O mercado está cada vez mais concorrido, já que as empresas vêm investindo na qualificação dos profissionais, em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia para empregar os recursos em busca de melhores resultados. Além disso, por conta das oscilações econômicas que acabam por influenciar a realização de planos e cumprimento de metas, concluímos que o mundo dos negócios está instável.

Por essas razões, torna-se imprescindível encontrar alternativas estratégicas para alcançar soluções satisfatórias e viáveis, que tragam resultados a curto, médio e longo prazo. Mas de que forma trabalhar para conseguir esses objetivos? Será que a busca por informações estratégicas e seu processamento de forma inteligente pode ser uma boa saída?

SWOT - Uma Ferramenta de Gestão

Uma ferramenta de gestão empresarial bastante utilizada é a Análise SWOT, que consiste no estudo do cenário externo e da realidade interna de uma organização. Esse tipo de medida é de fundamental importância para se iniciar um projeto importante e, principalmente, para criar ações estratégicas em momentos de incerteza, porque nos permite conhecer os fatores favoráveis e desfavoráveis que o mercado apresenta, além de situar a organização dentro do seu real contexto.

É preciso tomar decisões com qualidade e colocar em prática as boas idéias, no entanto, tudo deve ser feito com cautela e com a estratégia adequada. Falo isso porque é muito comum encontrarmos casos de empresas com produtos e serviços inovadores, mas que acabam pecando nas estratégias de atuação frente ao mercado em que atuam.

O termo SWOT é uma sigla em inglês, que representa um acrônimo de Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune sobre as 500 maiores corporações.

A Análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A análise se divide em Ambiente Interno, composto pelos itens Forças e Fraquezas; e Externo, relacionado às Oportunidades e Ameaças. A partir dessa divisão é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de possibilidades positivas ou negativas do macro ambiente econômico.

A Análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

Depois de fazer o levantamento de dados é chegada a hora de cruzar as informações, para que, dessa maneira, seja possível encontrar alternativas para a sua operação de negócios. Combinando fatores externos e internos você terá a chance de saber como suas forças podem servir como impulso para aproveitar as oportunidades já existentes no mercado, ou, ainda, saber como deve se reposicionar em relação às fraquezas para não sofrer as conseqüências das ameaças encontradas.

Há mais de três mil anos, Sun Tzu, considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos e autor do livro “A Arte da Guerra” já dizia: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.

Essa ferramenta pode ajudar você na avaliação de empresas, projetos, produtos, serviços e equipes. Para isso, faça as seguintes perguntas para cada item:

Análise SWOT: Strenghts – Seus Pontos Fortes

Análise SWOT como Ferramenta de Gestão - Strong

  1. O que você, sua empresa e equipe fazem bem?
  2. Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
  3. Quais os seus diferenciais?
  4. O que a concorrência,a equipe,os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?

 

Análise SWOT: Weaknesses – Suas Fraquezas

Análise SWOT como Ferramenta de Gestão - Weakness

  1. No que você precisa ficar atento?
  2. O que precisa melhorar?
  3. Onde deve se blindar?
  4. Onde possui menos recursos que os demais?
  5. Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros?

 

Análise SWOT: Threats – As Ameaças

Análise SWOT como Ferramenta de Gestão - Threats

  1. Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar?
  2. Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você?
  3. Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?

 

Análise SWOT: Opportunities – As Oportunidades

Análise SWOT como Ferramenta de Gestão - Opportunities

  1. Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
  2. O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio?
  3. Como agregar valor ao seu produto e ao seu serviço?
  4. Que tendências você pode aproveitar ao seu favor?

###

Após responder essas perguntas, crie planos de ações estratégicos e alcance melhores resultados. Você verá que uma simples ferramenta de gestão estratégica poderá mudar pra melhor, os rumos de seu negócio.

Super Conteúdo!

Assine o Super Empreendedores e receba em seu e-mail,
artigos e dicas inspiradoras
que ajudarão você a alavancar
os seus negócios.

Fique tranquilo! O Super Empreendedores NÃO envia SPAM!
COMPARTILHAR
Artigo anteriorPeter Drucker Também Teria Despedido Steve Jobs
Próximo artigoA Economia da Apple Store
Carlos Cruz é fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), primeira instituição no país a dedicar-se à formação de profissionais de vendas e que preenche a lacuna deixada pela inexistência de universidades destinadas exclusivamente à carreira de vendedor. O especialista possui formação específica em Gestão de Planejamento Financeiro, Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial pela FIA, formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), certificação internacional em Coaching pelo ICI - Integrated Coach Institute e pela Lambent do Brasil, sendo membro da International Coaching Community. É Master Practitioner em Programação Neurolinguística e estudou a Hipnose aplicada na Comunicação Corporativa com Sttephen Paul Adler do Instituto Milton Erickson de New York. Participou do Executive Development Programs com foco em Liderança e Mudança na Business School São Paulo for International Management e do Grupo Dirigido de Psicodinâmica Aplicada a Negócios.
  • http://www.mercadoedicas.com.br Andrea C. Neto

    Olá

    Muito importante a análise SWOT para definição de estratégias competitivas. Importante acrescentar as 5 forças de Porter antes desta análise, pois ela dá maior acertividade no processo.

    Se puder deixar algumas dicas, sujiro que o empreendedor faça um plano de marketing estratégico que deve possuir estas ferramentas e outras importantes como CVA – Análise de Valor para o Cliente e a Matriz de Ansoff.

    Utilizei algumas destas análises no meu plano de negócios(indispensável), para abrir minha loja na internet e a despeito dos meus pontos fracos, tenho tido mais discernimento para tocar o negócio.

    Sou administrador, especialista em marketing pela FGV, empreendedor na internet e consultor

    Valeu,

    Abraço,

    Andrea C. Neto
    http://www.mercadoedicas.com.br

  • Pingback: Análise S.W.O.T: uma forma inteligente para a Gestão Estratégica das Empresas | Blog da RPjr()

  • Pingback: O que é a Análise SWOT? « Voo do Galo()

  • http://www.amiccistore.com.br Valeria Queiroz

    Bom dia sou lojista sou formada em MKT e as análise são de suma importancia!!!
    Gostaria de receber sempre atualizações de vocês para continuar colocando em prática na minha empresa.

    Abraços!