Usar a estratégia correta de backlinks em seu site, pode ser muito útil para o redirecionamento dos clientes para as páginas certas. Quem possui um eCommerce, ter conteúdo de qualidade e SEO saudável é fundamental e são os maiores geradores de tráfego pelos motores de busca.

Um SEO moderno depende de muitos elementos como os backlinks, a experiência do usuário, a atividade do usuário no site, a popularidade nas mídias sociais etc. Para empresas de comércio eletrônico é muito difícil manter todos os aspectos de um SEO, especialmente em se tratando da experiência do usuário. Portanto, construir uma estratégia de backlinks no eCommerce é a melhor maneira de obter uma classificação mais alta nos sites de busca.

A seguir, vou dar 5 dicas que funcionam muito bem para a construção de backlinks saudáveis e de qualidade, tendo como foco, um site de eCommerce.

1. Criando um Site com UX (User Experience) em Mente

Criando um Site com UX
Imagem: Shutterstock

Em primeiro lugar, seu site tem que ter mais que uma “boa aparência”. Em outras palavras, mantenha seu site limpo, livre de qualquer poluição visual, como propaganda, excesso de produtos e também conteúdo que pode não ser muito interessante para o usuário.

Se estiver anunciando vários produtos, você precisa ter certeza de que cada produto tem sua página específica, com todas as informações possíveis sobre ele. As empresas precisam entender que um bom site de eCommerce cria um grande impacto na ligação do cliente com o produto, gerando conversões de venda. Caso isso não esteja acontecendo satisfatoriamente, com conversões muito baixas, é preciso reavaliar suas páginas de produto.

2. Escreva Postagens como Visitante ou Convidado em Sites de Boa Reputação

O propósito aqui, não é apenas obter um backlink do editor do site almejado. Você precisa construir uma estratégia própria para conquistar essa meta. Para facilitar o entendimento, siga estes passos:

  1. Faça uma lista com blogs, fóruns e canais no YouTube que falem sobre seu nicho de mercado e que tenham mais credibilidade junto ao seu público;
  2. Selecione os que forem mais acessíveis para você. Alguns irão cobrar por um backlink para a sua loja. Negocie com os que forem mais interessantes para o seu negócio;
  3. Reputação é tudo. É um desperdício de tempo e energia escrever para sites que têm um nível de autoridade mais baixo em comparação com o seu. Não adianta escrever artigos para um blog iniciante se o seu site tem mais tempo de mercado que o dele. Isso pode até rebaixar o valor do seu próprio domínio;
  4. Você precisa escrever mais de uma vez para cada site escolhido, ou então ficará subentendido que você está procurando apenas backlinks. Isso é especialmente válido para fóruns e blogs;
  5. Sempre monitore os seus backlinks. Isso pode ser feito através da ferramenta Bitly ou do Campaign URL Builder do Google e você poderá mensurar os resultados mais facilmente;
  6. Peça sempre para os editores dos sites parceiros, colocarem links na sua biografia de autor, para que remetam ao seu site e suas contas nas redes sociais.

3. Deixe Sua Marca nos Backlinks

Todos os backlinks devem parecer naturais, espontâneos, incluindo aqueles com foco em SEO. Em caso de ‘guest posts’ – se escrever como autor convidado – altere suas biografias. O ideal é ter uma biografia diferente para cada site em que for escrever.

4. Construindo Bons Backlinks

Construindo Bons Backlinks
Imagem: Shutterstock

Sem dúvida, links vindos de sites reais são os melhores e mais indicados para o seu eCommerce. Isso poderá resultar em um bom conteúdo e um monte de compartilhamentos nas redes sociais.

Você pode até fazer isso sem contratar uma agência, desde que os sites escolhidos sejam do seu nicho de mercado (ou área de interesse) e que tenham autoridade, ou seja, alguns anos de mercado com atualizações consistentes. Verifique o que os concorrentes estão fazendo para a construção de backlinks.

A seguir, alguns métodos para a construção de backlinks:

  • Fóruns de Nicho;
  • O método de links quebrados;
  • Links com infográficos;
  • E-mail para formadores de opinião.

E tem mais. Guest Posts (postagens de convidados) em sites relacionados ao seu, resultam em:

  1. Um bom número de backlinks provenientes de sites com autoridade e alto valor;
  2. Ausência de backlinks de spammers.

5. Alavancagem de Relacionamentos

Você também pode (e deve) solicitar backlinks com as pessoas e empresas com as quais faz negócios. Isso inclui fornecedores, fabricantes, revendedores, prestadores de serviços e muito mais. Hoje em dia, a maioria das empresas tem sites e isso pode ser usado para criar uma excelente relação de links voltados ao seu eCommerce.

Você também pode solicitar backlinks para parentes e amigos, ou se você tiver outro site, fazer um backlink para o seu site principal. Mas atenção! Faça isso apenas se eles estiverem em seu mesmo nicho de mercado, ou em um nicho relacionado.

A Importância dos Backlinks na Estratégia de Marketing Digital

Estas foram algumas dicas de como obter mais backlinks para o seu eCommerce, mas é essencial que você compreenda como eles de fato podem ser benéficos para trazer mais tráfego e consequentemente, mais autoridade ao seu site. Lembre-se:

  • A construção da autoridade de sua marca no mercado resultará na obtenção de backlinks naturais. Bons links podem despertar o interesse dos clientes para a sua marca, que vincularão o seu site como uma boa fonte de informação dentro de sua área de atuação.
  • Links de alta qualidade em sites com um tráfego pesado podem direcionar visitantes para o seu site 24 horas por dia. Um backlink no site certo pode direcionar tráfego para o seu site por muitos anos.
  • A maioria de nós quando se depara com um bom conteúdo e encontra um link que leva a uma página com mais informações sobre o escritor, tendemos a clicar nesse link para saber mais. Isso pode resultar em contatos muito interessantes para o seu negócio. Este mesmo link também poderá levar a conexões nas mídias sociais. Enfim, o link ideal pode trazer um potencial consumidor para o seu negócio sem qualquer ajuda dos motores de busca.
  • O reconhecimento do público vem mais facilmente com o conteúdo que você postou em um site ou blog em sua área de atuação. A visitante que lê o conteúdo publicado irá clicar no link ou, provavelmente, registrar o nome da marca que produziu o conteúdo. Se o seu site não for visitado imediatamente, o nome da marca ficará associado ao conteúdo publicado.

Conclusão

E para concluir este artigo com chave de ouro, certifique-se de não seguir dicas dadas por fontes que não são confiáveis. É praticamente impossível que alguém que tenha conseguido se classificar nos primeiros resultados na Pesquisa do Google, irá compartilhar sua estratégia com alguém. Fique atento!

Também sugiro que faça toda pesquisa necessária e muitos testes para que você tenha a certeza de obter bons backlinks para o seu eCommerce. E não se esqueça de evitar links de sites que não forneçam valor aos seus usuários.

Seus clientes agradecem :-)

5 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo amigo parabéns um pequeno trecho que também acho de extrema importância “Bons links podem despertar o interesse dos clientes para a sua marca”

  2. Muito bom seu artigo, a dica de fornecedores e blogs de qualidade é essencial se você realmente quiser ter um bom tráfego. Mesmo que o domínio seja ecommerce e tenha anos de mercado, se não tiver estes dois pontos de nada adiantará o esforço. Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here