterior.

O que significa IPO?

A sigla IPO significa Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial, na tradução para o português. É quando uma empresa vende ações ao público pela primeira vez. O processo também é chamado de abertura de capital.

Após realizar IPO, a empresa começa a ser listada na Bolsa de Valores, e os investidores podem negociar suas ações.

O principal motivo da abertura de capital é a captação de recursos para que a empresa consiga financiar suas atividades e se desenvolver ainda mais. Porém, como todo processo, o IPO também possui seus prós e contras.

Vantagens e desvantagens do IPO para a empresa

O momento da abertura de capital é muito importante para a empresa, afinal isso mostra que ela conseguiu ser bem-sucedida a ponto de precisar de mais recursos para continuar a crescer.

O IPO gera lucro aos proprietários e pode ser um retorno bem interessante depois de todo trabalho que eles dedicaram à instituição. Outra vantagem pode ser a atração de melhores profissionais oferecendo a opção de receber ações. A empresa pode, por exemplo, optar por pagar salários menores aos primeiros executivos e, em troca, eles podem ter um retorno substancial com suas ações após a abertura de capital.

Em contrapartida, o IPO no Brasil é um processo muito caro e burocrático, que demanda muito trabalho. Os executivos precisam ficar atentos para não focar demais neste processo e deixar de lado atividades essenciais para o bom funcionamento da empresa, o que pode prejudicar seus lucros. Os proprietários também precisam agir com cautela para não acabar perdendo o controle da organização.

Além disso, uma empresa de capital aberto, passa por apurações muito mais intensas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e também dos acionistas. Isso pode fazer com que muitos detalhes sobre a empresa e seus proprietários se tornem públicos e, consequentemente, acessíveis aos concorrentes. Essa falta de sigilo dos negócios pode acabar prejudicando a instituição.

Por que empresas brasileiras buscam realizar IPO no exterior?

O alto custo que uma empresa tem para abrir o capital no Brasil e ter suas ações negociadas na Bovespa, está fazendo que algumas empresas busquem a Bolsa de Valores de outros países para realizar o IPO.

Dois exemplos recentes são a Decolar.com e a Netshoes. A primeira delas, anunciou que já protocolou seu pedido para ter suas ações negociadas na New York Stock Exchange, também conhecida como NYSE, a Bolsa de Valores de Nova York.

Já a Netshoes, está um pouco mais avançada no processo: em abril deste ano, a empresa abriu capital na bolsa norte-americana.

A Bovespa afirma que o custo para entrar no segmento é semelhante a de outros mercados no exterior, mas essa afirmação divide opiniões. Muitos especialistas da área alegam que no Brasil o processo é mais caro que no exterior.

O processo de IPO demora cerca de um ano e custa mais de R$2 milhões em taxas, honorários e demais despesas. Além dessas taxas iniciais, as empresas também precisam pagar cerca de um milhão de reais anualmente, apenas por ser uma empresa pública.

Ter empresas realizando abertura de capital é um bom sinal sobre a força do mercado de ações e também sobre a saúde da economia. Apesar de possuir algumas desvantagens, o IPO pode sim ser muito saudável para a empresa e para o mercado de maneira geral.

É importante que os proprietários interessados em abrir o capital de sua empresa estejam devidamente preparados para enfrentar o processo e que a instituição esteja bem estruturada. Dessa forma, é possível desfrutar das vantagens e benefícios que o IPO pode trazer para todos os envolvidos com a organização.

GestãoClick Gestão Empresarial


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here