Terminando nossa série de artigos sobre desenvolvimento de produtos, vou falar sobre a última etapa do processo desenvolvimento, a demonstração do produto.

Porque Preparar uma Demonstração do Produto?

Você está desenvolvendo um produto novo, isso significa que as pessoas não o conhecem, portanto ainda não o acham a coisa mais linda do universo. Seu objetivo é que após a demonstração, as pessoas vejam uma luz branca saindo do céu e ilumine toda a terra ao som de anjos querubins cantando o bolero de Ravel.

Ou seja, você precisa convencer a platéia, seja ela um cliente em potencial ou o seu chefe, de que o produto é bom. Cair nas graças da platéia te fará uma pessoa feliz, simples assim.

Quando Devo Demonstrar o Produto?

Sempre! Uma boa demonstração será útil tanto para mostrar sua visão para equipe de projeto ou para vender o produto para um cliente ou investidor.

Como Fazer para Demonstrar o Produto?

Um produto é definido pela sua forma e pelas funções que ele executa.

Se o seu diferencial é o design, prepare uma “casca” que mostre para as pessoas o quão bonitão ele é, sem necessariamente ter todas as funções. Caso o produto tenha alguma função inovadora que seja o seu destaque, uma caixa de papelão que execute as funções já mostra as características.

Analise o que a platéia quer ver e entregue isso. A velha política do pão e circo ainda vale para os dias atuais.

Características de Uma Boa Demonstração

Assim como o produto em si, a demonstração precisa ter os atributos CUS.

  • Credibilidade: Você precisa mostrar que o produto “aguentará o tranco” na hora de ir pro mercado. Imagina que feio falar sobre o seu hipercomputador e ele travar na hora da apresentá-lo?
  • Utilidade: Não corra o risco de passar vergonha fazendo uma mega apresentação sobre algo inútil. Demonstrar de forma magnífica um cometa para um dinossauro só incomodará o dinossauro e desperdiçará seu tempo.
  • Simplicidade: Quase ninguém se importa com “como o produto foi feito”. Mostrar ele funcionando na prática e convencer as pessoas de que isso fará a vida delas melhor é tudo que você precisa.

Demonstração de Boas Demonstrações

Borracha protetora: Aos 25 segundos é provado por A+B que o produto é confiável. Mostre o vídeo para seus amigos e repare na reação deles ao ver esse trecho do vídeo.



Liquidificador: A Blendtech fez alguns vídeos demonstrando seu liquidificador. Nesse vídeo um iPhone é testado, confira o resultado.

Mais vídeos da série Will it Blend aqui.

Conclusão
Uma imagem vale mais do que mil palavras. Quantas imagens será que valem uma boa demonstração?

  • Quando um produto não é tão bom apresentado, no marketing principalmente, existe a chance, dele não ter tanto sucesso?