Logo que o mês começa, abro um novo arquivo no Word. E dia a dia vou inserindo escritas e anotações, um copy e cola de um texto que me pede reflexão, ou um título com marcadores para pontuar seus filhotes. Às vezes deixo o link – o que me força a abrir no brouse e ler na tela.

Meu foco é aprender, refletir, elaborar. Eventualmente acrescento umas observações e lembretes. Ao final do mês, o arquivo salvo é fechado. Passo para mais uma página em branco e taca-lhe novos saberes…

O processo de aprendizado deve ser contínuo. Click To Tweet

O processo de aprendizado – como todos sabemos – deve ser contínuo. A questão no entanto é se realmente estamos sendo produtivos nesse quesito. Daí que questiono sempre: Terminei meu dia mais sábio e informado do que quando comecei? Se sim, estou no caminho certo.

O Aprendizado Contínuo na Nova Educação

Aprendizado Contínuo - Rethink Robotics

Lembre-se, por melhor que tenha sido a sua formação universitária, saiba que você já começou com o pé errado. Fora do compasso da dança. Por que? Impossível acompanhar as mudanças com currículos desenhados décadas atrás! Imagine que se eu quiser credenciar um curso de formação de Engenharia de IoT (indo muito além da Mecatrônica) terei que esperar uns dois a três anos. E em seguida quando as primeiras turmas estiverem se formando, vou constatar que elas já estarão defasadas, pois decorridos 7 a 8 anos frente às tecnologias e linguagens – isso é como se tivesse passado um século!

E não se trata de exclusividade para Exatas ou Sistemas Computacionais. Vai para as Humanas, Medicina e assim por diante. Você sabia que em Neurologia, os avanços desta década superam em muito o do último século? E que Economia Colaborativa é um bicho estranho e novo para nossos mestres e phds? São dois exemplos, mas posso dar dezenas!

Veja o que acontece com a SU – Singularity University que não se enquadrou como curso superior, exatamente para manter a liberdade de navegar no oceano azul. Seus fundadores entenderam o cenário moderno. Se as mudanças acontecem a um ritmo exponencial, somente uma alternativa educacional efetivamente revolucionária para dar conta do recado.

A máxima de Steve Jobs se aplica bem nesse quesito do aprendizado contínuo e do efeito esponja que devemos nutrir pelo saber e o conhecimento. Mantenha-se faminto, mantenha-se tolo.

Mantenha-se faminto, mantenha-se tolo. - Steve Jobs Click To Tweet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here