Entre os dias 17 a 23 de novembro, acontece simultaneamente em 75 países – e o Brasil é um deles – a Semana Global do Empreendedorismo. O objetivo do movimento é espalhar o espírito empreendedor pelo mundo, através de atividades que promovam o empreendedorismo.

Segundo o site da Semana Global, “O grande objetivo é despertar a atitude empreendedora em cada indivíduo, principalmente, nos jovens. Com a Semana, será trazida à pauta de discussão da sociedade a importância do empreendedorismo como pilar fundamental para o desenvolvimento de um país. Todos podem ser criativos e protagonistas de suas vidas. Só precisam ser encorajados a seguirem seus sonhos e pensarem grande”.

No Brasil, o movimento é amparado pela Endeavor, uma organização sem fins lucrativos focada no apoio a empreendedores inovadores.

Mas afinal, como surgiu esse movimento?

A Semana Global do Empreendedorismo foi criada na Inglaterra, em 2004, pelo Primeiro-ministro Gordon Brown. Gordon, sentiu que precisava resgatar o espírito empreendedor dos jovens ingleses e assim foi criado o movimento. O evento foi um sucesso e passou a acontecer todos os anos. Em 2007, mais de 500 mil pessoas participaram das 5.200 atividades elaboradas pelas 9 mil organizações envolvidas.

Os EUA participaram pela primeira vez em 2007, e conseguiram envolver 480 mil americanos. O Brasil por sua vez, foi o terceiro país a se engajar no movimento em 2008, representado pelo Instituto Empreender Endeavor. Este ano, Inglaterra, EUA e Brasil globalizaram o movimento que já conta com 56 países. A meta do Brasil é atingir 500 mil pessoas.

Como participar?

No site da Semana Global há dois tipos de inscrição: para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas. Pessoas Físicas que se cadastrarem poderão participar de todos os eventos, mas somente Pessoas Físicas poderão criar as atividades. Se você tem uma empresa que ministra cursos e treinamentos, está é uma boa forma de divulgar seu trabalho.

Nós do Super Empreendedores já estamos participando!

Fontes:
Instituto Empreender Endeavor
Semana Global do Empreendedorismo

GestãoClick Gestão Empresarial