É inegável que a crise econômica tenha afetado todos os setores do país. Basta andar pelos grandes centros urbanos para encontrar dezenas de lojas fechadas, com placas de aluga-se ou vende-se. As que ainda não fecharam, muitas vezes trazem o tradicional ‘Passa-se o Ponto’.

Como consequência da crise, os consumidores acabam tendo que rever suas prioridades em casa. A troca do sofá fica para o ano que vem. A nova TV ficará na vontade, enquanto a antiga ainda estiver funcionando. Aquele curso de natação terá que esperar mais um pouco. Se este cenário lhe parece familiar, seja bem-vindo, a crise te pegou também.

Como os clientes deixaram de comprar, as empresas precisam rever seus investimentos. E nesta hora, surgem muitas perguntas na mente do empreendedor.

Que medidas posso tomar para reverter este cenário incerto?

Como atrair clientes para a loja sem gastar meu capital de giro com propaganda?

O que posso fazer para facilitar a compra e o pagamento se os juros do cartão de crédito estão muito altos?

Pois senhoras e senhores, eu tenho uma sugestão!

O Crediário Próprio

O crediário próprio tem sido usado por muitos lojistas como uma forma criativa e muito eficiente de facilitar os pagamentos para o cliente. Você não perde a venda e ainda mantém seu cliente fiel e bem próximo de você. De quebra, seu cliente pagará menos juros que os cartões. Ainda que o país passe por uma crise econômica, com esse método de pagamento, sua loja pode crescer e se manter firme diante das turbulências.

As Vantagens do Crediário Próprio para a Sua Loja

Uma das inúmeras vantagens que o sistema de crediário próprio oferece ao seu cliente é a possibilidade de poder comprar um produto que talvez antes fosse impossível.

Vou dar o exemplo básico de uma loja de móveis que oferece pagamento por cartão de crédito. Em função dos altos juros do cartão, essa loja irá oferecer o pagamento de um armário de cozinha em no máximo 5 vezes. Pelo crediário, esta mesma loja poderia oferecer ao cliente, o pagamento em até 12 vezes (ou mais), sem onerar seu fluxo de caixa, muito menos o cliente, que pagará menos juros. Que tipo de pagamento este cliente irá preferir? Acredite, aconteceu comigo.

E esta não é a única vantagem. A seguir, listo 5 vantagens de se abrir um crediário próprio para a sua loja. Leia e depois me diga nos comentários, o que acha desse sistema.

1. Adeus ao Cartão de Crédito e aos Juros Altos

Os juros dos cartões de crédito tem assustado grande parte dos consumidores que utilizam esse recurso para comprar. Sejam juros embutidos ou explícitos, os clientes já estão pensando duas (ou mais) vezes antes de parcelar alguma compra.

A constante alta dos juros fez o consumidor fugir do endividamento e isso tem prejudicado as vendas no comércio. E eles estão certos. Ao mesmo tempo, os bancos reduziram os limites, o que fez com que o consumidor optasse por “poupar” o cartão e o usasse somente para contas mais emergenciais como o mercado, a farmácia e os postos de combustível. Se o consumidor precisa comprar algum calçado ou roupa nova, opta por fazer um crediário. Por que você acha que a Renner e a Riachuelo sobreviveram a tantas crises?

E já que o ‘mar não está para peixe’ e o consumidor esteja evitando esse meio de pagamento, a alternativa mais interessante é oferecer a ele o crediário próprio da sua loja. E uma das grandes vantagens que poderá oferecer ao seu cliente é justamente o “valor dos juros”. Como ele será definido por você, lojista, os juros ficarão bem abaixo dos praticados pelos cartões de crédito. Lembra-se do exemplo da loja de móveis? Com certeza seu cliente irá se lembrar da loja que oferecer crediário a juros mais baixos. Como dissemos neste artigo, Quer vender mais na crise? Diminua o pedaço da pizza!.

2. Acesso ao Histórico de Compras do Cliente

Para abrir um crediário próprio, você precisará reunir alguns dados essenciais do cliente e realizar uma análise de crédito. Dessa forma, você terá acesso a todo o histórico de compras dos clientes. Isso inclui os produtos que eles costumam adquirir, em quais lojas estão inadimplentes, em quais locais costumam comprar, enfim, informações valiosas para que você planeje quais as condições de pagamento serão oferecidas ao cliente.

A área de marketing também se beneficiará desse cadastro, pois a loja pode personalizar os serviços para cada tipo e grupo de clientes atendendo às suas necessidades de maneira única e mais assertiva.

3. Com o Crediário o Cliente Fica Mais Próximo

Todos nós sabemos que para tornar um cliente fiel, você tem que aproximar-se dele. Com o crediário próprio, você cria uma aproximação que as outras formas de pagamento não possibilitam.

O crediário permite adaptar a negociação para cada consumidor, oferecendo exatamente aquilo que ele precisa e com uma forma de pagamento muito mais facilitada.

4. Redução do Risco de Inadimplência

Como a inadimplência é uma das maiores preocupações dos lojistas, o uso do crediário próprio em sua loja pode aumentar esse risco, por isso é importante ter uma boa ferramenta de análise de crédito. Com o crediário, o relacionamento com o cliente fica mais estreito e pessoal.

Já para a cobrança, existem soluções criativas que podem ser adotadas, como por exemplo lembrar o cliente do pagamento via mensagem de texto para o celular ou e-mail, parabenizá-lo por ter pago o boleto e até conceder um desconto especial, caso ele antecipe o pagamento.

5. A Tecnologia Como Auxiliar do Crediário Próprio

Estar com sua loja totalmente integrada à tecnologia de crédito é proteger seu fluxo de caixa. E não estou falando de possuir todos os tipos de “maquininhas” de cartão sobre o balcão. Controlar a forma como você concede o crediário ao cliente é sem dúvida um dos fatores de sucesso de sua loja.

Mas como abrir crediário eficientemente e com a agilidade necessária?

Hoje existe à disposição do lojista, uma série de ferramentas para o gerenciamento de clientes. De CRMs como SalesForce e Pipedrive a intermediadores de pagamento como PagSeguro e Pagar.me.

Afinal, existem ferramentas para criação e gerenciamento de crediários?

Sim! Existe uma ferramenta e ela é genuinamente brasileira. A Meu Crediário é um software online para a geração de crediários, cuja proposta é oferecer uma nova forma de pagamento aos lojistas e seus clientes.

Além de todas as vantagens que mencionei acima sobre a abertura de crediários, a Meu Crediário engloba também ferramentas para o gerenciamento de clientes. Entre análise de crédito e consultas de proteção ao crédito, você também pode gerenciar seus clientes e acompanhar o desempenho de sua loja. Veja algumas de suas funcionalidades:

  • Analise o desempenho e eficiência do DCI sob as parcelas recebidas;
  • Avalie quais perfis de clientes estão gerando lucro e oportunidades de novas vendas;
  • Receba alertas diários, semanais e mensais por e-mail para agir rapidamente e garantir a sustentabilidade do negócio;
  • Saiba exatamente como está a inadimplência da sua loja comparada com o mercado.

Estas são apenas algumas das inúmeras funcionalidades que a Meu Crediário oferece. Visite o site e obtenha mais informações. Tenho certeza que essa é uma excelente opção para driblar a crise e aumentar suas vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here