O festival ‘Bota pra fazer música’ integra a Semana Global do Empreendedorismo e prevê, além da premiação de bandas, a realização de seminários e workshops sobre administração, novos modelos de negócios, direitos autorais e dicas de gravação.

O evento acontece de 27 de outubro a 23 de novembro. O recebimento das inscrições vai até o dia 24 de outubro.

É uma oportunidade de aprendizado sobre como criar, divulgar e fazer com que o trabalho de um novo artista torne-se um empreendimento sustentável no atual mercado musical. O festival, produzido pela Casa da Matriz, está com inscrições abertas para músicos de todo o Brasil. Os shows e a premiação acontecem no Teatro Odisséia no Rio de Janeiro.

A motivação para o evento, que tem como parceiros o Instituto Endeavor, Sebrae/RJ, por meio da Rede Rio Música, entre outros, surgiu da dificuldade do mercado cultural carioca e da necessidade de estimular os artistas a ter uma nova atitude frente às dificuldades.

A Semana Global acontece de 17 a 23 de novembro em 50 países e o objetivo é concentrar iniciativas neste período para que toda a sociedade seja sensibilizada sobre a importância do empreendedorismo.

Seleção e eliminatória

Poderão competir até 500 bandas de todo o Brasil em três categorias: samba e ou regional, eletro-rock-pop e MPB/Instrumental. O júri será formado por jornalistas, críticos de música, produtores musicais, músicos e outros profissionais do mercado fonográfico. Serão três etapas em que os jurados darão seus votos e serão considerados votos do público. O júri deverá considerar: performance artística, proposta comercial e aceitação do público.

No dia 27 de outubro na Universidade Veiga de Almeida, a partir das 18h acontece o evento ‘Novos modelos de negócio para a música: do fonograma à venda de shows’. No dia 30 de outubro, na Universidade Estácio de Sá, a partir das 18h, está previsto o evento ‘Dicas de produção e divulgação para novos artistas: do MP3 ao marketing’. No dia 3 de novembro na Universidade Veiga de Almeida, a partir das 18h está programado o evento ‘Direito autoral: do aparato jurídico ao creative commons’. Ja o tema ‘Dicas de gravação: como tirar o melhor som em estúdio e ao vivo’ será abordado no dia 6 de novembro, a partir das 18h na Universidade Estácio de Sá.

Apresentações ao vivo de 15 artistas finalistas serão realizados no Teatro Odisséia no dia 23 de novembro. A premiação inclui gravação de CD no formato SMD, agenda de shows e estúdio.

Quem disse que não dá para empreender fazendo música?

Serviço:
Recebimento de material – de 3 a 24 de outubro
Seminários – entre 27 e 30 de outubro | entre 03 e 06 de novembro
Inscrições e regulamento: Portal Matriz Online (www.matrizonline.com.br)
Pelo e-mail [email protected]
Sebrae/RJ – (21) 2212- 7971
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Autor: Do Sebrae no Rio de Janeiro

GestãoClick Gestão Empresarial