A Duas Rodas, líder brasileira na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, patrocina por meio da sua divisão de negócios Aromas & Condimentos o Desafio Visionários, primeira competição de soluções inovadoras para o mercado de alimentação envolvendo startups organizada pela Tacta Food School. O evento conta também com a parceria da Seara Alimentos.

Podem participar projetos em fases iniciais, modelos de negócio, startups ou scale-ups. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente até dia 30 de novembro pelo site. A competição termina com a apresentação de cinco projetos escolhidos para cerca de 300 líderes da indústria de alimentos, durante o Horizonte Food 2020, fórum multifocal que traça o cenário do setor para o ano de 2020, que acontece dias 30 e 31 de janeiro, em São Paulo.

“Para nós, faz todo sentido patrocinarmos essa iniciativa, uma vez que está alinhada tanto ao nosso negócio, já que visa encontrar soluções para as maiores indústrias alimentícias, quanto à inovação, que é o pilar estratégico para orientar o nosso crescimento sustentável”, explica o Diretor Comercial e de Marketing, Hilton Siqueira Leonetti.

Competição conta com quatro desafios

Dois dos quatro desafios foram propostos pela Duas Rodas. No Desafio 3, com a temática Clean label & Plant-based, a empresa busca soluções voltadas à fabricação de produtos vegetarianos clean label e com poucos ingredientes. No Desafio 4, The Silver Generation, as soluções em alimentos devem ser destinadas à terceira idade, levando em consideração as suas necessidades nutricionais e os diferentes momentos de consumo, indulgência e praticidade.

“Nós realizamos com frequência pesquisas de comportamento que indicam tendências de consumo. Nesse sentido, nos tornamos referência para avaliar as melhores soluções voltadas a públicos mais específicos”, comenta o executivo.

A Seara Alimentos propôs os outros dois temas: Food Sustainability (Desafio 1), no qual o foco é a redução de consumo e desperdício, além da economia circular na indústria de alimentos; e Food Score & Valuation (Desafio 2), voltado às startups com soluções de plataforma, que conectem consumidores para avaliação de conceitos e atributos de alimentos. Nesse caso, levam-se em consideração os aspectos técnico-sensoriais e afetivos de forma prática e confiável, para aumentar a velocidade e assertividade de projetos.

Leia Também:  Programa Para Startups Pretende Identificar as Top 5 Soluções Inovadoras no Brasil

Segundo o regulamento, a primeira etapa de avaliação dos inscritos será realizada pela Tacta Food School. E, a partir da 2ª fase de avaliação, representantes da Duas Rodas e da Seara Alimentos participarão do processo.

“Esse tema é de extrema importância para nós, da Duas Rodas, já que fomentamos a Planta.vc, a primeira plataforma de inovação aberta direcionada à cocriação de ideias inovadoras, insights e soluções voltadas à indústria de alimentos e bebidas do País”, acrescenta o Gerente Geral de Inovação da Duas Rodas, Steven Rumsey.

Vencedores ganham visita à fábrica da Duas Rodas em Jaraguá do Sul

Dentre os prêmios destinados ao vencedor, está uma visita à fábrica da multinacional em Jaraguá do Sul e acesso à equipe técnica da empresa para ajudar a direcionar futuros trabalhos.

“Nós possuímos a maior capacidade produtiva e o portfólio mais completo do mercado. Oferecemos a oportunidade de conhecerem nossa fábrica, pois contamos com modernas instalações aliadas à tecnologia de ponta e à diversidade de processo, o que reforça o nosso diferencial competitivo no mercado. Além disso, é muito interessante ver de perto todo o processo de produção dos nossos aromas e ingredientes”, afirma Hilton Leonetti.

Leia Também:  ONG Oferece Curso Gratuito Para Aumentar A Empregabilidade de Jovens de Baixa Renda

O primeiro colocado ainda ganha: apresentação para a diretoria da Seara; 10 horas de Consultoria da Tacta Food School; um mês de acesso à ferramenta de inteligência de mercado Mintel GNPD Americas; e busca prévia e registro da marca com a OrtenziAvila Advogados, além de três horas de mentoria jurídica/negócios.

“A participação da Duas Rodas como sponsor deste Desafio reforça o protagonismo que a empresa tem na busca de soluções inovadoras no mercado de alimentos. Como uma das maiores empresas de ingredientes da América Latina, esta é uma excelente oportunidade para startups de todos os estágios que desejam se conectar com os líderes da indústria alimentícia, ganhar visibilidade e buscar futuros investidores e clientes”, afirma a Diretora de Inovação da Tacta Food School, Cristina Leonhardt.

Sobre a Duas Rodas

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 93 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera.

Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here