Tirar um projeto do papel não é uma tarefa simples, é preciso planejamento, conhecimento sobre a área que irá atuar, conhecimento de mercado e dinheiro para poder investir nesta nova empreitada. Porém, conseguir investimento financeiro pode ser um dos recursos mais importantes para o seu negócio e também o mais difícil.

Se você está nesta fase de captação de recursos para transformar a sua ideia em realidade, separamos 7 formas de captar dinheiro para investir na sua empresa. Confira!

1. Incubadoras

As Incubadoras são as mais buscadas quando o assunto é acelerar o crescimento de uma empresa que está ganhando tração.

O objetivo é trazer a empresa para um ambiente que estimule a criação e desenvolvimento, dando suporte de infraestrutura, assessoria jurídica e mentores. Nestes ambientes outras empresas iniciantes convivem diariamente, o que cria um ecossistema de startups muito enriquecedor.

2. Crowdfunding

O Crowdfunding é conhecido aqui no Brasil como “vaquinha online”, onde a empresa apresenta a sua ideia, define quais os recursos necessários para tornar a sua ideia real, estipula o que será feito caso apenas parte do investimento seja alcançado, ou seja, definem um valor mínimo para criarem o MVP ou Mínimo Produto Viável.

Seria uma versão funcional do protótipo, mas que é essencial para que os investidores vejam o potencial dos fundadores da empresa.

Leia Também:  Empréstimos Com Juros Baixos: Conheça 3 Opções Para Sua Empresa

3. Empréstimo bancário

O empréstimo bancário é com certeza a forma mais antiga de captar recursos para uma empresa. Atualmente os bancos possuem várias linhas de créditos, com planos especiais conforme o perfil do empreendedor, para conceder financiamento mesmo para aqueles que estão começando do zero.

Como todo empréstimo bancário, é preciso que o empreendedor leia atentamente as cláusulas, principalmente as taxas e juros, afinal esta é a forma na qual o banco lucra ao emprestar dinheiro.

4. Investidor anjo

O empresário individual pode também buscar um “Investidor Anjo”, que é um empresário com recursos e larga experiência em gestão de negócios, que vê na sua empresa, uma oportunidade de aumentar o seu capital.

Normalmente ele irá exigir parte da sua empresa, seja 5% ou 80%, tudo depende do estágio do seu negócio e da sua experiência.

Leia Também:  Como Atrair Investidores para O Seu Negócio?

É preciso avaliar o que este investidor irá agregar ao seu negócio, pois muitas vezes vai muito além do dinheiro. Um investidor mais experiente, terá acesso a outros empresários e grupos, que podem facilitar o crescimento da sua empresa. Esta forma de conseguir investimento é talvez a mais difundida no mercado, principalmente por conta de programas como o Shark Tank, porém tudo deve ser avaliado com muita cautela.

5. Encontre um Sócio

Para quem tem pouco ou nenhum dinheiro para abrir um negócio, encontrar um sócio pode ser uma solução.

Ter uma pessoa que esteja olhando para a mesma direção que você, é tão importante quanto o investimento financeiro.

Se você é a pessoa que tem mais experiência na administração de negócios, é possível criar um contrato onde o sócio apenas faz o investimento e você gerencia o negócio.

Embora este seja um modelo comum de sociedade e pareça ser muito eficiente, é preciso ter cuidado no momento de criar o contrato, pois as obrigações, funcionamento da empresa, divisão de lucros, e demais atividades, devem ficar bem claras no contrato.

Lembre-se que a sociedade é como um casamento, por isso é preciso muita conversa, planejamento e sinergia entre os sócios.

6. Capital próprio

Outra forma de conseguir investimento para o seu negócio é com o capital próprio, seja juntando dinheiro através dos anos, vendendo seus bens, recursos com familiares, etc.

A vantagem deste formato, é que você não irá contrair dívidas, porém pode levar mais tempo para levantar os recursos necessários.

7. Agências de Fomento

As agências de fomento também são boas opções para quem deseja abrir uma empresa.
Se a sua ideia requer pesquisa e inovação, principalmente na área de tecnologia, instituições como a FAPESP e Senai oferecem financiamento.

Elas regularmente publicam editais com empréstimos com taxas de juros baixíssimas.
Também há agências de fomento como: BNDES, FINEP e CNPq que podem financiar o seu projeto.

Acompanhe as redes sociais destes órgãos para ficar por dentro dos editais.

Abrindo a sua empresa

Para realizar qualquer tipo de captação de recursos, é preciso ter uma empresa aberta, seja ela MEI, EI, EIRELI ou Sociedade Limitada Unipessoal. A vantagem destas modalidades, é que não é obrigatório ter um sócio.

Cada modalidade possui limitações e atuações diferentes. Por exemplo o MEI, que pode ter um faturamento anual de no máximo R$81.000,00, enquanto o do EI é de R$360.000,00. Se você tem dúvidas sobre qual se encaixa no seu perfil, recomendo a leitura sobre como abrir empresa online.

Após ter aberto a sua empresa, agora será necessário avaliar qual a melhor forma de conseguir um investimento.

Avalie cada uma das formas que nós apresentamos, lembre-se de planejar cada etapa, porém é muito importante ter em mente que quando o assunto é administração de negócios, a “planilha aceita tudo”, ou seja, nem tudo que você projetou irá ocorrer exatamente da mesma forma, por isso é importante estar pronto para as adversidades.

Gostou deste artigo? Então deixe sua opinião nos comentários, queremos saber como você está captando recursos para a sua empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze − 12 =