Como algumas empresas conseguiram alcançar o sucesso e faturar tanto dinheiro? Muitos falam: “isso é porque eles miraram o lucro desde o começo e se estruturaram com essa base para crescer”.

Verdade? Não posso afirmar que não tenha seus casos, mas não é o que acontece com a grande maioria das empresas bem sucedidas: o dinheiro é consequência, que vem a partir de se causar um impacto positivo no mundo.

Mirar o lucro não é o problema, isso na verdade só mostra que o empreendedor quer fazer seu negócio andar direito, tem ambição e/ou quer ver retorno sobre seu esforço investido.

O problema é pensar como seu negócio dará esse lucro antes de pensar como seu produto/serviço deixará seu cliente feliz e satisfeito – seja corrigindo algo que esteja errado ou aumentando sua qualidade de vida, causar um impacto positivo no mundo traz consequências. Conhece a história do ovo e da galinha? Aqui é a mesma discussão, mas com uma resposta exata.

Alguns podem até retrucar: mas investidores e credores vão engolir seu papo de querer mudar o mundo? Pra isso temos duas dicas:

  1. Mostre em números que sua ideia impactante trará resultados.
  2. Caso você não consiga provar isso em números* e o investidor não acreditar que sua ideia mudará o mundo, você fica com três opções: tentar fazer com o mínimo possível de gastos (leia mais em empreendedor alça-de-bota), procurar outro investidor ou fundar uma ONG.

*Lembre-se que se o seu negócio estiver num estágio muito inicial é normal você não conseguir projeções financeiras minimamente seguras, então nesse caso simplesmente saia do lugar e faça seu negócio andar até ser possível uma análise mais profunda.

Super Conteúdo!

Assine o Super Empreendedores e receba em seu e-mail,
artigos e dicas inspiradoras
que ajudarão você a alavancar
os seus negócios.

Fique tranquilo! O Super Empreendedores NÃO envia SPAM!