Escolher um contador para sua empresa não é uma tarefa simples, afinal ele será o responsável por documentos e questões importantes envolvendo as finanças e a legalidade da sua empresa. É necessário escolher um profissional de confiança, qualidade técnica e que tenha disponibilidade para atendê-lo em momentos de urgência.

Confira abaixo algumas dicas e sugestões para acertar na contratação do seu serviço de contabilidade.

1. Verifique a Situação Cadastral do Escritório Contábil

Há uma série de documentos contábeis que requerem a assinatura de um contador devidamente regularizado junto ao órgão de classe. Consulte o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e o Conselho Regional de Contabilidade para checar os registros técnicos e a regularidade das inscrições do escritório nesses órgãos.

2. Busque Referências e Depoimentos Sobre o Serviço que Deseja Contratar

Busque Referencias Sobre o Contador
Imagem: Shutterstock.

No universo dos serviços, obter boas referências e bons depoimentos sobre qualquer serviço que se deseja contratar é muito importante. Consulte pessoas que foram atendidas pelo serviço de contabilidade que você deseja contratar; pergunte sobre a prestabilidade, a rapidez no atendimento e a qualidade técnica.

Leve em consideração também que boa parte dos processos contábeis independem do seu contador e podem variar de acordo com as burocracias, prazos e entraves governamentais. Muitas vezes, processos contábeis são travados por questões burocráticas que vão além da autonomia de seu contador, portanto, busque diferenciar.

3. Não Seja Guiado Apenas pelo Preço

O custo-benefício de sua contabilidade é um fator importante, mas lembre-se: melhor custo benefício não é sinônimo de preço mais baixo. Existem modelos de contabilidade que cobram valores baixíssimos, mas não oferecem atendimento, pecam nos prazos e não cobrem uma série de serviços que você iria precisar.

Faça uma lista de todos os serviços contábeis que são importantes para sua empresa, descreva o nível de rapidez e prontidão esperado para o atendimento e consulte se o serviço contábil que você quer contratar é satisfatório em relação aos benefícios esperados.

A partir disso, pesquise escritórios contábeis que estejam de acordo com tudo o que você listou e confira se o preço do serviço é compatível com seu orçamento. Caso não seja, reconsidere os benefícios esperados.

4. Confira os Serviços Contábeis Incluídos ou Não

Os escritórios contábeis apresentam uma série de serviços que estão inclusos na sua mensalidade e outros que não estão. Além do preço da mensalidade, avalie o preço dos serviços não inclusos já que, por uma questão de coerência, quando precisar de serviços contábeis extras, você recorrerá ao ser serviço de contabilidade atual.

5. Priorize a Contabilidade Online

Contabilidade Online
Imagem: Shutterstock.

O dinamismo da realidade em que vivemos nos impulsiona a buscar soluções mais rápidas para as questões contábeis. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma excelente aliada. Um escritório de contabilidade online, por exemplo, pode oferecer plataformas para o envio e recebimento de documentos, guias de pagamento, notas fiscais e outros, além de conciliação bancária e controle do fluxo de caixa de sua empresa.

Ferramentas como essas podem ser extremamente úteis, evitando deslocamentos desnecessários até o seu contador para enviar ou receber documentos, ou mesmo diminuindo despesas com o envio de documentos por correio, motoboy e outros.

Considere se o serviço de contabilidade que você está contratando possui uma plataforma segura e fácil para acelerar os processos contábeis e se contam com atendimento personalizado e eficaz.

A tecnologia e a internet podem ajudar bastante para minimizar a perda de tempo, produtividade e, consequentemente, de dinheiro, decorrentes da lentidão dos processos offline.

6. Atente para a Qualidade Técnica dos Serviços

Qualidade Técnica dos Serviços Contabilidade
Imagem: Shutterstock.

Essa dica é, na verdade, voltada para serviços recém-contratados. Verifique se os relatórios contábeis entregues estão bem organizados e claros. Todo mês você receberá relatórios de seu contador contendo informações como gastos com a folha de pagamentos, pagamentos de impostos e outros.

É natural que você não tenha um conhecimento mais profundo sobre questões contábeis, mas é importante que os relatórios possam ajudar você a tomar as melhores decisões financeiras e contábeis para sua empresa.

Para que isso aconteça, seus relatórios precisam ser compreensíveis e úteis. Além disso, o contador responsável pela sua empresa precisa demonstrar agilidade e proatividade para esclarecer o que não estiver claro para você.

Seguindo cada uma dessas dicas, você certamente encontrará um escritório de contabilidade compatível com suas necessidades, orçamento e benefícios esperados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here