Com o intuito de alcançar relevância estratégica e garantir participação de mercado, a inovação e o empreendedorismo de base tecnológica são estratégicos para o Brasil e têm ocupado papel de destaque nas agendas das corporações, institutos de educação e pesquisa e esferas governamentais.

Para comemorar seus 20 anos, o Cietec, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, realiza, em parceria com a Investe São Paulo, a terceira edição da Expocietec, entre os dias 27 e 28 de novembro, no Espaço Investe São Paulo.

Com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a III Expocietec destacará os setores como Indústria 4.0, Medicina e Saúde, Tecnologia da Informação e Biotecnologia, visando aproximar o ecossistema de inovação a investidores, governo, pesquisadores, corporações e academia, bem como, mostrar tecnologias inéditas em desenvolvimento na Incubadora, instalada no campus do IPEN, na Cidade Universitária, em São Paulo (SP).

Confira as inovações projetadas para a área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que serão apresentadas no evento:

Le Mobb

Software para a criação de aplicativos para quem não sabe programar

Plataforma que permite a criação rápida e intuitiva de aplicativos de loja virtual mobile nos modelos E-commerce (m-commerce) e Marketplace, por pessoas sem conhecimento de programação, é a solução que a Le Mobb, startup entidade Gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN-Cietec, vai apresentar na III Expocietec.

Leia Também:  3ª ExpoCietec Reúne Startups de Base Tecnológica e Apresenta Fronteiras da Inovação no Brasil

O software, que recebeu o nome de Mobb, funciona em duas etapas: a primeira é a criação com a customização da aparência do aplicativo, no qual o criador deve colocar os elementos de identidade visual e algumas descrições. Depois, é possível adicionar os produtos com fotos, descrições e preços de seus produtos, além de gerenciar todo o conteúdo. A ferramenta está disponível para Android e iOS, com download gratuito.

Banib

Realidade virtual inova o setor imobiliário

A Banib, startup da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN – CIETEC, resolveu atender à uma demanda do mercado imobiliário e elaborou uma plataforma intuitiva na qual cada corretor pode criar o seu próprio tour virtual, com a facilidade de publicar onde quiser. As fotos e os vídeos em 360 graus melhoram a forma de explorar ambientes sem a obrigatoriedade do deslocamento e, com isso, ajudam a criar uma experiência imersiva única, inclusive para o mercado corporativo.

Com a plataforma desenvolvida pela startup, os corretores possuem autonomia para tirar sua própria foto, criar e gerenciar seus passeios virtuais de forma fácil e prática, sem a necessidade de conhecimento técnico ou programas pesados. Com o serviço, ainda é possível exportar imagens convencionais à partir das imagens em 360° disponíveis na plataforma.

Urbit

Plataforma mapeia e avalia as cidades sob o ponto de vista legal, ambiental, de infraestrutura e de serviços

A startup está construindo uma plataforma capaz de transformar as informações sobre a qualidade de microrregiões das principais cidades brasileiras, em conhecimentos para a população, empresários e gestores públicos. A Urbit, startup da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN – CIETEC, conta com fluxos nas cidades por meio de visão computacional, extraindo e processando informações a partir do uso da tecnologia e ciência de dados. Tudo isso por meio da aplicação de inteligência artificial e de mapas interativos.

Leia Também:  Novo Tratamento Contra O Câncer É Apresentado Por Startup Brasileira no Expocietec 2018

Trata-se de uma plataforma open-source em formato de mesa interativa, que tem como objetivo permitir que prefeituras façam o diagnóstico e modelagens do impacto de intervenções e mudanças na legislação urbana na sua região e, posteriormente, na cidade como um todo. Além disso, permite que qualquer cidadão tenha acesso a informações legais sobre qualquer lote da cidade de São Paulo, suas permissões, restrições e amenidades (SCORE). Informações como zoneamento, áreas contaminadas, patrimônio cultural, parâmetros de uso e ocupação do solo, bem como as características e amenidades das regiões.

New Midia

Projeto piloto em desenvolvimento: Catraca Virtual

A New Midia, startup da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN – CIETEC, está desenvolvendo uma catraca virtual para monitorar e liberar o acesso de pessoas em ambientes que controlam a circulação de pessoas para segurança, substituindo as tradicionais catracas físicas. A Catraca Virtual funciona por meio de dispositivos de IoT (Wi-Fi, Beacon, NFC ou QR Code), que interagem com uma plataforma de serviços, trazendo vários benefícios para escolas, hospitais e empresas.

Vantagens para escolas: reduz o desperdício da merenda escolar pela adequação da preparação diária à quantidade de alunos efetivamente presentes; substitui a chamada para registro de presença de alunos; fornece informações sobre a circulação de alunos na escola, contribui para minimizar o risco de evasão de alunos;

Vantagens para hospitais: apura indicadores para melhoria nos serviços prestados a pacientes, através da identificação de “gargalos” no processo de atendimento;

Vantagens para empresas: registra tempo de permanência nos locais e exibe conteúdo personalizado.

Fullface

Startup brasileira cria sua própria tecnologia de reconhecimento facial

A startup brasileira FullFace, empresa da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN – CIETEC, criou uma tecnologia própria de reconhecimento facial que já conta com mais de 10 milhões de pessoas cadastradas e foi adotada por empresas de diferentes setores, dentre as quais a companhia aérea Gol, em seu processo de check-in. A solução capta pontos do rosto da pessoa, gerando um número que identifica o usuário, como uma espécie de “CPF digital”. Essa identificação é baseada na estrutura óssea do rosto.

Leia Também:  Cietec Recebe Seis Novas Startups Com Soluções Para O Setor de Biotecnologia e Eletroeletrônicos

Outro diferencial é que a solução funciona independentemente do hardware, mesmo que a câmera tenha baixa resolução, como uma câmera VGA. O processo de comparação das imagens não acontece localmente, mas nos servidores da FullFace ou do seu cliente. O que é transmitido pelo device do usuário não é a imagem captada, mas esse número de identificação. O processo de autenticação costuma levar poucos segundos, dependendo da velocidade de conexão.

SVLabs

Homologação e consultoria de qualidade para softwares

A SVLabs é uma consultoria de TI Especializada em Teste e Qualidade de Software. A empresa é uma das pioneiras no mercado a oferecer serviços de homologação e consultoria de qualidade totalmente independentes, com metodologia própria.

Com esses serviços, é possível melhorar o processo de desenvolvimento de softwares, por meio de ações direcionadas, aumentando a capacidade produtiva, através da terceirização das atividades de qualidade, já que mantêm a equipe interna direcionada para atividades foco da empresa. A empresa oferece também gestão do conhecimento, análise de complexidade e restrições, customização de processo e medições e análise de gestão de pessoas.

Laraia

Plataforma facilita a elaboração de roteiros tecnológicos nas empresas

Transformar dados e informações em roteiros para o planejamento do futuro tecnológico das empresas é o objetivo da ferramenta desenvolvida pela Laraia, startup da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN – CIETEC.

A solução faz a leitura dos textos, em um curto espaço de tempo, proporcionando maior assertividade e inteligência na definição da zona de pesquisa da seleção e definição do espaço de busca, na classificação dos dados coletados nas bases de artigos científicos, patentes e publicações científicas, sem o viés dos especialistas, na consistência e precisão na classificação e “ranqueamento” dos dados, na redução do tempo de avaliação do conteúdo prospectado e na elaboração de relatórios. Com a plataforma, as empresas ganham praticidade e agilidade nos processos de busca de informações e conhecimento nas bases de dados.

Serviço

III Expocietec

Data: 27 e 28 de novembro de 2018
Horário: das 9h às 18h
Local: Investe SP – Av. Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo, SP
Inscrições: www.expocietec2018.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here